"ChatGPT" do Google está disponível no Brasil; veja como usar
Disponível em português e em outras 39 línguas, a IA é baseada no modelo de linguagem PaLM 2
Nesta quinta-feira (13), o chatbot de inteligência artificial do Google, chamado Bard, foi lançado no Brasil cinco meses após seu anúncio oficial em fevereiro. Disponível em português e em outras 39 línguas, a IA é baseada no modelo de linguagem PaLM 2 e funciona de forma similar ao ChatGPT. Além do Brasil, o Bard foi expandido hoje para todos os países da União Europeia.
De acordo com o portal TechTudo, a nova ferramenta do Google permite, por exemplo, organizar informações em uma planilha para exportá-la para o Google Planilhas, resumir artigos longos, criar roteiros de viagem, montar rotinas de estudos, otimizar códigos de programação para Python e mais. No entanto, o Google diz considerar o Bard uma ferramenta em estágio "experimental" e pretende, com esse lançamento, colher mais feedbacks de usuários para melhorar o chatbot.
Google Bard
- Está disponível em português, espanhol, alemão e mais;
- Pode ser acessado pelo celular ou PC no site oficial;
- Não indica diretamente as fontes consultadas para a formulação da resposta;
- É baseado no modelo de linguagem PaLM 2;
- Tem cinco tipos de resposta;
- É uma ferramenta gratuita de inteligência artificial.
Como usar o Google Bard?
Para acessar o Bard, é preciso logar no site oficial bard.google.com com uma conta Google. Feito o login, basta enviar os comandos para o chatbot, que mantém um histórico de interações, de forma bem similar ao do ChatGPT. É possível apagar chats antigos tocando no ícone de lixeira, que aparece quando você seleciona uma das conversas.
Um diferencial do Bard em relação ao ChatGPT é que o chatbot do Google conta com cinco estilos de resposta. São eles simples, longo, curto, profissional ou casual. Assim, caso você não goste da forma como o chatbot respondeu, você pode alternar entre os modelos. Ainda, você pode também indicar se gostou ou não da resposta.