Abav Expo 2024 destacou avanço do Turismo doméstico e interiorização no Brasil
Evento da Abav apontou desenvolvimento econômico em áreas rurais e pequenas cidades pelo País
A 51ª edição da Abav Expo, organizada pela Abav Nacional, destacou o avanço do Turismo doméstico no Brasil e a valorização de destinos no interior do País. Dados da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) indicam um aumento de 40% no número de viagens domésticas em 2023 em comparação ao período pré-pandêmico, o que impulsiona o Turismo receptivo em áreas rurais e cidades menores. Esse movimento tem promovido o desenvolvimento econômico local, com impacto direto nas comunidades.
De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, o aumento no Turismo interno está ligado à abertura de novos aeroportos e ao crescimento da oferta de voos. O Turismo em regiões menos exploradas, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), contribuiu para um aumento de 15% na renda média das famílias em municípios de pequeno e médio porte em 2023, alinhando-se também a práticas sustentáveis que preservam os ecossistemas regionais.
A projeção para o setor aponta para crescimento contínuo, com expectativa de aumento de 25% no fluxo de turistas em destinos pouco conhecidos até 2025, conforme relatório da OMT (Organização Mundial do Turismo). Campanhas de promoção e a adoção de ferramentas digitais para divulgar novos roteiros devem ampliar o alcance dessas áreas.
A presidente do conselho da Abav Nacional, Ana Carolina Medeiros, enfatiapontozou a necessidade de esforços conjuntos entre o setor público e o privado para desenvolver o Turismo em locais menos explorados. O Sebrae aponta que micro e pequenas empresas de turismo no interior tiveram uma demanda 35% maior em 2023, reforçando a importância da capacitação de profissionais para atender essa nova realidade.
"Agentes de viagens e operadores têm adaptado pacotes para oferecer opções que valorizam as características desses destinos"
Ana Carolina Mdeiros, presidente da Abav Nacional
O crescimento do Turismo doméstico e a interiorização refletem o interesse dos brasileiros em explorar a diversidade do país, abrangendo desde grandes centros urbanos até cidades menores com experiências singulares, o que fortalece tanto os viajantes quanto as economias locais de forma sustentável.