Rodrigo Vieira   |   27/03/2025 08:36

Similarweb revela como transformar insights em estratégias

No setor de Turismo, essa expertise se traduz na capacidade de mensurar tendências e identificar padrões

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Vicky Almeida, Insights Leader da Similarweb para América Latina
Vicky Almeida, Insights Leader da Similarweb para América Latina

A Similarweb se consolidou como uma das principais referências globais em inteligência digital, fornecendo dados estratégicos sobre sites, aplicativos, comportamento de busca e volume de acessos.

No setor de Turismo, essa expertise se traduz na capacidade de mensurar tendências, identificar padrões de consumo e orientar empresas e destinos sobre como melhorar sua presença digital e engajamento com o público. Similarweb e PANROTAS estreitaram sua parceria por mais um ano, e quem ganha com isso são os leitores profissionais de Turismo, que terão dados de forma constante e regular em nossas plataformas.

Em entrevista à PANROTAS, a Insights Leader da Similarweb para América Latina, Vicky Almeida, destacou o papel essencial da empresa na análise de dados do Turismo e como isso tem sido fundamental para importantes clientes, como Embratur, Latam, CVC e outras grandes marcas do setor.

Dados que impulsionam o Turismo

Segundo Vicky, a Similarweb monitora o tráfego de gigantes do setor, como Decolar e Booking, além de analisar tendências de busca e interesse por destinos turísticos.

"Um dos nossos principais clientes hoje é a Embratur, que utiliza nossos dados para monitorar o interesse de busca pelo Brasil, tráfego em atrações e outros fatores essenciais para desenvolver estratégias de promoção do destino"

Vicky Almeida, Insights Leader da Similarweb para América Latina

No Brasil, a empresa tem uma equipe robusta de cerca de 30 profissionais, mas sua atuação é global, com mais de cinco mil funcionários em todo o mundo. O País se destaca como um mercado estratégico, abrigando grandes empresas multinacionais, como Latam e Airbnb, que demandam cada vez mais inteligência de dados para suas operações.

ChatGPT e a nova fronteira da busca por viagens

Uma tendência que tem ganha do força é o uso do ChatGPT para buscar informações sobre viagens. A Similarweb mensurou mais de 1 bilhão de acessos no Brasil à ferramenta entre janeiro e dezembro, com um perfil majoritariamente jovem: 57% dos usuários têm entre 18 e 24 anos.

"Vemos cada vez mais uma geração Z e millennials buscando recomendações de viagem no ChatGPT. Agora, a grande ques tão para hotéis, destinos e modais é: como garantir que a IA recomende minha marca e não a concorrente?", aponta Vicky.

A integração com plataformas como o ChatGPT ainda é um desafio para o setor, mas a tendência reforça a necessidade de investir em SEO e presença digital para conquistar relevância nas novas formas de busca.

Personalização dos dados

Com o poder de analisar não apenas acessos, mas também padrões de interesse, a Similarweb é capaz de mapear tendências emergentes, como recentemente avaliou o crescimento do Turismo esportivo no Brasil. Segundo Vicky, o País tem se destacado nesse segmento, atraindo viajantes interessados em experiências que vão desde o kitesurfe até visitas ao Maracanã, que tem grande apelo entre turistas alemães, por exemplo.

Dados como esse são ouro na mão dos órgãos de promoção de um país no Exterior, como é a Embratur para o Brasil, e, claro, para empresas que trabalham com Turismo receptivo e de tours, como a Civitatis, que pode incluir o estádio em seus pacotes turísticos, ao lado de atrações clássicas como o Bondinho do Pão de Açúcar e o Cristo Redentor.

“Esse tipo de insight permite que operadoras e destinos ajustem suas ofertas para atender melhor à demanda”, reforça a executiva da Similarweb.

Antena sempre ligada

Em um mercado em constante transformação, a principal missão da Similarweb é capacitar seus clientes a usarem os dados de forma recorrente e estratégica. "O comportamento digital é dinâmico, então os dados precisam ser consultados continuamente. O que é tendência hoje pode mudar em semanas", ressalta Vicky.

Para isso, a empresa investe em suporte contínuo, treinamentos e trilhas de conhecimento, garantindo que seus clientes consigam extrair o máximo dos dados para tomar decisões assertivas. "Nosso trabalho é empoderar empresas para que os dados sejam usados como ferramenta decisiva, e não apenas como um relatório estático", conclui.

Turismo representa 30% da Similarweb no Brasil

Com um portfólio de clientes que abrange desde buscadores de transporte terrestre, como a ClickBus, até gigantes do entretenimento como a Disney, a Similarweb reforça seu papel como aliada estratégica para o Turismo, ajudando empresas e destinos a navegarem com inteligência no universo digital. A executiva conta que a indústria de Turismo representa cerca de 30% dos clientes da empresa no Brasil.

“Não oferecemos apenas acesso aos dados, mas uma análise inteligente dos mesmos, pois sem essa expertise não alcançaríamos a liderança tal qual temos experimentado”

Vicky Almeida, Insights Leader da Similarweb para América Latina

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