Guias de Turismo agora têm acesso a versão digital de crachá
O crachá digital gabarita o guia a exercer a profissão perante agências de Turismo e o próprio turista
Agora os guias de Turismo terão à disposição a versão digital de seu crachá de profissional. Para visualizar o documento on-line é preciso que o guia acesse seu cadastro no Cadastur, disponível no celular ou outro dispositivo eletrônico, e clique na ação “emitir crachá”.
A proposta é agilizar o prazo para que esses profissionais possam receber o documento com mais facilidade e iniciar suas atividades no setor. Isso porque o acesso digital a carteira permitirá que o guia tenha a oportunidade de portar uma credencial confiável que o gabarita para exercer a profissão perante agências de Turismo e ao próprio turista, logo após a inscrição e validação do registro no Cadastur, enquanto aguarda a entrega do documento físico. Na versão digital, será possível também atualizar a conclusão de cursos profissionalizantes, como o de idiomas ou libras.
De acordo com o Ministério do Turismo, a medida beneficia mais de 24 mil profissionais que atuam no setor e exercem a função de acompanhar, orientar e transmitir informações sobre destinos e atrativos que enriquecem a experiência dos turistas em todo o Brasil. “É importante esclarecermos que a carteira digital não substitui o documento físico, que hoje já é utilizado pelos guias de Turismo. Pelo contrário, é mais uma facilidade que eles podem contar, a partir de agora”, explicou o secretário de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França.
CADASTRO
O Cadastur é o cadastro nacional que reúne empresas e profissionais que atuam no setor de Turismo. Segundo a Lei Geral do Turismo, o registro é obrigatório para sete categorias do setor, entre elas os guias de Turismo. O cadastro é gratuito. Para isso, basta o interessado acessar o site, preencher o formulário eletrônico e seguir as instruções.
Após homologado, será emitido o certificado de cadastro que será disponibilizado para acesso ao público no site do Cadastur. Para mais informações, o interessado deve entrar em contato com o órgão oficial de Turismo do seu estado.
A proposta é agilizar o prazo para que esses profissionais possam receber o documento com mais facilidade e iniciar suas atividades no setor. Isso porque o acesso digital a carteira permitirá que o guia tenha a oportunidade de portar uma credencial confiável que o gabarita para exercer a profissão perante agências de Turismo e ao próprio turista, logo após a inscrição e validação do registro no Cadastur, enquanto aguarda a entrega do documento físico. Na versão digital, será possível também atualizar a conclusão de cursos profissionalizantes, como o de idiomas ou libras.
De acordo com o Ministério do Turismo, a medida beneficia mais de 24 mil profissionais que atuam no setor e exercem a função de acompanhar, orientar e transmitir informações sobre destinos e atrativos que enriquecem a experiência dos turistas em todo o Brasil. “É importante esclarecermos que a carteira digital não substitui o documento físico, que hoje já é utilizado pelos guias de Turismo. Pelo contrário, é mais uma facilidade que eles podem contar, a partir de agora”, explicou o secretário de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França.
CADASTRO
O Cadastur é o cadastro nacional que reúne empresas e profissionais que atuam no setor de Turismo. Segundo a Lei Geral do Turismo, o registro é obrigatório para sete categorias do setor, entre elas os guias de Turismo. O cadastro é gratuito. Para isso, basta o interessado acessar o site, preencher o formulário eletrônico e seguir as instruções.
Após homologado, será emitido o certificado de cadastro que será disponibilizado para acesso ao público no site do Cadastur. Para mais informações, o interessado deve entrar em contato com o órgão oficial de Turismo do seu estado.