Filip Calixto   |   21/12/2023 19:39
Atualizada em 21/12/2023 19:57

Confira como os 100+ Poderosos do Turismo agem e pensam ESG

PANROTAS perguntou como os 100+ lideram as políticas de governança ambiental, social e corporativa

Em 2023, os 100+ Poderosos do Turismo contaram como lideram as políticas ESG dentro das suas empresas
Em 2023, os 100+ Poderosos do Turismo contaram como lideram as políticas ESG dentro das suas empresas

Publicada no início deste mês, a edição mais recente da Revista PANROTAS trouxe a Power List 2023 com a lista dos 100+ Poderosos do Turismo, em sua 13ª edição. Reconhecendo grandes nomes do segmento de viagens, o ranking além de apontar profissionais de influência no segmento mostrou o que cada um deles pensa sobre o mercado e revelou como cada um deles age em uma questão fundamental para o momento: as práticas de ESG.

O tema foi trazido em uma pergunta igualmente feita a todos eles, que é: Sob sua liderança, quais são as ações de sua empresa sobre diversidade, inclusão e sustentabilidade?

Ao longo dos dias, o Portal PANROTAS mostrará, em quatro partes, como estes profissionais abordam estes três pilares tão fundamentais.

Veja na lista a seguir, na parte 1, o que os Poderosos do Turismo pensam e fazem nas questões ESG:

Alex Todres - Decolar

Há muito a se fazer, mas estamos evoluindo ano a ano, é um caminho que tomamos como prioridade na Decolar. Aprimoramos a landing page de Turismo sustentável com informações, conselhos e recomendações para que as pessoas priorizem a sustentabilidade em seu próximo destino.

Formulamos uma estratégia de Diversidade e Inclusão até 2025 que propõe trabalho e reflexão sobre os eixos de Gênero, Interculturalidade e Diversidade de contextos profissionais e acadêmicos. O compromisso se desenvolve com o incentivo ao crescimento de equipes com integrantes de diversas regiões para promover diversidade de culturas e nacionalidades; a atração de talentos com diversidade de formação acadêmica e experiências de trabalho.

Outro compromisso é o incentivo ao equilíbrio de gênero nas equipes, com foco em ampliar a presença de mulheres em posições de liderança.

Ana Cristina Villaça - Fórmula Turismo

Contamos com uma equipe diversificada, abrangendo todas as faixas etárias, desde jovens na casa dos 30 até membros mais experientes, com 67 anos. Destacamos com orgulho que 80% da nossa equipe é composta por mulheres, todas com autonomia e poder de decisão. Valorizamos a diversidade, incluindo diferentes orientações sexuais, e estamos abertos a profissionais bem qualificados e com sólida formação pessoal.

Carol Asencio - BeFly Travel Aracaju

Em minha opinião, a prática da diversidade, inclusão e sustentabilidade é um exercício diário. Quando amamos o que fazemos, construímos uma empresa sustentável até nos mínimos detalhes. Cada ação é tomada com preocupação e conhecimento da história de cada indivíduo envolvido. Tenho a felicidade de compartilhar que um de nossos colaboradores que está conosco há cinco anos é um ex-morador de rua e ex-dependente químico, a quem, com a graça de Deus, conseguimos trazer para dentro de casa. Hoje, ele voltou a estudar e construiu sua própria família. Essa conquista é fruto do envolvimento e cuidado de todos nós que fazemos parte da família BeFly Travel Sergipe! É sobre isso.

Manuela Bernardes - Flytour Business Travel

A diversidade para mim é o tema central para o desenvolvimento de pessoas em 2024. Termos gerações diferentes, etnias e gêneros diversos faz com que consigamos um desenvolvimento sem igual para a empresa e para a carreira das pessoas. Não vejo em números, mas em soft skills, que vêm justamente da história e identidade de cada um.

Quanto à sustentabilidade, é um momento obrigatório e de muito conhecimento e influência para mudarmos os hábitos do dia a dia.

O Turismo é responsável por uma boa parte do que nosso planeta precisa de nós. Cabe agora intensificar as ações de conhecimento e mudanças de atitudes.

Marcelo Cohen - BeFly

A primeira ação é fazer com que os nossos colaboradores se sintam parte do nosso ecossistema e que sejam os primeiros a serem impactados com as nossas práticas de ESG.

Começamos de dentro para fora formando uma área que está focada em conhecer e implementar as melhores práticas nessas frentes. Hoje temos vagas afirmativas dentro do RH, campanhas constantes de conscientização, manuais e guias de boas práticas no nosso dia a dia, e o mais importante: temos um canal aberto com nossos colaboradores, para debatermos todos os assuntos que surgirem e entendermos como podemos continuar evoluindo nesses temas.

Edmar Mendoza - Copastur

Desde 2021, a Copastur possui uma área dedicada às questões de Diversidade e Inclusão. Cada vez mais percebo que uma sociedade diversa não significa uma sociedade inclusiva. Por isso, quero que a minha equipe seja disseminadora dessas importantes práticas. Afinal, se as pessoas são fundamentais para o nosso ecossistema, elas devem sentirse pertencentes, seguras e acolhidas dentro da organização, independentemente de raça, gênero, idade, religião.

Outra preocupação é investirmos nesses profissionais diversos e criarmos um plano de carreira para ascensão dentro do nosso negócio. Temos ainda um compromisso com a preservação dos recursos naturais e o crescimento sustentável. Este ano, a Copastur tornou-se a primeira TMC do país a zerar sua emissão de carbono, por meio de um importante programa para a neutralização de carbono.

Todos esses passos têm sido fundamentais para a redução do impacto global da empresa. Com isso, conquistamos importantes certificações como a ISO 9001, 14001, GPTW, Humanizadas e Sistema B, que validam todas as ações que adotamos.

Eduardo Gaz - TTWGroup

A diversidade, inclusão e sustentabilidade são valores essenciais no TTWGroup. Implementamos políticas que fomentam a igualdade de oportunidades e celebramos a diversidade em todos os níveis da organização. Ativamente comprometidos com a responsabilidade ambiental, investimos em práticas sustentáveis para promover o Turismo responsável. Colaboramos com comunidades locais, assegurando que nossas operações respeitem e beneficiem as populações locais. Almejamos liderar não apenas no setor de viagens de luxo, mas também como agentes de mudança social e ambiental positiva.

Gabriella Neiva - Integração Trade e Ubi Travel

Nossa empresa é pequena e 100% feminina, a sensibilidade está no DNA, porém, implementamos treinamentos de sensibilização no atendimento e estabelecemos políticas antidiscriminatórias em constante vigilância para nos tornamos cada vez melhor e evoluídas.

Ines Bellini - Mendes Tur

Em minha empresa, priorizamos colaboradores que compartilham do desejo de construir bases sólidas e respeitosas entre toda a equipe, clientes e fornecedores. Todas as nossas ações são marcadas pela pluralidade e diversidade. Acreditamos que, aos poucos, podemos promover ações e parcerias alinhadas aos três pilares fundamentais da atualidade: diversidade, inclusão e sustentabilidade.

Nos anos anteriores à covid, participamos ativamente de eventos promovidos pela Associação Projeto Tamtam. Essa ONG realiza um trabalho incrível, atendendo a todas as pessoas sem exclusões. Nos encantamos com seu comprometimento, realizando visitas, pequenos encontros, assistindo a apresentações e organizando três grandes jantares para arrecadação de fundos.

Em 2024, nossa meta é retomar a realização desses jantares, colocando os beneficiários e suas famílias como protagonistas, contribuindo para um mundo mais solidário e melhor para todos.

Ines Melo - Unav

A Unav é uma empresa diferente de todas que existem em nosso trade, pois negociamos e aproximamos fornecedores das agências, mas na ocasião que temos o nosso grande encontro, que é o Unav Awards, pensamos muito na sustentabilidade na entrega de brindes menos poluentes e também ajudamos alguma instituição com doações de alimentos e espaço em nosso evento para divulgação.

Katia Nishida - Franqueada CVC

O Turismo de maneira geral sempre foi acolhedor com a minoria. O que se fala hoje nós adotamos de maneira intuitiva há muitos anos. Neste sentido não precisamos virar a chave. Nós somos um setor inclusivo.

Sobre a Sustentabilidade, estamos forçando a economia de papel com a digitalização, com assinaturas eletrônicas e contratos enviados por e-mail. As novas lojas da CVC tem um programa de sustentabilidade usando madeira reciclável, impressoras na loja e a extinção das latas de lixo para zerar o uso de papéis.

Marcelo Linhares - Onfly

Olhando para a governança ambiental em tecnologia, inserimos todas as emissões de carbono em todos os voos dos nossos clientes. Ou seja, hoje, um viajante pode filtrar o voo por voos que possuem menor emissão de CO2 do que outros. Também entregamos relatórios de emissão de CO2 para grandes organizações que possuem compromissos públicos de redução das suas emissões de carbono. Também temos uma política de "zero papel" na empresa; não temos impressora em nenhum dos nossos escritórios.

Sobre diversidade e inclusão, hoje, 48% das nossas lideranças são femininas, 24% são LGBTQIA+, e temos lideranças negras na companhia. Acompanhamos trimestralmente esses números junto com a nossa área de Gente & Gestão.

Natalia Abreu - Wee Travel

Atualmente, a Wee Travel tem algumas ações focadas em ESG. Criamos a Wee Receptivo no Ceará, um negócio totalmente focado no desenvolvimento do Turismo sustentável no Estado. Elaboramos experiências, produtos, rotas e roteiros nos quais toda a cadeia do trade participa, desde artesãos, pescadores, guias locais e empresas da região do Ceará.

Os brindes/mimos da Wee Travel também são produzidos por artesãos locais e economia criativa. Fortaleza ganhou o selo da Unesco de cidade criativa. Outro projeto dentro do ESG é o papel zero. Nosso foco é reduzir ao máximo o uso de papel na empresa. 71% da Wee Travel são mulheres, e 27% são pessoas acima dos 50 anos.

No próximo ano, vamos lançar o projeto de viagens pedagógicas para escolas públicas de forma gratuita, entre tantos outros desafios que nos motivam e são razões verdadeiras para seguir acreditando e trabalhando para um mundo melhor, sempre.

Valeria Carneiro - Primetour

Foco em Neutralização de Carbono, empenho com o Programa de Educação – Radix, que vai abrir novas turmas e categorias após o grande sucesso com a primeira turma formada em 2023 e, por fim, apoio da condução estratégica para manter a Cultura de Diversidade e Inclusão na PrimeTour.

Aline Mafra - Latam

Lançamos agora o produto charter compensado. Atingimos a meta de PCD (Pessoas com Deficiência) da área. Mas o que mais me dá orgulho é ter 70% do time formado por mulheres em todos os níveis: executivos de vendas, coordenadores e gerentes. Elas são a maioria. E isso não foi uma meta, não foi algo que conquistamos no último ano. Esse é o perfil que temos há muito tempo, e o mérito é somente delas. Passaram nos processos e se desenvolveram dentro da companhia.

Amira Ayoub - Latam

Na Latam fazemos pouca publicidade deste tema. Mais do que uma narrativa bonita ou ações pontuais, a grande virada de chave para nós veio quando olhamos para dentro e entendemos que todos esses pilares precisam estar inseridos em absolutamente tudo o que realizamos. Não faz sentido participar de um grande festival de música sem ter a sustentabilidade inserida em toda a cadeia do evento.

Toda a compensação precisa estar refletida em nossas ações, seja em parceria com algum projeto de cunho social, na alimentação que está sendo servida aos nossos convidados, nos brindes que entregamos, ou até no time que representa a nossa marca para lidar com público.

No último filme comercial que gravamos, a produção era composta apenas por mulheres. É uma jornada que está só no começo, há muito a ser feito ainda e não vamos fazer propagandas em pautas que são, antes de tudo, o nosso dever com a sociedade.

Jerome Cadier - Latam

Em primeiro lugar, o forte trabalho de conscientização dos líderes da Latam. Temos tido uma jornada intensa e com participação ativa de vários convidados externos para gerar diálogo e visibilidade para os desafios e grupos sub-representados. A Latam Brasil adota hoje processos seletivos mais inclusivos para tripulantes de todo o País participarem remotamente sem a barreira da exigência do inglês. É também a única aérea nacional certificada para atendimento de clientes autistas, a única a oferecer uma central de atendimento para surdos e a primeira a contar com 5% de pessoas com deficiência em seu quadro funcional.

Esses são apenas primeiros resultados de uma jornada longa e que seguiremos trilhando firmemente em 2024 e para sempre.

Annette Taeuber - Lufthansa Group

Este é um dos meus temas prioritários e um tema verdadeiramente apaixonante para mim. Estamos trabalhando no tema sustentabilidade há mais de três décadas no Lufthansa Group. Fomos pioneiros em testes com SAF (sustainable aviation fuel/combustível sustentável de aviação) em 2011 e hoje somos os maiores compradores de SAF na Europa.

No Brasil, começamos a atuar mais fortemente em oferecer SAF às empresas e agências com objetivo de mitigar até 80% das emissões de CO2. Os resultados superaram todas as expectativas. Toda equipe muito ativa: participamos de simpósios, palestras, painéis; fazemos parte de grupos de trabalho ESG em Câmaras de Comércio, somos membros de boards de Sustentabilidade, além de termos participado ativamente de cursos de gestão ESG. Continuaremos este trabalho com ainda mais empenho e comprometimento em 2024. Acredito que este será um esforço coletivo de toda a indústria e que temos que unir forças para alcançarmos a neutralidade em 2050.

Na questão de diversidade e inclusão nossa meta é acelerar a equidade em relação a posições no management, assim como aumentar a diversidade em nossas matrizes. Somos quase 110 mil funcionários em todo o mundo, vindos de mais de 190 países. Somos verdadeiramente globais. Neste sentido, há vários programas e projetos em andamento, muitos de nós no Brasil ativamente participando e tendo oportunidades de desenvolvimento de carreira mundial, contribuindo para o que chamamos de Vielfalt, que é uma palavra alemão que traduz não somente a diversidade, mas também a pluralidade, a variedade... de pessoas, países, culturas, empresas, tipos de trabalho. Em 2024 queremos estar ainda mais ativos nos temas de diversidade, inclusão e sustentabilidade.

Carla Fonseca - Gol Linhas Aéreas e Smiles

Dentro deste tema, temos uma grande novidade bem recente, que foi a nossa adesão ao Pacto Global da ONU, uma convocação para que empresas do mundo todo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção.

O Grupo Gol Smiles se tornou embaixador do movimento Raça é Prioridade, que integra a Estratégia Ambição 2030 do Pacto Global da ONU no Brasil. No campo ambiental, destaco que em 2022 obtivemos a certificação ambiental IEnvA Estágio 2 e passamos a oferecer aos clientes uma forma acessível e simples de neutralizar as emissões geradas em seus voos – duas conquistas nas quais a Gol foi pioneira entre as companhias aéreas da América Latina. Em paralelo, temos conduzido a transformação da frota para um modelo que consome 15% menos combustível, gerando, portanto, menos emissões de gases de efeito estufa.

Na esfera social, nosso propósito de Ser a Primeira para Todos é o nosso principal anseio. Todos os programas conectados à frente social reforçam e estabelecem uma conexão direta com esse direcionador estratégico.

Celso Ferrer - Gol

A Gol está fortemente comprometida com o desenvolvimento sustentável e com a agenda ESG em um sentido amplo, ou seja, com as questões sociais, ambientais e de governança que são estratégicas para o negócio e que estão relacionadas aos nossos impactos na sociedade.

Dentro deste tema, temos uma grande novidade, que é a nossa adesão ao Pacto Global da ONU, uma convocação para que empresas do mundo todo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. O Grupo Gol Smiles se tornou embaixador do movimento Raça é Prioridade, que integra a Estratégia Ambição 2030 do Pacto Global da ONU no Brasil. Os direitos humanos são uma extensão imensurável do que se compreende pelo ‘S’ do ESG, e a diversidade e inclusão são um de seus pilares, envolvendo subtemas como refúgio, acessibilidade, etarismo, raça, gênero e LGBT+. No campo ambiental, destaco que em 2022, já dentro da minha gestão, obtivemos a certificação ambiental IEnvA Estágio 2 e passamos a oferecer aos clientes uma forma acessível e simples de neutralizar as emissões geradas em seus voos – duas conquistas nas quais a Gol foi pioneira entre as companhias aéreas da América Latina. Conduzir a Gol não apenas para o sucesso financeiro e operacional, como também para gerar valor para a sociedade e o meio ambiente. Acredito na força e nos valores da nossa companhia e do nosso time de águias para a construção de um amanhã melhor e mais sustentável.

Carlos Antunes - Tap

A Tap coloca temas de diversidade, inclusão e sustentabilidade como centrais, em suas campanhas, atuação e estratégias. São conceitos transformadores, que convertidos em ações, são fundamentais para a perpetuação das capacidades competitivas da nossa companhia. A Tap acaba de lançar o seu novo posicionamento, “Abraçar o Mundo”. Um abraço que é talvez a forma mais simples e mais simbólica de amizade. A Tap é uma marca amiga, familiar e próxima de todos. Este “Abraço” reforça a ligação da companhia com os seus clientes, parceiros, trabalhadores e outras partes interessadas – englobando diversidade, inclusão, sustentabilidade!

O objetivo do novo posicionamento é transmitir a ligação de Portugal ao mundo e do mundo a Portugal. “Abraçar o Mundo”, representa o desejo da Tap de descobrir, explorar e alargar horizontes com uma mente aberta e um espírito caloroso. Abraçamos a diversidade, abraçamos a inclusão, abraçamos a sustentabilidade. A Tap abraça o Mundo.

Confira a seguir a edição da Revista PANROTAS na íntegra:

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