Cresce conscientização de viajantes sobre impacto em comunidades locais, diz Booking
Nova pesquisa mostra que ajustes são necessários para que os destinos possam crescer em ritmo saudável

A Booking.com acaba de lançar a 10ª edição de sua pesquisa anual que explora as atitudes e intenções dos consumidores em relação ao impacto social e ecológico das viagens.
Com base em insights de 32 mil viajantes em 34 países e em meio à discussão sobre o impacto do Turismo nos destinos, o estudo conclui que, pela primeira vez, mais da metade dos viajantes (53%) estão agora conscientes do impacto das viagens nas comunidades e no meio ambiente, e que dois terços (69%) agora querem deixar os lugares melhores do que quando chegaram.
O novo levantamento adota uma perspectiva centrada na comunidade. Ao perguntar aos entrevistados não apenas como viajam, mas também como vivenciam os visitantes que chegam onde vivem, essa abordagem lança luz sobre os benefícios e desafios do Turismo, tanto da perspectiva deles como viajantes quanto como moradores locais.
O relatório revela que, embora mais da metade (57%) sinta que o Turismo tem um impacto positivo geral no local onde vivem, ajustes são necessários para que os destinos possam crescer em um ritmo saudável e continuar a ser apreciados por todos.
Compreender as necessidades dos moradores locais
Com pouco menos da metade (48%) dos viajantes acreditando que há uma quantidade certa de Turismo onde vivem, como moradores eles destacam alguns dos desafios comuns que enfrentam relacionados ao Turismo, incluindo:
- congestionamento de tráfego (38%);
- lixo (35%);
- superlotação (30%) e
- aumento do custo de vida (29%).
Apesar dessas preocupações, apenas um pequeno número (16%) de viajantes acredita que limitar o número de turistas em seu destino de origem seja a solução. Em vez disso, eles enfatizam a necessidade de investimentos em suas comunidades, com melhorias no transporte (38%), gestão de resíduos (37%) e preservação ambiental (32%) identificados como os principais tipos de apoio que gostariam de ver.
Em relação ao comportamento dos visitantes no local onde vivem, mais da metade dos viajantes compartilha um sentimento positivo, afirmando que os turistas que veem em casa frequentemente ou sempre respeitam os costumes e tradições locais (53%), além de apoiar os negócios locais (54%). Embora isso ainda aponte espaço para melhorias, correlaciona-se com suas próprias intenções de viagem, com 73% desejando que o dinheiro gasto retorne à comunidade local e 77% buscando experiências autênticas e representativas da cultura local.
Hábitos mais conscientes estão se tornando comuns
Globalmente, em 2025, viajar de forma mais sustentável continua sendo importante para a maioria dos viajantes (84%). Olhando para a década passada, os dados mostram como isso se tornou uma prioridade maior para muitos no planejamento de viagens. Em 2016, menos da metade (42%) dos viajantes globais acreditavam viajar de forma mais sustentável.

Até 2025, 93% dos viajantes globais afirmam querer fazer escolhas de viagem mais sustentáveis e, até certo ponto, já o fizeram. Além do aumento da intenção, ao longo dos dez anos em que a Booking.com vem coletando insights, houve mudanças nos níveis de conscientização, preferências e prioridades em relação ao que os viajantes percebem como tendo um impacto mais positivo nos destinos, comunidades e ecossistemas locais.
Durante esse período, muitos hábitos relacionados à redução de resíduos e ao consumo de energia tornaram-se cada vez mais comuns e continuam sendo as principais escolhas quando os viajantes pensam em influenciar o impacto de suas viagens. Em 2020, 43% dos viajantes afirmaram desligar o ar-condicionado/aquecedor de suas acomodações quando não estavam lá, e em 2023 esse número subiu para 67%.
A pesquisa deste ano mostra que comportamentos relacionados ao impacto comunitário e econômico agora acompanham essas escolhas ambientais, com os viajantes considerando conscientemente maneiras de minimizar o impacto dos destinos que visitam, seja buscando dicas de viagem em outras épocas do ano (39%) ou visitando destinos alternativos para evitar a superlotação (36%).
“Para garantir que os destinos continuem a ser apreciados tanto por moradores quanto por visitantes, o Turismo, a infraestrutura e a inovação precisam acompanhar as boas intenções dos viajantes. Queremos facilitar para viajantes e parceiros a confiança de que suas escolhas estão contribuindo positivamente para os destinos que visitam. Isso inclui oferecer a hotéis e acomodações certificações de sustentabilidade ou fornecer treinamento e orientação aos nossos parceiros de acomodação, bem como sobre como melhor interagir com as comunidades locais ou reduzir o uso de recursos naturais por eles", diz a diretora de Sustentabilidade da Booking.com, Danielle D'Silva.