Beatrice Teizen   |   27/12/2023 18:25

Parte 4: quais as ações de ESG dos 100+ Poderosos do Turismo

Em quatro etapas, revelamos como as personalidades do setor agem em relação a estas três governanças


Getty Images/AleksandrVS
Saiba como os 100+ Poderosos do Turismo agem em relação ao ESG
Saiba como os 100+ Poderosos do Turismo agem em relação ao ESG

"Sob sua liderança, quais são as ações de sua empresa sobre diversidade, inclusão e sustentabilidade?" foi uma das perguntas que fizemos aos 100+ Poderosos do Turismo de 2023 para entender como estas personalidades estão agindo dentro de suas empresas na questão dos pilares do ESG.

Em quatro partes, trouxemos a lista completa dos profissionais contemplados pela Power List da PANROTAS deste ano, que mostram como eles e suas companhias estão pensando – e agindo – no que diz respeito à governança ambiental, social e corporativa.

Confira, a seguir, a quarta e última parte. E leia aqui a Parte 1, Parte 2 e Parte 3.

Michelle Tonon - Mobility

Embora a Mobility seja uma empresa com poucos colaboradores, 32 precisamente, temos um olhar claro para o cuidado dos nossos colaboradores, que são plurais em nacionalidades, gênero, cor. Assim como nossos funcionários, sempre abrimos espaços para a diversidade na empresa, além de palestras para educar e ampliar a luta em busca da inclusão.

Celso Guelfi - GTA

A GTA está fundamentada em três pilares: social, econômico e ambiental. Sempre estamos pensando em várias propostas que enriqueçam esses pilares, pois uma empresa que os valoriza é uma empresa bem-sucedida.

Claudia Brito - Coris

Como empresa, estamos sempre reforçando uma cultura com valores que incentivam a inclusão da diversidade entre os membros de nossa equipe e ações no nosso dia a dia.

Guilherme Wroclawski - Hero Seguros

Na Hero Seguros, valorizamos profundamente a diversidade e a inclusão em nosso ambiente de trabalho. Como uma empresa genuinamente plural, nosso compromisso é promover um espaço onde cada membro da equipe seja respeitado e valorizado, independentemente de suas diferenças. Acreditamos firmemente que as individualidades de cada um enriquecem nossa cultura empresarial e impulsionam a inovação. A saúde mental e o bem-estar de nossos colaboradores são prioridades na Hero Seguros. Oferecemos programas regulares de apoio à saúde mental e incentivamos um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional.

Além disso, contamos com um espaço dedicado a práticas esportivas e vestiário dentro da empresa, proporcionando aos nossos colaboradores a oportunidade de cuidar de sua saúde física e mental. Essas iniciativas refletem nosso compromisso com o bem-estar integral de nossa equipe. Por fim, somos uma empresa que adota práticas de sustentabilidade em nossas operações cotidianas, do estímulo às boas práticas do descarte consciente de lixo, bem como por sermos uma empresa inovadora e digital.

Gabriella Cavalheiro - Universal Destinations & Experiences

Eu sinto orgulho de trabalhar em uma empresa que compartilha dos mesmos valores que eu carrego como indivíduo. No Universal Destinations & Experiences, empresa que faz parte da NBCUniversal, defendemos a inclusão de todos. Acreditamos que uma empresa diversificada, equitativa e inclusiva é uma empresa mais eficaz, o que nos leva a abordar a diversidade como um motor de crescimento e inovação empresarial. Ao compreender e celebrar a diversidade, vemos a Diversidade, Equidade e Inclusão não apenas como um programa ou departamento, mas como uma filosofia e um imperativo central.

Um dos programas globais que trouxemos para nossos escritórios na América Latina, por exemplo, é o Black Employee Network (BEN), que busca promover e desenvolver uma forte base de funcionários negros na NBCUniversal, cujos membros estão focados em contribuir com o seu melhor - tanto pessoal quanto profissionalmente - para a organização e para a comunidade.

Jerusa Hara - Abav Nacional

Há muitos anos abordamos os temas D&I e Sustentabilidade na Abav Expo, seja na compensação de carbono, seja trazendo pautas como Afroturismo, LGBT, acessibilidade nas nossas capacitações, ou com ações para uma feira inclusiva para visitantes, expositores e contratados. Em 2023 envelopamos tudo isso na Jornada Abav ESG, um plano de longo prazo que em 2024 será expandido para todo o sistema Abav.

Luciana Lentini - WTC Events Center

De uma forma geral, temos atuado com ações de ESG, com um olhar voltado para o social e se pudermos fazer a diferença iremos encontrar uma forma de viabilizar a ação. Um exemplo recente, apoiamos a Taça das Favelas (edição paulista do maior campeonato entre favelas do mundo), onde o time feminino que iria disputar a final ficou concentrado aqui e antes do jogo tivemos um café da manhã com os times masculinos e femininos.

Marta Rossi - Festuris

A Rossi & Zorzanello sempre foi uma grande família e uma empresa plural. Não rotulamos as pessoas, mas, sim, ressaltamos as qualidades e o profissionalismo de cada um. Mas entendendo a necessidade do mercado em discutir determinados assuntos, muito antes deles serem pautas em grande escala como: sustentabilidade, diversidade e inclusão, trouxemos para discussão no Festuris. Ou seja, buscamos no evento antecipar assuntos que o mercado viria a tomar conhecimento e já criar subsídios para despertar consciência dentro do segmento turístico. No Festuris temos os espaços segmentados LGBT+ e Green Experience (Turismo verde e sustentabilidade), além disso, trazemos para o mercado de trabalho usuários da Apae Gramado, que atuam na recepção do evento. Todas as etnias são bem-vindas no Festuris. Não é que nos orgulhamos por isso, fazemos o que precisa ser feito. Oportunidades estão onde há vontade de criar e vencer!

Any Brocker - Grupo Brocker

Estamos contratando uma consultoria para estruturar e treinar nossas operações e equipes para estarmos mais preparados no atendimento de todos, assim como adaptando nossas estruturas, além do que já fazemos hoje. Em sustentabilidade, temos focado em projetos na natureza que tragam também história e cultura, alinhamento com a comunidade e nosso principal exemplo é o Passeio Pé da Cascata do Caracol. Este ano, trabalhamos em diversas ações nos temas, como a Rota do Bem do Bustour para as crianças do Vale do Taquari, conscientização ambiental por meio do nosso Projeto Lobo-Guará, como o plantio de árvores e a horta da Casa da Vó Ivonne, Caminhadão no Vale da Lageana, e educação ambiental para crianças.

Gustavo Luck - Luck Receptivo

Sustentabilidade - a Luck foi a primeira empresa a apoiar a Biofábrica de Corais, projeto que faz a regeneração e replantio dos corais das piscinas naturais de Por - to de Galinhas. Mostra a impor - tância de manter a sustentabilidade do destino. Inclusão: estamos cada vez mais recebendo clientes PCD. Temos um guia deficiente visual e que dá um show no city-tour. Ele é uma inspiração, além de estar promovendo palestras por todos os setores da empresa.

Danielle Roman - Interamerican Network

No grupo Interamerican temos um olhar muito forte para a diversidade. Acreditamos que as pessoas, por conta de suas diferenças, têm muito a contribuir. Por aqui não tem etarismo, ou crença, religião, orientação sexual, cor, raça, posicionamento político que desagregue. Todos se respeitam e as diferenças somam.

Denis Ribeiro - Aviareps

Estamos empenhados em um processo ativo de contratação, buscando novos colaboradores sem discriminação, assegurando, sempre, que os valores individuais sejam respeitados para formar uma equipe diversificada e equitativa. Hoje, nosso time conta com mais de 50 colaboradores no Brasil, sendo 30% dentro de uma diversidade étnica e 67% das posições ocupadas por mulheres, desde cargos juniores a cargos seniores, considerando que 63% dos cargos totais de liderança da Aviareps Brasil também são ocupados por elas. Colaboramos estreitamente com organizações não governamentais (ONGs) para fomentar a inclusão social, apoiando causas em comunidades e promovendo a educação por meio de cursos de línguas.

No âmbito da sustentabilidade, cultivamos e encorajamos o consumo consciente na empresa a fim de minimizar impactos, especialmente no que diz respeito à gestão de lixos e resíduos no escritório, direcionando-os para práticas de reciclagem, fomentando métodos conscientes de impressão de documentos e definindo escolha de equipamentos com alta eficiência de consumo de energia. Adaptações decorrentes da mudança para o esquema híbrido de trabalho, que passamos a adotar após as vacinações e a redução de restrições da pandemia, resultaram em um modelo que reduz significativamente o transporte e as emissões diárias de CO2.

