Karina Cedeño   |   28/04/2025 11:41

98% dos brasileiros planejam viagens mais sustentáveis para 2025, aponta Booking

Pesquisa mostra que a sustentabilidade se tornou uma prioridade maior para quem planeja viagens


Divulgação/Hibou
Levantamento revela que uma mudança nas percepções dos viajantes sobre o que a sustentabilidade engloba
Levantamento revela que uma mudança nas percepções dos viajantes sobre o que a sustentabilidade engloba

A Booking.com divulgou o seu 10º Relatório de Viagens e Sustentabilidade, que revela o comportamento e a intenção dos consumidores em relação ao impacto social e ecológico das viagens. A edição de 2025 conta com insights de 32 mil viajantes em 34 países e traz os seguintes destaques:

  • Nos últimos dez anos, em meio à crescente discussão sobre o impacto do Turismo nos destinos, a atenção à sustentabilidade é uma constante. Em 2016, 56% dos viajantes brasileiros acreditavam viajar de forma consciente, enquanto em 2025, 98% afirmam desejar e de certa forma já optar por escolhas mais sustentáveis;
  • Além disso, analisando a década passada, é possível concluir que há uma mudança nas percepções dos viajantes sobre o que a sustentabilidade engloba. Houve mudanças nos níveis de conscientização e a sustentabilidade se tornou uma prioridade maior para muitas pessoas durante o planejamento de viagem;
  • Nesse sentido, hábitos relacionados à redução de resíduos e ao consumo de energia tornaram-se cada vez mais comuns e continuam sendo as principais opções quando os viajantes pensam em influenciar o impacto das viagens. Em 2020, por exemplo, 34% dos viajantes brasileiros disseram que desligavam o ar-condicionado/aquecedor das acomodações quando não estavam presentes e, pouco depois, em 2023, esse número subiu para 76%.;
  • O principal comportamento, que 57% dos viajantes brasileiros esperam incorporar em suas próximas viagens, é a redução do desperdício em geral durante a viagem, o que inclui hábitos como: reciclagem e evitar itens de uso único, seguido por evitar atividades que possam prejudicar a vida selvagem local (57%) e reduzir o consumo de energia (54%).


“Como uma das maiores plataformas de viagens do mundo, temos o compromisso de tornar as escolhas mais sustentáveis mais acessíveis e fáceis de serem identificadas. Atualmente, quase 22 mil acomodações em nossa plataforma exibem certificações reconhecidas de sustentabilidade, e oferecemos filtros específicos para que os viajantes possam encontrar essas opções com facilidade”, comenta o gerente comercial da Booking.com no Brasil, Marco Sobrinho.

Desde 2016, a empresa pesquisa sobre o comportamento dos consumidores em relação a viagens mais sustentáveis. Nesses dez anos de relatório, quase 230 mil viajantes em 35 mercados contribuíram com percepções, comportamentos e possíveis barreiras dos viajantes em relação a viagens mais sustentáveis.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados