Descubra o papel das redes sociais na compra de viagens pelos brasileiros
Estudo foi feito pelo TRVL Lab, laboratório de inteligência de mercado em viagens de PANROTAS e Mapie

O brasileiro é naturalmente um internauta (termo cringe?). Curte, compartilha, comenta, deixa o jóinha, se inscreve no canal, arrasta para cima e está no topo do ranking de utilização das principais redes sociais do mundo. Toda essa digitalização tem impacto direto nos consumidores e consequente mente transforma indústrias. Varejo, serviços financeiros, educação, telecomunicações e tecnologia são alguns dos segmentos econômicos mais impactados pela era da conectividade. O Turismo também está neste patamar.
A indústria de Viagens no País a cada ano que passa se torna mais digital e socialmente influenciada, com as redes sociais ocupando um papel protagonista na decisão e jornada dos viajantes. A maioria dos turistas brasileiros afirma ser impactada por influenciadores digitais e seus hábitos de acesso múltiplas vezes ao dia potencializam a visualização dos conteúdos criados.
É isso que aborda mais um estudo feito pelo TRVL Lab, laboratório de inteligência de mercado em viagens de PANROTAS e Mapie, empresas que compartilham do propósito de investigar constantemente o Turismo e contribuir para o seu desenvolvimento a partir de conteúdos relevantes e análises de mercado.
Mais de 420 brasileiros que embarcaram a lazer pelo menos uma vez nos últimos 12 meses foram entre vistados. Suas respostas indicam caminhos relevantes para profissionais da indústria de Viagens e Turismo compreenderem o comportamento do consumidor on-line sobre Turismo no País.
O poder dos influencers, as redes sociais mais queridas, as marcas de viagens preferidas, a conexão emocional, gatilhos para conversão, o processo de vendas, os destinos mais busca dos nas redes e muito mais.
Confira, portanto, os principais dados da pesquisa Scroll & Go: a jornada social dos viajantes brasileiros, TRVL Lab, 2025.
Principais descobertas

- As redes sociais ocupam um papel protagonista na decisão e jornada dos viajantes no Brasil
- O Instagram é absoluto na sua influência, mas o YouTube não fica muito atrás. Facebook perde espaço à medida em que o TikTok ganha mais usuários de diversas idades.
- Os influenciadores digitais têm papel determinante para a maioria dos viajantes brasileiros. Como a maior parte acessa as redes múltiplas vezes ao dia, o comportamento dos influencers potencializa a visualização dos conteúdos criados.
- Conexão emocional: quase 85% dos entrevistados acreditam que seus perfis refletem com precisão a sua identidade real, o que reforça a fidedignidade de suas narrativas compartilhadas nestes ambientes.
- Os principais gatilhos para conversão de viagens são as promoções e descontos atrativos e as parcerias e publicidade com influenciadores. Mas, não é qualquer conteúdo que marca. Eles devem ser visualmente bem produzidos e fotos e vídeos curtos são os preferidos.
- Oito em cada dez brasileiros usuários da internet seguem marcas e empresas turísticas nas redes sociais. Isso significa que a presença digital de destinos, hotéis, atrativos e restaurantes não é apenas desejável, mas essencial para se manter competitivo e relevante.
- Para jogar o jogo das redes sociais é preciso investir, e as marcas mais seguidas pelos viajantes brasileiros são as gigantes nacionais e internacionais, especialmente aquelas que intermedeiam as vendas.
- Expectativa vs. Realidade: a expectativa criada no ambiente digital se reflete na realidade das viagens, com mais da metade dos brasileiros considerando que a experiência vivida foi muito precisa em relação ao que foi mostrado nas redes sociais. Isso reforça a importância da transparência nas campanhas e o foco na qualidade da entrega real.
- O processo não termina no topo do funil. Quase metade dos entrevistados buscou mais informações pelas próprias redes sociais e explorou perfis relacionados, recorrendo aos buscadores para validar informações
- O próprio viajante se torna um influenciador durante as viagens, postando conteúdo nos Stories e Feed e marcando o destino
- Quase 25% deles recebem solicitações de informações sobre as viagens de sua rede de contatos, transformando-os em verdadeiros vendedores.


Está claro que as redes sociais exercem influência nas viagens, mas muito do que se sabia sobre isso era intuitivo. Com esta pesquisa, mapeamos os comportamentos e impactos na jornada de consideração, escolha e compra do viajante brasileiro, dando clareza para o que é relevante em cada momento e permitindo que empresas turísticas orientem suas ações e investimentos de forma mais assertiva. Os resultados são bem interessantes e o processo não termina no topo do funil, portanto há oportunidade de conversão real de vendas a partir destas informações
Carolina Sass de Haro, diretora da Mapie, representante da Phocuswright e co-criadora do TRVL Lab
Perfil demográfico
A pesquisa Scroll & Go entrevistou mais de 400 pessoas.
- A maioria dos entrevistados vive em Estados do Sudeste e do Nordeste do Brasil.
- O perfil de gênero é predominantemente feminino, com 57,35% mulheres e 42,18% homens.
- Em relação à faixa etária, 35,78% têm entre 30 e 39 anos, enquanto 23,22% estão na faixa de 40 a 49 anos.
- A maior parte dos viajantes tem uma renda familiar mensal entre R$ 3,5 mil e R$ 15 mil.
Perfil de viagens
- Nos últimos 12 meses, grande parte dos viajantes realizou de 2 a 3 viagens a lazer, e 54,42% afirmam não ter realizado viagens internacionais nesse período.
- Quanto à configuração mais comum destas viagens, 46,54% viajam acompanhados de seus cônjuges e filhos menores de 18 anos, enquanto 24,82% viajam apenas com o cônjuge.

Uso das redes sociais
- Instagram, YouTube, Facebook e TikTok são, respectivamente, as redes mais usadas pelos viajantes entrevistados.
- Sobre o acesso às redes e o reflexo da realidade: a maioria das pessoas acessa as redes sociais várias vezes ao dia e, ainda, acre dita que seus perfis refletem com precisão quem são na vida real.
- Quanto à frequência de postagens, 25,07% postam diariamente e 22,72% a cada 2 ou 3 dias


Influência das redes sociais
A maioria dos viajantes gosta de acompanhar promoções de empresas de viagens nas redes sociais e afirma reconhecer as contas nas quais pode buscar informações seguras sobre o assunto. Portanto, a credibilidade nas redes sociais é um diferencial crucial. Empresas que investem em conteúdo informativo e transparente ganham a confiança do público e impulsionam o engajamento.

Criadores de conteúdo e OTAs, os maiores inspiradores

Os perfis que mais inspiraram viagens de lazer foram os de influencers e criadores de conteúdo. Porém as OTAs mantêm forte influência ao ter a conveniência da compra em poucos cliques. Amigos ou familiares também são bastante considerados.

Luz, câmera, ação...
O conteúdo que mais atrai para inspirações de viagens são imagens e fotos, além de vídeos de um minuto ou mais.

Viagens no precinho
Os conteúdos que mais influenciaram os viajantes foram promoções ou descontos atrativos, além de parcerias e publis de influenciadores e criadores de conteúdo.

CVC é a mais segura
80,82% dos entrevistados afirmam seguir marcas e empresas relacionadas às viagens, sendo as mais seguidas CVC, Booking e Trivago.

Os destinos brasileiros mais queridos das redes sociais
O Rio de Janeiro é disparadamente o destino doméstico mais buscado pelos viajantes.

No internacional destaque para os EUA e Argentina
Os destinos mais visitados pelo brasileiro no Exterior são também os mais desejados nas redes sociais. A pergunta foi espontânea, isto é, sem sugestão de escolha.

As funções de cada rede social nas viagens
Os conteúdos que mais influenciaram os viajantes foram promoções ou descontos atrativos, além de parcerias e publis de influenciadores e criadores de conteúdo.







Expectativa vs. realidade
Já sobre a experiência vivida, grande parte dos viajantes considera que ela foi muito parecida ou extremamente precisa em relação ao que foi retratado nas redes sociais. Isso reforça o impacto do marketing autêntico. Quando a experiência real corresponde à expectativa criada on-line, a satisfação aumenta e a chance de recomendações espontâneas cresce significativamente.

Seu negócio em jogo: resultados na prática

Como aplicar os insights da pesquisa para turbinar seus negócios e melhorar sua rentabilidade
- Estabeleça parcerias es tratégicas com influenciadores aderentes a sua marca e persona, pois trabalhar com criadores adequados pode aumentar a conversão.
- Garanta que as promessas digitais se alinhem à realidade da experiência para seguir influenciando e fidelizando clientes.
- Divulgue promoções e descontos direcionados e exclusivos para este ambiente.
- Crie conteúdo visual e autêntico com imagens e vídeos de alta qualidade em formatos impactantes que ajudam a definir escolhas
- Seja ágil nas respostas aos comentários e DMs, pois quase metade dos brasileiros segue nestes canais para iniciar o processo de compra.
Metodologia
Esta pesquisa foi realizada através da aplicação de questionário online e enviada para brasileiros de todas as regiões do Brasil que fizeram pelo menos uma viagem a lazer nos últimos 12 meses. Foram obtidas 422 respostas com um nível de confiança de 90% e uma margem de erro de 3,5%.
Saiba mais em trvl.com.br e/ou mapie@mapie.com.br
Mais insights na Revista do Fórum PANROTAS 2025
Este conteúdo é parte integrante da Revista do Fórum PANROTAS 2025, onde você encontra vários outros insights e tendências para o seu negócio.