Marjori Schroeder - Imaginadora

O etarismo é um ponto muito importante que encaramos na Imaginadora. Já tem alguns anos que eu e Ana Maria Donato estamos discutindo a importância de equilibrar gerações diferentes dentro da empresa. Como isso dá resultado! Nós mesmas somos exemplo disso: trabalhamos muito bem juntas e temos quase 20 anos de diferença. Contratei, recentemente, uma mulher de quase 60 anos e ela é par do nosso funcionário mais novo, que tem 19 anos. Uma dupla muito bem-sucedida. Hoje, quando vou fazer um processo de seleção ou qualquer ação, como a curadoria de um evento levamos muito em conta essa mescla de gerações, e é muito bacana ter a nova geração trazendo novas ideias, mas é essencial ter esse equilíbrio.

Adrian Ursilli - MSC Cruzeiros

Somos uma empresa familiar em constante crescimento, com grande presença global e forte atuação local. Chegamos onde estamos graças ao forte senso de identidade cultivado em nossa equipe, e esse é o DNA da MSC - formado pelos nossos valores que nos fazem ser quem somos e definem nosso passado, presente e futuro. Neste sentido, trabalhamos continuamente para implantar, difundir e consolidar políticas e ações que destacam a paixão pelo que fazemos e nossa responsabilidade coletiva, ressaltando a importância do trabalho em grupo e o cuidado que temos com as pessoas - colaboradores, hóspedes e parceiros - e o meio ambiente, além da necessidade contínua de evolução, pois nossa expertise, profissionalismo e desenvolvimento constante nos permitirão seguir crescendo rumo ao futuro, sendo que este futuro somente será possível através da inovação, sempre fazendo isso com segurança e com responsabilidade ambiental em qualquer uma de nossas ações. Uma prova disso é a tecnologia ambiental instalada a bordo de nossos navios e o trabalho que a MSC Foundation desenvolve através de iniciativas de responsabilidade socioambiental com um forte apelo na proteção dos mares.

Marcia Leite - MSC Cruzeiros

Temos trabalhado para expandir cada vez mais as nossas ações em diversidade, inclusão e sustentabilidade e, meu papel como líder na MSC Cruzeiros, é garantir que estejamos sempre atentos e atualizados atuando ativamente com nossos colaboradores, parceiros, autoridades das diferentes esferas e em todos os destinos visitados pela MSC. Temos um forte papel de liderança no setor em sustentabilidade, buscando sempre a nossa meta de zero emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050, além de termos a bordo tecnologia de ponta para gestão ambiental e atuar globalmente em pesquisas de novas tecnologias para reduzirmos cada vez mais o impacto ambiental, o que me deixa bastante orgulhosa.

Dario Rustico - Costa Cruzeiros

Junto com a equipe de liderança da Costa na América do Sul (formada 50% por mulheres), apoiamos ativamente comunidades locais tanto em termos de necessidades básicas (como exemplo, o apoio que damos ao Insituto GAS, uma ONG que ajuda a população de rua, seus animais e comunidades em situação de risco), quanto instituições como a do jogador Neymar Jr. Nos últimos dois anos, em parceria com o Instituto Neymar, conseguimos treinar e empregar mais de 300 jovens, atualmente trabalhando em nossos navios, proporcionando a eles a oportunidade de conhecer novas culturas, visitar novos lugares e ampliar suas perspectivas de vida, ao mesmo tempo em que construímos autoestima. Também destaco o trabalho realizado com a Fundação Pies Descalzos, da cantora Shakira, para construir uma escola totalmente nova em Villas de Aranjuez, em Cartagena (Colômbia), investindo conjuntamente na educação para moldar um futuro melhor dentro de comunidades desfavorecidas. Seguindo o mesmo conceito, apoiamos a construção de uma nova escola no interior de São Paulo em parceria com a Aliança de Misericórdia.

Estela Farina - Norwegian Cruise Line Holdings

Criamos em 2022 no Brasil um programa de reciclagem com as brochuras impressas com o convite: não descarte, plante. Convidamos os agentes que nos devolvam as brochuras que não têm mais validade e reutilizamos para que se tornem papel planta, e devolvemos em nossas comunicações escritas com o convite para plantá-las. Oferecemos capacitações e subsídios para aprimoramento educacional de nossa equipe em todos os níveis hierárquicos. Nosso código de ética deve ser periodicamente visitado por toda a equipe e reforça o respeito à diversidade como um valor da empresa. Mas penso que igualmente importante é a postura dos líderes com exemplo de respeito à diversidade e geração de oportunidade de crescimento de forma igualitária.

Ricardo Amaral - R11 Travel

As marcas do grupo Royal Caribbean têm sido pioneiras, seja em inclusão, diversidade ou sustentabilidade não só no discurso mas na prática e essa postura se propaga na R11 Travel. Na R11Travel temos 58% dos colaboradores mulheres e 64% na liderança, mas honestamente isso não foi proposital ou incentivado, não foi necessário, sempre tivemos uma postura focada na qualificação necessária para cada posição sem viés de preconceito, de uma forma natural e foco em performance, divulgamos viagens específicas e trabalhamos com eventos, associações e grupos LGBTQIAP+.

Nosso foco sempre foi entender as necessidades dos agentes de viagens para atender os sonhos de nossos clientes e trabalhar para viabilizar suas viagens sem considerar ou classificá-los em qualquer categoria que não com objetivo de melhor atender e servir. Em sustentabilidade, temos um papel importante em incentivar e divulgar as iniciativas das marcas que trabalhamos disseminando as melhores práticas e a importância e conscientização de sustentabilidade, além dos investimentos crescentes na preservação do meio ambiente, somos especialistas em cruzeiros e se tratando de Turismo a natureza e mais especificamente os destinos turísticos que os navios visitam e o mar são determinantes para o futuro da atividade.

Rogéria Pinheiro - RP Travel Education

A RP é uma empresa liderada unicamente por uma mulher preta, mãe solo, e para 2024 temos previsão de crescimento de 25% a 30%, com o projeto de dar mais protagonismo para as líderes. Hoje nós temos duas líderes que são mulheres pretas, líderes de diária, todas as mulheres do time são mães, e a maneira como conduzimos essa maternidade, dividindo com a rotina do dia a dia, é uma maneira absolutamente humanizada. Então, para 2024, a ideia é trazer mais protagonismo internamente, mais autonomia para a equipe e que eu possa trazer novas pessoas para o time, também mulheres, mulheres pretas, trans, para agregar na equipe. Em relação ao mercado, a RP vem de uma maneira bastante forte trazer esse projeto que ainda está sendo gestado, com a Pri Gama, do Laboratório das Pretas, e temos uma alternativa de construir um movimento de empoderamento.

Thais Medina - Business Factory e BestBuy Travel

Como profissional de Marketing especializado em Turismo, estou sempre em busca de desenvolver projetos criativos que englobem diversidade, inclusão, sustentabilidade e experiências inesquecíveis para quem participa das ações. Um deles foi o projeto Trilha Inclusiva, realizado pela BestBuy Travel com a ONG Jipe Integração, em 12 novembro, com o propósito de reunir jipeiros, crianças e jovens com Síndrome de Down e clientes e colaboradores da operadora em um dia de muita interação, diversão e aprendizados. Além disso, temos realizado atividades de conscientização com o nosso time na Business Factory, retomando atividades de endomarketig. Em novembro, por exemplo, tivemos um bate- -papo com o Hubber sobre como combater o racismo no nosso dia a dia.

Sheila Rodrigues - KPMG e TMG

Nossa empresa tem implementado medidas concretas para promover a diversidade, inclusão e sustentabilidade. Iniciamos programas de treinamento para conscientização, criamos uma cultura de cuidado e inclusão guiada por valores baseados na confiança. Além disso, adotamos práticas sustentáveis, reduzindo nossa pegada de carbono e apoiando causas ambientais. Estamos comprometidos em construir uma empresa que valorize a diversidade, promova a equidade e contribua positivamente para o meio ambiente. Seguimos colocando em prática nossa estratégia, de sermos líderes na transição para uma economia de baixo carbono, circular, regenerativa e inclusiva.

Abaixo, leia a edição digital que traz a lista completa dos 100+ Poderosos do Turismo PANROTAS 2023.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados