Luiz Felipe Simões   |   21/10/2024 17:42
Atualizada em 21/10/2024 17:44

Turismo da América Latina cresce pelo 3º ano seguido; aéreas batem recorde

Reservas brutas cresceram 29%, atingindo US$ 70,1 bilhões em 2023, de acordo com estudo da Phocuswright

Divulgação
Estima-se que 6 milhões de visitantes estrangeiros chegaram ao Brasil em 2023
Estima-se que 6 milhões de visitantes estrangeiros chegaram ao Brasil em 2023

O mercado de viagens da América Latina seguiu crescendo pelo terceiro ano consecutivo, com um aumento de 29% nas reservas brutas, que atingiram a marca dos US$ 70,1 bilhões em 2023.

De acordo a pesquisa da Phocuswright, Latin America Travel Market Report 2023-2027 (que abrange México, Brasil, Colômbia, Chile e Argentina), o Turismo doméstico continuou em forte crescimento, enquanto o tão aguardado retorno de turistas internacionais permitiu um crescimento contínuo.

Cerca de 6 milhões de visitantes estrangeiros chegaram ao Brasil em 2023, gerando um gasto recorde de US$ 6,9 bilhões. Até mesmo as viagens através das fronteiras apresentaram crescimento: mais de 70 mil chilenos viajaram para Buenos Aires, Argentina, tornando-a o principal destino para os residentes do Chile.

No entanto, espera-se que diversos fatores macroeconômicos limitem os ganhos em 2024, quando a receita de viagens na região deve aumentar apenas 2%, chegando a US$ 71,1 bilhões.

Apesar de um clima político volátil, há razões para otimismo no mercado de viagens da América Latina. O PIB da região cresceu 2,2% em 2023, com destaque para o México, que registrou um aumento de 3,2%. No geral, o desemprego caiu para 6,5%, o menor nível em quase 10 anos. Já o desenvolvimento hoteleiro está em expansão, com centenas de novas propriedades em construção no Brasil, México e Colômbia.

As companhias aéreas da América Latina estão transportando números recordes de passageiros e ampliando suas frotas e rotas para atender à demanda. Como resultado, aumentos de dois dígitos são previstos de 2025 a 2027, quando as reservas brutas de viagens devem alcançar US$ 95,8 bilhões.

Divulgação

Quer mais insights?

A Phocuswright Conference aborda as forças que impactam e remodelam a indústria de viagens e mercados globais como o da América Latina. Em 2024, novos agentes de mudança surgem à medida que uma nova era de viagens se aproxima.

É fundamental que os executivos de Turismo da América Latina descubram insights e novas parcerias que os ajudem a impulsioná-los para o futuro. A Phocuswright Conference reunirá a mais influente lista de palestrantes para dissecar, debater e definir como será o turismo nos próximos anos.

De 19 a 21 de novembro, em Phoenix (Arizona), nos Estados Unidos, o programa abordará uma ampla gama de tópicos que auxiliam a navegação nesta Nova Era:

  • Como a indústria aérea lida com novos modelos de distribuição, modernização de sua tecnologia e os desafios das interrupções.
  • O que os viajantes pensam sobre o estado dos sites e aplicativos de viagens, e como estão utilizando tecnologias de ponta, incluindo IA generativa, e suas expectativas para o futuro.
  • A busca por transformar as viagens corporativas e alcançar “a viagem perfeita”.
  • Como a revolução do varejo está elevando a experiência do cliente e abrindo novas oportunidades de receita para negócios de Turismo, apesar de um cenário de distribuição cada vez mais fragmentado.
  • Os principais analistas de Wall Street sobre digital, viagens e hospitalidade compartilharão suas perspectivas sobre o futuro do mercado, investimentos e movimentações.
  • As novas tecnologias e inovações que estão impulsionando o interesse dos investidores, à medida que há um longo caminho para aqueles focados nos fundamentos.
  • A visão de como novas tecnologias, como agentes de IA e ID digital, podem permitir uma verdadeira personalização, embora o caminho até lá possa ser incerto.
  • Especialistas em marketing discutirão o futuro da experiência de compra de viagens e a revolução do varejo impulsionada pela tecnologia.
  • Alguns dos maiores vendedores de experiências do mundo compartilharão suas estratégias para capturar os sonhos, desejos — e o dinheiro — dos viajantes.
  • Melhorias de produtos de todo o mundo baseadas em diferentes perspectivas, culturas e mercados.
  • E muitos outros tópicos que revelam o potencial da nossa indústria em constante movimento

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados