Karina Cedeño   |   04/11/2024 11:09
Atualizada em 04/11/2024 21:34

Como a Amazon consegue garantir o encantamento do cliente? Veja dicas

Tema foi destaque no Travel Tech Hub Day, que acontece hoje (4) em São Paulo


PANROTAS / Emerson Souza
Ricardo Alem, head de Gen AI & ML da Amazon Web Services
Ricardo Alem, head de Gen AI & ML da Amazon Web Services

Durante o Travel Tech Hub Day, que acontece hoje (4), no Cubo Itaú, em São Paulo, o head de Gen AI & ML da Amazon Web Services, Ricardo Alem, destacou os fatores que fazem com que a Amazon seja reconhecida como uma referência no encantamento do cliente.

“A Amazon não busca fazer inovação por inovação. Nosso objetivo não é sermos disruptivos, mas sim resolver os problemas do cliente. Apostamos na construção de produtos e serviços que tenham o propósito de resolver problemas reais”

Ricardo Alem, da Amazon

Segundo ele, a Amazon tem como objetivo ser a empresa mais centrada no cliente do mundo. “Muitas empresas têm iniciativas estratégicas como ganhar mercado e aumentar o número de pessoas no programa de fidelidade, mas esses não são os objetivos dos clientes. Ser uma empresa centrada neles significa olhar pela perspectiva deles, e as iniciativas estratégicas da empresa têm que convergir com as do cliente”, destacou o especialista.

Mas em qual momento acontece o encantamento do cliente? “Acontece quando conseguimos proporcionar algo que seja relevante para o cliente, mas que ele ainda não falou. Ele se sente parte da solução, mas nem tinha pensado em resolver dessa forma, e esse é o fator de encantamento que buscamos”.

Outro fator importante, segundo Ricardo, é que o preço tem que ser atraente. "Na Amazon, decidimos que todas as economias que conseguíssemos dentro de setores como operação, logística e outras áreas deveriam ser retornadas para a redução de preço. É preciso olhar para isso intencionalmente", comenta Ricardo Alem.

Ao final de sua palestra, ele citou cinco perguntas que as empresas devem fazer sobre seus clientes:

  1. Quem é o cliente e quais informações temos sobre ele?
  2. Qual é a oportunidade ou o problema do cliente que prevalece?
  3. Qual é a solução ou benefício mais importante para o cliente?
  4. Como descrevemos a solução e a experiência aos clientes?
  5. Como testamos a solução com os clientes e medimos o sucesso?

Patrocinadores Travel Tech Hub Day

O Travel Tech Hub Day, da comunidade Travel Tech Hub, conta com os seguintes patrocinadores e apoiadores:

Argo, Conta Simples, Copastur, Iterpec, Jeeves, Krooze, Ligaí, Lemontech, Omnibees, Onfly, Paytrack, Planne, Travel Compositor e ViagensPromo; apoio: Abav-SP | Aviesp, Cubo Itaú, Inovativos e Turistech Hub.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados