Booking, Latam e Airbnb lideraram acessos na Black Friday; veja outros sites em destaque
Companhias aéreas e OTAs levaram a melhor no ranking de sites mais acessados; confira mais dados

Quais sites e produtos do Turismo tiveram mais acessos durante a Black Friday deste ano? Um relatório divulgado pela Similarweb revela estatísticas de acessos em diversos sites, revelando quais se destacaram. O período considerado compreende a semana da Black Friday, abrangendo desde a segunda-feira anterior ao evento até a segunda-feira posterior. Para a análise ano a ano, os dados são comparados com o mesmo período de 2023.
O levantamento mostra que:
- O segmento de Travel foi o segundo mercado em participação de tráfego, perdendo apenas para Marketplace, e teve alta demanda por passagens aéreas;
- Além disso, o segmento manteve um desempenho constante durante a semana. Na sexta-feira, alcançou seu pico, com 13,3 milhões de visitas, registrando um crescimento de 10% em relação ao ano anterior


Sites com mais visitas diárias durante a Black Friday
- Na semana da Black Friday, a Latam Airlines superou a Booking.com no volume de visitas diárias pela primeira vez no ano;
- Outro destaque foi a Gol, com aumento de 44% entre quinta e sexta-feira. Na categoria de transporte terrestre, a Buson liderou com crescimento de 27%, e no setor de aluguel de carros, a Movida teve alta de 11%.
Sites com maior número de acessos para busca de passagens aéreas
- No segmento de passagens aéreas, o qual foi o mais demandado dentro de Travel, a Latam Airlines liderou com 32% de participação. O site da companhia teve um crescimento expressivo no número de acessos no período pós-Black Friday, atingindo o pico em 2/12;
- Gol e Azul, por sua vez, ficaram em seguida, com participações de 10,5% e 10,4%, respectivamente. No dia do evento, a Gol registrou o maior crescimento do setor (60,9%), superando os concorrentes e assumindo a segunda posição em volume de acessos.

Oscilações diárias de usuários ativos
Enquanto os sites registraram um crescimento de 7,2% no volume de acessos, os aplicativos seguiram uma tendência oposta, com retração em usuários ativos diários ao longo do período. Em média, o engajamento caiu 9,7% em comparação a 2023.

Engajamento em aplicativos
- Com um crescimento de 14,1%, a Latam Airlines foi a marca que mais se destacou no dia da Black Friday, alcançando a liderança do setor na data. Outros aplicativos que registraram crescimento expressivo foram:
- Smiles (+49,6%);
- Unidas (+48%);
- Localiza (+37,2%) e
- Gol (+35,7%).
Tráfego orgânico e pago
No que se refere ao tráfego e engajamento em buscas, o estudo mostra que tanto o tráfego pago quanto o orgânico mantiveram uma distribuição estável ao longo de novembro, sem grandes picos na Black Friday. A Decolar liderou com 13% do tráfego orgânico e 42,4% do tráfego pago, destacando-se pelas URLs relacionadas à busca por passagens aéreas.
Os produtos mais procurados e os sites que lideraram o tráfego para cada um deles
Passagens aéreas | decolar.com |
Aluguel de carros | localiza.com |
Pacote de viagem | decolar.com |
Hotel | trivago.com.br |
Ranking das marcas do Turismo líderes na Black Friday
O ranking destaca as cinco marcas líderes em visitas aos sites e o engajamento diário nos aplicativos durante a semana da Black Friday deste ano:
Sites
Sites | Média de visitas | |
1º | Booking.com | 1.2M |
2º | LATAM Airlines | 1.1M |
3º | Airbnb | 0.8M |
4º | Tripadvisor | 0.6M |
5º | Decolar | 0.5M |
Aplicativos
Aplicativo | Usuários ativos | |
1º | Airbnb | 0.3M |
2º | Latam Airlines | 0.3M |
3º | Booking.com | 0.2M |
4º | Decolar | 0.2M |
5º | Clickbus | 0,1M |