Tecnologia: do atendimento à eficiência operacional da agência, como saber qual adotar?
Tema foi debatido em um dos painéis do Luxperts Experience, que acontece em Foz do Iguaçu até sexta (18)
FOZ DO IGUAÇU (PR) – As evoluções tecnológicas vêm acontecendo constantemente, com os ciclos diminuindo. Na tecnologia para o Turismo o mesmo acontece, o que gera ansiedade. Por isso, os profissionais precisam ter a visão de quais recursos afetam ou não e quais podem ser aproveitados.
A mudança vai acontecer, mas como se adaptar, adaptar seus negócios a elas? Este foi o tema de um dos painéis do Luxperts Experience 2024, evento do selo de agências de viagens de luxo Luxperts que acontece em Foz do Iguaçu até amanhã (18).
"No mercado de Turismo, tem muita coisa acontecendo, em especial na parte de inteligência artificial. Uns dois anos atrás, no setor de tecnologia como um todo, por conta de investimento arriscado, taxas de juros mais altas, investidores tiraram um pouco o dinheiro. Mas com a IA, o dinheiro mudou de direção e está muito concentrado neste recurso. E, no Turismo de luxo, há a vantagem de ser um mercado de relacionamento, o que coloca o cliente na palma da mão das agências", pontua o sócio-fundador da Beacon, Pedro Tavares.
Mas, com tanta coisa acontecendo, as agências de viagens precisam entender como inovar e se realmente é necessário implementar a tecnologia em questão. Com a digitalização e a transformação digital acontecendo a passos largos, entra aí a questão comportamental.
"Geralmente as empresas querem inovar a todo custo, o board dá a orientação de aplicar IA, por exemplo. Mas implementar algo sem ter um problema para ser solucionado não costuma ser uma boa ideia. Não é buscar tecnologia e implementar só para surfar na onda. As agências lidam diretamente com os clientes, então, é importante entender as dores, o que o viajante está precisando, o que pode ser melhorado no atendimento. Saber quais fatores podem tornar este trabalho mais ágil e veloz, entregando mais valor", complementa Tavares.
Eficiência operacional
O especialista tocou em um ponto que é essencial para as agências de viagens e luxo e agências como um todo: a eficiência operacional e maneiras de direcionar investimentos em recursos que vão auxiliar neste ponto.
"Há muito para se fazer na eficiência. Ninguém quer deixar dinheiro na mesa, mas, às vezes, por não usar o que tem de mais moderno, acaba perdendo eficiência. Existem softwares, por exemplo, que programam pagamentos. Algo simples, que se não usar tecnologia, precisará de um funcionário para fazer isso, o que sairá mais caro. Então, há recursos para o dia a dia que podem otimizar as coisas", diz Pedro Travares.
O Portal PANROTAS viaja a convite do Luxperts