Karina Cedeño   |   27/08/2024 16:42
Atualizada em 27/08/2024 16:43

Programa de sustentabilidade do WTTC tem adesão de cinco mil hotéis

Empreedimentos da Europa, África, América e Ásia-Pacífico adotaram a iniciativa Basics


Divulgação/IAG
Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC
Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC

O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) anunciou que mais de cinco mil propriedades em mais de 80 países adotaram sua iniciativa global Hotel Sustainability Basics, sistema que verifica, de forma on-line, se hotéis estão seguindo práticas de sustentabilidade. A iniciativa global foi lançada pelo WTTC no início do ano passado em parceria com a Green Key e a SGS.

Hotéis nos principais destinos da Europa, África, Américas e Ásia-Pacífico já adotaram o Basics e o programa continua a receber apoio global com novas parcerias em potências turísticas como o Japão, as Filipinas e a Índia. Projetado para orientar os hoteleiros nos seus primeiros passos em direção à sustentabilidade, o Basics é um programa de verificação independente, supervisionado pelos avaliadores Green Key e SGS, garantindo padrões rigorosos e mensuráveis.

O programa capacita hotéis de todos os tamanhos com uma abordagem de 12 etapas que visa reduzir as emissões de carbono, energia, água e gestão de resíduos, e garantir que as comunidades locais se beneficiem das operações hoteleiras. Grandes marcas hoteleiras como Jin Jiang, Louvre Hotels Group, Choice Hotels, Radisson Hotel Group e Accor já aderiram ao Basics.

O Conselho de Turismo do Japão fez uma parceria com o WTTC por meio da sua Iniciativa de Turismo Sustentável do Japão para apoiar o lançamento do Basics em todo o país. Um programa piloto estabelece as bases antes de estender a iniciativa a todos os provedores de hospedagem japoneses. Nas Filipinas, o Tajara Hospitality Group e a Greenview firmaram parceria com o órgão global de Turismo no lançamento do Basics, por meio de seu evento anual de hospitalidade sustentável PhilHost. O Basics também se expandirá por toda a Índia com o apoio dos membros do WTTC The Indian Hotels Company Limited, Radisson India, WTTC India Initiative, Hotel Association of India e da principal agência de viagens on-line do país, MakeMyTrip.

A Travel + Leisure se tornou um patrocinador oficial do programa, visando alavancar os principais conceitos de sustentabilidade da hospitalidade em todo o seu portfólio, com presença em mais de 245 locais. Para atender à demanda internacional, o Basics agora também está disponível em vários idiomas, oferecendo recursos em inglês, francês, espanhol e japonês.

"Os princípios básicos de sustentabilidade hoteleira do WTTC são um testemunho importante de nossos esforços coletivos na promoção de práticas sustentáveis na indústria hoteleira. Exceder cinco mil propriedades verificadas é mais do que um marco; demonstra a vontade das Viagens e Turismo em abraçar a sustentabilidade globalmente. Esta iniciativa une hotéis, parceiros da indústria e padrões de sustentabilidade para criar um futuro resiliente e responsável com o planeta", afirma Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC.

As empresas independentes de gestão hoteleira e os fornecedores individuais de alojamento também deram os primeiros passos na sustentabilidade, aderindo aos critérios do programa. Aleph Hospitality, a maior empresa independente de gestão hoteleira no Oriente Médio e África, Sanctuary Retreats by Abercrombie and Kent, luxuosos alojamentos de safari africanos, entre outros, estão entrando em seu segundo ano de verificação.

O Hotel Sustainability Basics também obteve apoio de destinos em todo o mundo, incluindo Caribe, Ilhas Maurício, Colômbia, Emirados Árabes Unidos, Azerbaijão, México e Equador.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados