Karina Cedeño   |   12/12/2024 12:14
Atualizada em 12/12/2024 12:17

Booking, Latam e Airbnb lideraram acessos na Black Friday; veja outros sites em destaque

Companhias aéreas e OTAs levaram a melhor no ranking de sites mais acessados; confira mais dados


Unsplash/Rupixen.com
Segmento de Travel foi o segundo principal mercado em participação de tráfego, perdendo apenas para os marketplaces
Segmento de Travel foi o segundo principal mercado em participação de tráfego, perdendo apenas para os marketplaces

Quais sites e produtos do Turismo tiveram mais acessos durante a Black Friday deste ano? Um relatório divulgado pela Similarweb revela estatísticas de acessos em diversos sites, revelando quais se destacaram. O período considerado compreende a semana da Black Friday, abrangendo desde a segunda-feira anterior ao evento até a segunda-feira posterior. Para a análise ano a ano, os dados são comparados com o mesmo período de 2023.

O levantamento mostra que:

  • O segmento de Travel foi o segundo mercado em participação de tráfego, perdendo apenas para Marketplace, e teve alta demanda por passagens aéreas;
  • Além disso, o segmento manteve um desempenho constante durante a semana. Na sexta-feira, alcançou seu pico, com 13,3 milhões de visitas, registrando um crescimento de 10% em relação ao ano anterior
Reprodução/Estudo Similarweb


Reprodução/Estudo Similarweb

Sites com mais visitas diárias durante a Black Friday

  • Na semana da Black Friday, a Latam Airlines superou a Booking.com no volume de visitas diárias pela primeira vez no ano;
  • Outro destaque foi a Gol, com aumento de 44% entre quinta e sexta-feira. Na categoria de transporte terrestre, a Buson liderou com crescimento de 27%, e no setor de aluguel de carros, a Movida teve alta de 11%.

Sites com maior número de acessos para busca de passagens aéreas

  • No segmento de passagens aéreas, o qual foi o mais demandado dentro de Travel, a Latam Airlines liderou com 32% de participação. O site da companhia teve um crescimento expressivo no número de acessos no período pós-Black Friday, atingindo o pico em 2/12;
  • Gol e Azul, por sua vez, ficaram em seguida, com participações de 10,5% e 10,4%, respectivamente. No dia do evento, a Gol registrou o maior crescimento do setor (60,9%), superando os concorrentes e assumindo a segunda posição em volume de acessos.
Reprodução/Estudo Similarweb


Oscilações diárias de usuários ativos

Enquanto os sites registraram um crescimento de 7,2% no volume de acessos, os aplicativos seguiram uma tendência oposta, com retração em usuários ativos diários ao longo do período. Em média, o engajamento caiu 9,7% em comparação a 2023.

Reprodução/Estudo Similarweb


Engajamento em aplicativos

  • Com um crescimento de 14,1%, a Latam Airlines foi a marca que mais se destacou no dia da Black Friday, alcançando a liderança do setor na data. Outros aplicativos que registraram crescimento expressivo foram:
  • Smiles (+49,6%);
  • Unidas (+48%);
  • Localiza (+37,2%) e
  • Gol (+35,7%).


Tráfego orgânico e pago

No que se refere ao tráfego e engajamento em buscas, o estudo mostra que tanto o tráfego pago quanto o orgânico mantiveram uma distribuição estável ao longo de novembro, sem grandes picos na Black Friday. A Decolar liderou com 13% do tráfego orgânico e 42,4% do tráfego pago, destacando-se pelas URLs relacionadas à busca por passagens aéreas.

Os produtos mais procurados e os sites que lideraram o tráfego para cada um deles

Passagens aéreas
decolar.com
Aluguel de carros
localiza.com
Pacote de viagem
decolar.com
Hotel
trivago.com.br


Ranking das marcas do Turismo líderes na Black Friday

O ranking destaca as cinco marcas líderes em visitas aos sites e o engajamento diário nos aplicativos durante a semana da Black Friday deste ano:

Sites



Sites
Média de visitas

Booking.com
1.2M

LATAM Airlines
1.1M

Airbnb
0.8M

Tripadvisor
0.6M

Decolar
0.5M


Aplicativos


Aplicativo
Usuários ativos

Airbnb
0.3M

Latam Airlines
0.3M

Booking.com
0.2M

Decolar
0.2M

Clickbus
0,1M


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados