Beatriz Contelli   |   31/10/2024 17:19

Quer viajar? Confira 5 dicas para não cair em fraudes durante a Black Friday

Onfly orienta os consumidores a tomarem cidado com URLs falsas e passagens aéreas inexistentes

Nathana Rebouças/Unsplash
Cartão de crédito oferece maior proteção contra fraudes
Cartão de crédito oferece maior proteção contra fraudes

Um dos momentos favoritos do brasileiro durante o ano para comprar passagens e hospedagens é a Black Friday. Uma pesquisa realizada pelo Google, em julho de 2024, mostra que a data promete ser relevante: 72% dos consumidores ouvidos gostariam de ter algum tipo de oferta de viagens.

No ranking de produtos em geral, o estudo mostrou que, entre os itens mais desejados no período, as viagens estão em sétimo lugar, com 15% da preferência.

Marcelo Linhares, CEO da Onfly, conta que a fraude de passagens aéreas inexistentes é um dos principais golpes, quando os consumidores compram passagens em sites falsos que imitam empresas que de fato existem.

“Na Black Friday, os golpistas tornam-se mais ousados, oferecendo promoções irreais que nunca serão cumpridas. Ofertas como passagens para as Maldivas por R$ 4 mil ou voos para São Paulo por R$ 69 são exemplos típicos dessas situações impossíveis"

Marcelo Linhares, CEO da Onfly

Além disso, há um aumento nas práticas de phishing, em que e-mails, sites e mensagens maliciosas se passam por promoções de empresas conhecidas para solicitar dados pessoais ou de pagamento.

Dicas para evitar fraudes durante a Black Friday

  1. Verifique a reputação do site: pesquise a empresa antes de finalizar a compra e sempre cheque se o domínio do site corresponde ao oficial da empresa. Opte por manter as compras por meio de agências de viagens tradicionais ou plataformas já conhecidas pode reduzir os riscos de fraudes;
  2. Cuidado com URLs falsas: fique atento a sites que copiam visualmente os legítimos, mas que fazem pequenas alterações no endereço de URL. Esses detalhes podem indicar fraudes;
  3. Verifique as redes sociais da empresa: consumidores insatisfeitos geralmente fazem denúncias por meio das redes sociais das companhias focadas em Turismo. Comentários pedindo dinheiro de volta e avaliações podem revelar golpes ou reclamações recorrentes sobre o serviço;
  4. Use cartão de crédito: o cartão de crédito oferece maior proteção contra fraudes e a possibilidade de contestação de cobranças em caso de problemas. Golpistas costumam oferecer descontos maiores para pagamentos via Pix, uma vez que o dinheiro não pode ser recuperado nesse método de pagamento.

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