Diesenhaus aposta em roteiros privativos e já vê retomada do Turismo a Israel
Situação no momento é estável e tranquila, com destinos funcionando e atrações em operações normais

A PANROTAS recebeu, nesta terça-feira (22), Paloma Tsabban, gerente para a América Latina da operadora israelense Diesenhaus Unitours, que destacou a retomada gradual do Turismo para Israel e seus arredores. A executiva também ressaltou a diversidade de opções que o país tem e a relevância dos circuitos privativos, produto que tem conquistado o público latino-americano ao aliar conforto, personalização e custo-benefício.
"Qualquer um dos nossos circuitos tradicionais pode ser transformado em privativo. Usamos a mesma hotelaria, os mesmos roteiros — só que com serviço exclusivo e em português, se o cliente desejar"
Paloma Tsabban
Na América Latina, a empresa de Turismo receptivo tem representantes em Colômbia, México e Brasil. Aqui, a companhia é representada por Ideas4Brand, de Maria Camilla Alcorta, que também participou da conversa e contou sobre as novidades da empresa.
Retomada gradual e cenário atual
Segundo informam as executivas, apesar do impacto causado pelos conflitos na região, sobretudo no ano passado, a situação no momento é estável e tranquila, com destinos funcionando normalmente e atrações turísticas completamente abertas.
A movimentação de grupos brasileiros, especialmente de São Paulo, tem se intensificado desde março, com três grupos confirmados apenas nesse mês. "As reservas voltaram e estão aumentando. O Turismo está voltando aos poucos, mas com segurança e estrutura", afirma a gerente da empresa para a América Latina.
Israel, segundo ela, "permaneceu com o terrestre funcionando o tempo todo para a chegada de turistas". Agora, com a normalização das operações aéreas por companhias como Lufthansa, Swiss, ITA, British Airways, Air France, Iberia, entre outras, o país se prepara para receber ainda mais visitantes.

Turismo religioso: protagonismo dos grupos evangélicos
Israel continua sendo um destino central para o Turismo religioso — e, quando se trata do público brasileiro, há um perfil bem definido. Segundo Paloma, os grupos organizados vindos do Brasil são compostos majoritariamente por evangélicos, que hoje representam a maior fatia desse segmento de mercado para a Diesenhaus.
"Quando falamos de brasileiros viajando em grupo, os evangélicos são a ampla maioria atualmente. Há também peregrinações católicas e outros perfis, mas o público evangélico domina nesse formato", explica.
Por outro lado, no Turismo individual, a diversidade é maior: pessoas viajando sozinhas, em casal ou em pequenos grupos privados buscam motivações culturais, históricas e espirituais, sem necessariamente um foco religioso específico.
Os roteiros tradicionais, no entanto, continuam os mesmos — e atendem a todos os perfis: Tel Aviv, Costa Mediterrânea, Galileia, Jerusalém, Belém e Mar Morto compõem o itinerário básico da chamada Terra Santa.
Além disso, a Diesenhaus oferece circuitos combinados com Jordânia, Egito, Turquia e Dubai, com opções que vão de 4 até 10 noites. "Temos saídas garantidas desde janeiro. Trabalhamos com peregrinações, mas também com Turismo cultural, histórico e ecumênico", destaca.
Circuitos privativos: a grande novidade
O produto privativo, lançado recentemente pela Diesenhaus, é um upgrade dos circuitos regulares. Utiliza os mesmos serviços, roteiros e datas, mas com um diferencial crucial: a exclusividade. Segundo Paloma, "90% do nosso portfólio pode ser adaptado para essa modalidade, com um preço atrativo, considerando que Israel é um destino caro", acrescenta Paloma.
Os circuitos privativos estão disponíveis com guias em espanhol ou português, e podem ser operados para pequenos grupos ou mesmo para casais e famílias. "Quando você compra um circuito privativo, você sabe que vai viajar com o seu grupo. Isso traz conforto e previsibilidade ao passageiro", pontua Maria Camilla Alcorta.

Diferenciais da Diesenhaus Unitours
Com quase 100 anos de história - a empresa foi fundada em 1926 - a Diesenhaus é a operadora mais antiga de Israel. Hoje, conta com 25 circuitos ativos, com confirmação imediata por meio de um sistema de reservas moderno e eficiente.
"A reserva é feita de forma instantânea, sem burocracia. Isso nos coloca à frente de outros operadores, que ainda precisam passar por várias etapas para confirmar"
Paloma Tsabban
Outro destaque é a flexibilidade da operadora. "Se o cliente quer transformar um circuito regular em privativo, é possível. Quer fazer em português? Também é possível. Isso dá poder de escolha ao agente e ao viajante".
Israel além da Terra Santa
Paloma também fez questão de ressaltar que Israel é muito mais do que um destino religioso. "É um país moderno, seguro, com excelente gastronomia, praias, clima agradável e enorme relevância tecnológica. É a nação das startups, sede de grandes congressos médicos, tecnológicos e de turismo LGBT, como a famosa Gay Parade de Tel Aviv", afirma.
Ela cita ainda atrações como a Maratona de Jerusalém, a feira internacional de agricultura, além de cruzeiros que partem de portos como Haifa e Ashdod. "Israel não é um destino de moda, é um destino milenar. Cada pessoa viaja com um motivo diferente: fé, cultura, história, negócios... É um lugar que toca a todos de formas distintas", resume.
Segundo Paloma, a Diesenhaus está preparada para atender tanto o visitante que busca um roteiro econômico quanto aquele que deseja uma experiência exclusiva e personalizada. E, com o retorno da confiança dos viajantes, o turismo para Israel e região ganha novo fôlego em 2025.