Easy Travel Shop é apresentada por Michael Barkoczy; saiba tudo
Empresa é especializada na venda de tours e atividades; não venderá passagem aérea ou hotel, por exemplo
Michael Barkoczy, presidente, e seus diretores e sócios, abriram os detalhes da Easy Travel Shop (ETS), plataforma de venda de passeios e experiências em viagens, que começa hoje o cadastro de agentes de viagens para o lançamento nacional em 30 de outubro.
A empresa e seu conceito já existem desde 2016, mas a ETS foi lançada no mercado com mais força no final do ano passado. E agora entra em nova fase, com a chegada de Barkoczy, novos diretores e sócios. Leia a matéria que o Portal PANROTAS publicou em outubro do ano passado com a Easy Travel Shop.
A ETS não venderá pacotes de viagem, diárias de hotel ou passagem aérea. Seus produtos são complementares ao das operadoras e geralmente os clientes acabam comprando (esses adicionais) somente quando chegam ao destino. O principal motivo é a falta de uma plataforma que reúna esses passeios e experiências (ou tours and activities, como o mercado mundial chama esse segmento) em um só local e permita a venda on-line, algo que a ETS promete suprir.
E Barkoczy já inicia sua explicação do produto com uma dica aos agentes de viagens. “O agente de viagens precisa iniciar a venda ao seu cliente abrindo nosso app ou plataforma e mostrando tudo o que há para fazer no destino... Geralmente esses produtos são oferecidos no final, mas tem que ser o contrário. A partir daí será possível definir quantos dias ele vai ficar, o que pode acabar aumentando o número de noites iniciais e garantindo receita e fidelização, já que são produtos que 80% dos passageiros compram apenas no destino e toda a compra a partir do cadastro do cliente será linkada com aquele agente de viagens, gerando comissão. Mesmo que a compra seja depois, em casa ou mesmo no destino”, explica.
O exemplo acima é de um cliente que a agência de viagens já tem. Mas os clientes também podem se cadastrar livremente na plataforma, pesquisar e comprar. Porém, antes de concluírem uma compra de um passeio ele deverá escolher obrigatoriamente um consultor de viagens, que ele poderá mudar posteriormente por outro se preferir. “Só o cliente pode mudar o agente de viagens linkado a sua conta. Assim que essa escolha for feita, o consultor pode ligar para o passageiro, se colocar à disposição e oferecer outros produtos”, continua Barkoczy.
O agente de viagens sempre irá receber a comissão enquanto estiver linkado à conta do passageiro. O único caso em que não receberá comissionamento é quando o cliente fizer a compra por meio de um link patrocinado em um dos blogs parceiros do projeto. Nesse caso a comissão irá para o produtor de conteúdo, que gerou o lead para a ETS.
Agentes de viagens e operadores também poderão usar o conteúdo da ETS via APIs e até colocar links em seus blogs e conteúdos próprios.
Confira abaixo como a Easy Travel Shop vai atuar.
COMO A EMPRESA SE DEFINE: Uma plataforma inteligente que fideliza o cliente final com o intermediário de vendas e os destinos turísticos.
TIME: Michael Barkoczy, ex-Flytour e CVC, é o presidente, e o time de executivos inclui Marcos Tadeu, diretor de Marketing; Barbara Picolo, ex-Flytour e CVC, diretora de Produtos e Operações; Emerson Amaral, ex-Flytour, diretor Estratégico; Ricardo Cáceres, ex-Flytour, diretor Financeiro e Administrativo; Evandro Kulm, diretor de Tecnologia; Ary Xavier, ex-Flytour, gerente de Atendimento e Vendas; Sandro dos Santos, supervisor de Produtos e Operações; Paulo Elias Vanali, assistente de Produtos e Operações; Celso Bellegarde, assistente de Produtos e Operações (ele é agente de viagens e um dos fundadores da ETS); e Otavio Dadamo, assistente de Produtos e Operações, também agente de viagens e um dos idealizadores da empresa. CONHEÇA CADA UM.
DONOS: A Easy Travel Shop, criada em 2016 e lançada ao mercado mais fortemente no ano passado, pertence oficialmente a duas empresas: E-Conex e Becem. Na primeira estão os sócios da ETS de 2019. Na segunda, Barkoczy e os executivos da segunda fase (Bárbara, Amaral, Cáceres e Kulm). Nas duas empresas há investidores que garantiram o aporte de capital para essa nova fase, mas que, por contrato, são mantidos em sigilo. O valor investido para esse relançamento da ETS também não foi revelado.
POR QUE A MUDANÇA: Depois de sair da Flytour Viagens, com quem fez um acordo para a venda de sua parte na operadora do grupo, Barkoczy ficou dez meses conversando, analisando e prospectando. No final do ano passado, com Evandro Kulm e Emerson Amaral, abriu a Mike Tecnologia, para desenvolver soluções para as empresas de Turismo. Seu caminho se cruzou novamente com Marcos Tadeu, que conhece há algumas décadas, e ele lhe mostrou o conceito da ETS, sem saber ainda que Barkoczy estava com uma empresa de tecnologia. Os interesses tiveram boa sinergia e Michael Barkoczy viu na Easy Travel Shop a possibilidade de oferecer ao mercado um produto tecnológico que ele considera inovador e "incluir o agente de viagens em uma solução que traria mais receita e facilidades para toda a cadeia do Turismo".
NA PANDEMIA?: O passo seguinte foi montar o time. Barkoczy explica: “A ETS já tinha bem estruturado o lado de Marketing, com o Tadeu, e de agências de viagens, pois havia dois agentes entre os fundadores. Ia deslanchar, mas precisava de nomes com relacionamento e experiência em outras áreas, como produtos, administrativo e estratégia. Por isso, a nossa chegada (eu, Emerson e Kulm) casou perfeitamente com o momento da ETS. O passo seguinte foi fácil: Cáceres e Bárbara estavam de saída da Flytour Viagens e aderiram de imediato ao projeto. Em seguida contamos também com o Ary Xavier, que havia saído da Flytour. Nasceu então a nova Easy Travel, que tem governança e compliance, um conselho e estrutura enxuta, com 11 colaboradores e muita tecnologia, além de contar com um negócio que ainda não existe no Brasil”.
Mas por que durante a pandemia? “Já estamos mais próximos do fim da pandemia e esse é o momento de aquecer as turbinas. Vai haver um boom de viagens pelo Brasil e precisamos estar preparados. É o momento ideal para um produto como esse”.
PRODUTOS: Experiências, passeios, tours, shows, ingressos, gastronomia... É o que lá fora se chama do segmento de tours e atividades, e que possui uma série de apps e OTAs investindo no seu desenvolvimento. Esse nicho é considerado a nova fronteira a ser explorada no Turismo, já que com hotel, hospedagem e cruzeiros, por exemplo, o caminho já está trilhado e desenvolvido. Mas com as atividades (agora chamadas de experiências), há muita informação descentralizada, poucos produtos em apps e sites e ainda muita informalidade. Esse mercado é estimado em cerca de US$ 200 bilhões, com crescimento anual de 9% (antes da pandemia, obviamente) e ainda com baixa adesão on-line. Nesse conceito, a ETS vai vender day use de hotel, passeios em um destino, ingressos, shows, musicais, festivais, gastronomia... mas não irá vender diárias de hotel, voos e outros produtos, que continuam na prateleira de OTAs, operadoras e agências.
Alguns destinos terão produtos agregados em combos, oferecendo desconto aos clientes na compra se comparada ao valor individual de cada passeio. Em Fernando de Noronha (PE), por exemplo, há combos com até seis passeios.
MAIS PRODUTOS: Já há mais de duas mil experiências cadastradas, em 12 categorias, de 50 fornecedores. Todas no Brasil, foco inicial da empresa. Mas produtos da Argentina e do Caribe já estão sendo cadastrados também, e na sequência haverá opções em todo o mundo. No Brasil a meta é chegar ao final do ano com todos os Estados contemplados (hoje há 70% deles).
VENDEDORES: Agências de viagens podem se cadastrar desde já em www.easytravelshop.com.br. E recomendar que seus clientes baixem o app e se cadastrem, para poderem consultar as opções do que fazer nos destinos. Passageiros que não têm uma agência também podem baixar o app. Em ambos os casos, porém, seja o viajante cliente de uma agência ou não, na hora de comprar ele precisa escolher um agente de viagens para ser seu consultor. O agente poderá oferecer outros produtos ao cliente, prestar a consultoria, que é seu diferencial, e receberá 10% de comissão sobre todas as compras do cliente dentro da ETS. Apenas o passageiro pode trocar sua agência preferencial. Meta é cadastrar três mil agências de viagens até o final do ano.
Operadoras e agências poderão usar o API da ETS em seus sites e também produzir conteúdo e colocar links para a ferramenta.
BLOGUEIROS: A ETS fechará uma parceria com blogueiros selecionados, para colocar links em suas matérias e posts. A coordenação é do blogueiro Luciano Palumbo, do Turismo&Etc. Quando o cliente clicar no link de um blog e fizer uma compra, a comissão irá para o blogueiro, que serve como uma vitrine para o “anúncio” da ETS. “Não há concorrência com os agentes, pois eles falam para um público diferente e apenas os agentes são linkados com o cliente de forma permanente. E o agente de viagens terá acesso a todos os produtos, com o mesmo preço”, explica Barkoczy. Ou seja, depois de fazer uma compra por um blog, o cliente pode comprar via outro blog ou voltar a comprar com seu consultor.
LANÇAMENTO: A fase de testes ou soft opening começa em 1º de outubro com 100 agentes de viagens. Em 30 de outubro será feito o lançamento para todo o Brasil. O cadastro dos agentes pode ser feito desde já no www.easytravelshop.com.br.
OUTRAS OPERADORAS: Passeios e experiências também estão na prateleira de operadoras no mercado. Por que comprar na ETS e não delas diretamente? “Porque somos focados nisso e teremos um portfólio robusto, com tecnologia, segurança, confiança. Já trabalhei em operadora minha vida toda e o foco é aéreo e hotel. E se você não tem foco em um produto, ele não tem a atenção devida”, defende Barkoczy, lembrando que qualquer operadora poderá usar seu conteúdo, via API, e vender os produtos em seus sites.
RECEPTIVO INTERNACIONAL: A ETS já está fechando um grande distribuidor mundial para que os produtos do Brasil estejam em todo o mundo, inaugurando a área de incoming da Easy Travel Shop.
TECNOLOGIA: Barkoczy também garante que os investimentos em tecnologia priorizam a segurança dos dados e da navegação, a escalabilidade e a facilidade de uso, incluindo relatórios e CRM para as agências. A hospedagem é em nuvem e novas ferramentas serão agregadas a cada nova versão do app. “Nossa tecnologia é toda integrada, dando total segurança tanto para quem vende quanto para quem compra. Sempre sonhei em ver uma “nave” dessas com tanta tecnologia embarcada funcionando”, brinca o diretor de Tecnologia, Evandro Kulm referindo-se ao sistema “galáctico” da Easy Travel Shop.
PAGAMENTO: Cartão de crédito, boleto, entre outras opções, com parcelamento em dez vezes sem juros no Brasil (antes ou durante a viagem) e em cinco vezes sem juros quando a compra for durante a viagem no Exterior.
FORNECEDORES: “A Bárbara está fazendo reuniões com os fornecedores e destinos e estamos sendo muito bem recebidos. Temos crédito e condições de pagamento com todos, o que mostra nossa credibilidade. O apoio dos agentes de viagens também tem sido fantástico. Estamos muito felizes em trazer essa boa notícia em meio a um ano tão difícil”, finaliza Barkoczy.
CONTATOS:
Presidente
michael@etstur.com.br
Diretora de Produtos e Operações
barbarapicolo@etstur.com.br
Diretor de Marketing
marcos@etstur.com.br
Diretor Estratégico
emerson@etstur.com.br
Diretor de Tecnologia
evandro@etstur.com.br
Diretor Admin e Financeiro
caceres@etstur.com.br
Gerente de Vendas Brasil
aryxavier@etstur.com.br
A empresa e seu conceito já existem desde 2016, mas a ETS foi lançada no mercado com mais força no final do ano passado. E agora entra em nova fase, com a chegada de Barkoczy, novos diretores e sócios. Leia a matéria que o Portal PANROTAS publicou em outubro do ano passado com a Easy Travel Shop.
A ETS não venderá pacotes de viagem, diárias de hotel ou passagem aérea. Seus produtos são complementares ao das operadoras e geralmente os clientes acabam comprando (esses adicionais) somente quando chegam ao destino. O principal motivo é a falta de uma plataforma que reúna esses passeios e experiências (ou tours and activities, como o mercado mundial chama esse segmento) em um só local e permita a venda on-line, algo que a ETS promete suprir.
E Barkoczy já inicia sua explicação do produto com uma dica aos agentes de viagens. “O agente de viagens precisa iniciar a venda ao seu cliente abrindo nosso app ou plataforma e mostrando tudo o que há para fazer no destino... Geralmente esses produtos são oferecidos no final, mas tem que ser o contrário. A partir daí será possível definir quantos dias ele vai ficar, o que pode acabar aumentando o número de noites iniciais e garantindo receita e fidelização, já que são produtos que 80% dos passageiros compram apenas no destino e toda a compra a partir do cadastro do cliente será linkada com aquele agente de viagens, gerando comissão. Mesmo que a compra seja depois, em casa ou mesmo no destino”, explica.
O exemplo acima é de um cliente que a agência de viagens já tem. Mas os clientes também podem se cadastrar livremente na plataforma, pesquisar e comprar. Porém, antes de concluírem uma compra de um passeio ele deverá escolher obrigatoriamente um consultor de viagens, que ele poderá mudar posteriormente por outro se preferir. “Só o cliente pode mudar o agente de viagens linkado a sua conta. Assim que essa escolha for feita, o consultor pode ligar para o passageiro, se colocar à disposição e oferecer outros produtos”, continua Barkoczy.
O agente de viagens sempre irá receber a comissão enquanto estiver linkado à conta do passageiro. O único caso em que não receberá comissionamento é quando o cliente fizer a compra por meio de um link patrocinado em um dos blogs parceiros do projeto. Nesse caso a comissão irá para o produtor de conteúdo, que gerou o lead para a ETS.
Agentes de viagens e operadores também poderão usar o conteúdo da ETS via APIs e até colocar links em seus blogs e conteúdos próprios.
Confira abaixo como a Easy Travel Shop vai atuar.
COMO A EMPRESA SE DEFINE: Uma plataforma inteligente que fideliza o cliente final com o intermediário de vendas e os destinos turísticos.
TIME: Michael Barkoczy, ex-Flytour e CVC, é o presidente, e o time de executivos inclui Marcos Tadeu, diretor de Marketing; Barbara Picolo, ex-Flytour e CVC, diretora de Produtos e Operações; Emerson Amaral, ex-Flytour, diretor Estratégico; Ricardo Cáceres, ex-Flytour, diretor Financeiro e Administrativo; Evandro Kulm, diretor de Tecnologia; Ary Xavier, ex-Flytour, gerente de Atendimento e Vendas; Sandro dos Santos, supervisor de Produtos e Operações; Paulo Elias Vanali, assistente de Produtos e Operações; Celso Bellegarde, assistente de Produtos e Operações (ele é agente de viagens e um dos fundadores da ETS); e Otavio Dadamo, assistente de Produtos e Operações, também agente de viagens e um dos idealizadores da empresa. CONHEÇA CADA UM.
DONOS: A Easy Travel Shop, criada em 2016 e lançada ao mercado mais fortemente no ano passado, pertence oficialmente a duas empresas: E-Conex e Becem. Na primeira estão os sócios da ETS de 2019. Na segunda, Barkoczy e os executivos da segunda fase (Bárbara, Amaral, Cáceres e Kulm). Nas duas empresas há investidores que garantiram o aporte de capital para essa nova fase, mas que, por contrato, são mantidos em sigilo. O valor investido para esse relançamento da ETS também não foi revelado.
POR QUE A MUDANÇA: Depois de sair da Flytour Viagens, com quem fez um acordo para a venda de sua parte na operadora do grupo, Barkoczy ficou dez meses conversando, analisando e prospectando. No final do ano passado, com Evandro Kulm e Emerson Amaral, abriu a Mike Tecnologia, para desenvolver soluções para as empresas de Turismo. Seu caminho se cruzou novamente com Marcos Tadeu, que conhece há algumas décadas, e ele lhe mostrou o conceito da ETS, sem saber ainda que Barkoczy estava com uma empresa de tecnologia. Os interesses tiveram boa sinergia e Michael Barkoczy viu na Easy Travel Shop a possibilidade de oferecer ao mercado um produto tecnológico que ele considera inovador e "incluir o agente de viagens em uma solução que traria mais receita e facilidades para toda a cadeia do Turismo".
NA PANDEMIA?: O passo seguinte foi montar o time. Barkoczy explica: “A ETS já tinha bem estruturado o lado de Marketing, com o Tadeu, e de agências de viagens, pois havia dois agentes entre os fundadores. Ia deslanchar, mas precisava de nomes com relacionamento e experiência em outras áreas, como produtos, administrativo e estratégia. Por isso, a nossa chegada (eu, Emerson e Kulm) casou perfeitamente com o momento da ETS. O passo seguinte foi fácil: Cáceres e Bárbara estavam de saída da Flytour Viagens e aderiram de imediato ao projeto. Em seguida contamos também com o Ary Xavier, que havia saído da Flytour. Nasceu então a nova Easy Travel, que tem governança e compliance, um conselho e estrutura enxuta, com 11 colaboradores e muita tecnologia, além de contar com um negócio que ainda não existe no Brasil”.
Mas por que durante a pandemia? “Já estamos mais próximos do fim da pandemia e esse é o momento de aquecer as turbinas. Vai haver um boom de viagens pelo Brasil e precisamos estar preparados. É o momento ideal para um produto como esse”.
PRODUTOS: Experiências, passeios, tours, shows, ingressos, gastronomia... É o que lá fora se chama do segmento de tours e atividades, e que possui uma série de apps e OTAs investindo no seu desenvolvimento. Esse nicho é considerado a nova fronteira a ser explorada no Turismo, já que com hotel, hospedagem e cruzeiros, por exemplo, o caminho já está trilhado e desenvolvido. Mas com as atividades (agora chamadas de experiências), há muita informação descentralizada, poucos produtos em apps e sites e ainda muita informalidade. Esse mercado é estimado em cerca de US$ 200 bilhões, com crescimento anual de 9% (antes da pandemia, obviamente) e ainda com baixa adesão on-line. Nesse conceito, a ETS vai vender day use de hotel, passeios em um destino, ingressos, shows, musicais, festivais, gastronomia... mas não irá vender diárias de hotel, voos e outros produtos, que continuam na prateleira de OTAs, operadoras e agências.
Alguns destinos terão produtos agregados em combos, oferecendo desconto aos clientes na compra se comparada ao valor individual de cada passeio. Em Fernando de Noronha (PE), por exemplo, há combos com até seis passeios.
MAIS PRODUTOS: Já há mais de duas mil experiências cadastradas, em 12 categorias, de 50 fornecedores. Todas no Brasil, foco inicial da empresa. Mas produtos da Argentina e do Caribe já estão sendo cadastrados também, e na sequência haverá opções em todo o mundo. No Brasil a meta é chegar ao final do ano com todos os Estados contemplados (hoje há 70% deles).
VENDEDORES: Agências de viagens podem se cadastrar desde já em www.easytravelshop.com.br. E recomendar que seus clientes baixem o app e se cadastrem, para poderem consultar as opções do que fazer nos destinos. Passageiros que não têm uma agência também podem baixar o app. Em ambos os casos, porém, seja o viajante cliente de uma agência ou não, na hora de comprar ele precisa escolher um agente de viagens para ser seu consultor. O agente poderá oferecer outros produtos ao cliente, prestar a consultoria, que é seu diferencial, e receberá 10% de comissão sobre todas as compras do cliente dentro da ETS. Apenas o passageiro pode trocar sua agência preferencial. Meta é cadastrar três mil agências de viagens até o final do ano.
Operadoras e agências poderão usar o API da ETS em seus sites e também produzir conteúdo e colocar links para a ferramenta.
BLOGUEIROS: A ETS fechará uma parceria com blogueiros selecionados, para colocar links em suas matérias e posts. A coordenação é do blogueiro Luciano Palumbo, do Turismo&Etc. Quando o cliente clicar no link de um blog e fizer uma compra, a comissão irá para o blogueiro, que serve como uma vitrine para o “anúncio” da ETS. “Não há concorrência com os agentes, pois eles falam para um público diferente e apenas os agentes são linkados com o cliente de forma permanente. E o agente de viagens terá acesso a todos os produtos, com o mesmo preço”, explica Barkoczy. Ou seja, depois de fazer uma compra por um blog, o cliente pode comprar via outro blog ou voltar a comprar com seu consultor.
LANÇAMENTO: A fase de testes ou soft opening começa em 1º de outubro com 100 agentes de viagens. Em 30 de outubro será feito o lançamento para todo o Brasil. O cadastro dos agentes pode ser feito desde já no www.easytravelshop.com.br.
OUTRAS OPERADORAS: Passeios e experiências também estão na prateleira de operadoras no mercado. Por que comprar na ETS e não delas diretamente? “Porque somos focados nisso e teremos um portfólio robusto, com tecnologia, segurança, confiança. Já trabalhei em operadora minha vida toda e o foco é aéreo e hotel. E se você não tem foco em um produto, ele não tem a atenção devida”, defende Barkoczy, lembrando que qualquer operadora poderá usar seu conteúdo, via API, e vender os produtos em seus sites.
RECEPTIVO INTERNACIONAL: A ETS já está fechando um grande distribuidor mundial para que os produtos do Brasil estejam em todo o mundo, inaugurando a área de incoming da Easy Travel Shop.
TECNOLOGIA: Barkoczy também garante que os investimentos em tecnologia priorizam a segurança dos dados e da navegação, a escalabilidade e a facilidade de uso, incluindo relatórios e CRM para as agências. A hospedagem é em nuvem e novas ferramentas serão agregadas a cada nova versão do app. “Nossa tecnologia é toda integrada, dando total segurança tanto para quem vende quanto para quem compra. Sempre sonhei em ver uma “nave” dessas com tanta tecnologia embarcada funcionando”, brinca o diretor de Tecnologia, Evandro Kulm referindo-se ao sistema “galáctico” da Easy Travel Shop.
PAGAMENTO: Cartão de crédito, boleto, entre outras opções, com parcelamento em dez vezes sem juros no Brasil (antes ou durante a viagem) e em cinco vezes sem juros quando a compra for durante a viagem no Exterior.
FORNECEDORES: “A Bárbara está fazendo reuniões com os fornecedores e destinos e estamos sendo muito bem recebidos. Temos crédito e condições de pagamento com todos, o que mostra nossa credibilidade. O apoio dos agentes de viagens também tem sido fantástico. Estamos muito felizes em trazer essa boa notícia em meio a um ano tão difícil”, finaliza Barkoczy.
CONTATOS:
Presidente
michael@etstur.com.br
Diretora de Produtos e Operações
barbarapicolo@etstur.com.br
Diretor de Marketing
marcos@etstur.com.br
Diretor Estratégico
emerson@etstur.com.br
Diretor de Tecnologia
evandro@etstur.com.br
Diretor Admin e Financeiro
caceres@etstur.com.br
Gerente de Vendas Brasil
aryxavier@etstur.com.br