Pedro Menezes   |   14/11/2024 15:59

Estudo inédito revela que Brasil somou 153 milhões de viagens em 2023

No total, movimento nacional de turistas gerou 719 milhões de pernoites fora de casa em 2023


Divulgação/Embratur Sebrae
 No total, segundo o estudo, o movimento nacional de turistas gerou 719 milhões de pernoites fora de casa em 2023
No total, segundo o estudo, o movimento nacional de turistas gerou 719 milhões de pernoites fora de casa em 2023

Os brasileiros fizeram 153 milhões de viagens em 2023. Ao contabilizar viagens com pernoite, este número chega a 118 milhões, 20 vezes maior que o total de chegada de turistas estrangeiros ao nosso país no mesmo ano. No total, o movimento nacional de turistas gerou 719 milhões de pernoites fora de casa em 2023.

Essas são estatísticas inéditas produzidas pelo Núcleo de Pesquisa em Economia e Administração do Turismo da USP (NEAT-USP) e pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da SKEMA Business School, a partir dos microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2023 do IBGE.

Divulgação
Estados mais visitados pelos turistas brasileiros
Estados mais visitados pelos turistas brasileiros

O estudo, compartilhado com exclusividade com o Portal PANROTAS, revela ainda que São Paulo foi o Estado mais visitado, recebendo quase 27 milhões de turistas domésticos no ano. Minas Gerais ocupou o segundo lugar do ranking, com 11 milhões de chegadas, seguido por Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

São Paulo também tem a cidade mais visitada do país. A capital paulista atraiu cerca de 5,1 milhões de viajantes brasileiros em 2023. Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte e Fortaleza também estão entre as primeiras do ranking. Além das capitais, destacam-se destinos como Ubatuba (SP), Praia Grande (SP) e Caldas Novas (GO).

As viagens domésticas foram as mais consumidas pelos brasileiros. Apenas 3% do total de viagens foram para o exterior. Os países mais visitados foram Estados Unidos, Argentina e Portugal.

Divulgação
Cidades mais visitadas pelos turistas brasileiros
Cidades mais visitadas pelos turistas brasileiros

Outro foco chegou a novos números

Segundo o NEAT-USP e o Centro de Estudos em Sustentabilidade da SKEMA Business School, a recente divulgação dos resultados sobre Turismo da PNAD Contínua 2023 pelo IBGE deu ênfase aos dados sobre domicílios e grupos familiares de viagens, não revelando as estatísticas sobre turistas individuais.

Além disso, muitos dados divulgados se referem ao período de um trimestre, que é o recorte temporal de referência para a coleta de dados da pesquisa. Como o levantamento foi feito ao longo de doze meses consecutivos, os dados captam as variações sazonais do turismo e permitem a estimativa de totais anuais. A divulgação com foco em dados trimestrais deixou espaço para a elaboração das estatísticas adicionais trazidas pelo NEAT-USP.

Para Victor Motta, pesquisador da Skema Business School que também trabalhou nas análises, há um mal entendimento na diferenciação dos dados trimestrais e anuais. Além disso, o pesquisador comenta que muitos leitores e analistas não percebem claramente as diferenças conceituais e acabam confundindo os números de domicílios que viajam, de grupos de viagem e de turistas individuais.

"As notícias que circularam deram ênfase aos 15 milhões de domicílios que fazem ao menos uma viagem no trimestre. No entanto, o número de viagens individuais é muito maior que esse. O foco no total trimestral de domicílios que viajam pode passar a impressão de que o turismo no país é muito menor do que realmente é. O mercado turístico nacional é pujante e deve ser devidamente valorizado"

Glauber Santos, professor USP e coordenador do NEAT

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados