Pedro Menezes   |   31/10/2024 12:58
Atualizada em 31/10/2024 16:17

Aéreas e locadoras estão entre as 100 marcas mais valiosas do Brasil

No ranking da Brand Finance para América Latina, também temos uma série de empresas brasileiras


Divulgação
A única empresa do setor de Turismo presente no Top 10 é a Localiza, que saltou da 16ª para a 7ª posição no ranking
A única empresa do setor de Turismo presente no Top 10 é a Localiza, que saltou da 16ª para a 7ª posição no ranking

A Brand Finance, empresa de contabilidade considerada a primeira consultoria de avaliação de marca a aderir ao Conselho de Normas Internacionais de Avaliação, revelou um estudo completo sobre as 100 marcas mais valiosas do Brasil em 2024. Juntas, elas responderam por US$ 77,2 bilhões em valor de mercado.

Neste ano, o Itaú é a marca mais valiosa do Brasil pelo oitavo ano consecutivo. No geral, os bancos lideram o ranking com quatro entre as 10 marcas mais valiosas do Brasil: Itaú, Banco do Brasil, Bradesco e Caixa. A Petrobras, por sua vez, perdeu valor, mas manteve a quarta posição, enquanto a Natura se tornou a marca mais forte do Brasil.

E o Turismo está presente! A única empresa do setor presente no Top 10 é a Localiza, que saltou da 16ª para a 7ª posição no ranking, com R$ 2,3 bilhões de valor de mercado. A locadora é a marca que mais cresce no Brasil, quase dobrando seu valor de mercado, mas tem as concorrentes Movida e Unidas no Top 50.

Reprodução
As 10 marcas mais valiosas do Brasil em 2024
As 10 marcas mais valiosas do Brasil em 2024

Neste caso, de acordo com o valor de mercado, a Unidas subiu da 32ª colocação para a 26ª colocação de 2023 para 2024, enquanto a Movida caiu do 25° para o 29° lugar de um ano para o outro. Outra empresa presente é a Embraer, fabricante de aeronaves que ficou na 23ª colocação do ranking.

As três companhias aéreas também estão presentes no ranking, com destaque para a Latam, que aparece na 16ª colocação, uma posição acima de 2023. A Azul, por sua vez, figura na 54ª colocação, duas posições abaixo do ranking de 2023, enquanto a Gol está bem próxima, na 65ª colocação, ao ganhar uma posição em relação a 2023.

Divulgação

Brasileiras também estão no ranking da América Latina

No ranking da América Latina, temos uma série de empresas brasileiras, como Itaú (2° lugar); Banco do Brasil (3°); Bradescos (5°) e Petrobrás (9°), que formam o Top 10 de 2024. A liderança, neste caso, fica com a Corona Extra, do segmento de cervejas, que faz parte do Grupo Modelo, do México, que assumiu a liderança no lugar do Itaú.

Quando o assunto é Turismo, a Localiza figura na 22ª colocação, vinte posições acima do ranking de 2023. Temos ainda a Latam Airlines, na 46ª colocação, a Embraer, na 60ª colocação, Unidas, na 69ª colocação, e Movida, na 75ª colocação, que fecham o ranking das empresas brasileiras de Turismo.

Já no ranking abaixo, é possível conferir as 10 marcas mais valiosas em questões sustentáveis. Nele, a Brand Finance avalia o quão sustentáveis são percebidas determinadas marcas, que são representadas por um “Índice de Percepção de Sustentabilidade”. Esta é uma pontuação indexada que fornece informações sobre o papel da sustentabilidade na construção de uma reputação de marca positiva.

Divulgação
Top 10 marcas mais valiosas da América Latina em 2024 por Percepções de Valor de Sustentabilidade
Top 10 marcas mais valiosas da América Latina em 2024 por Percepções de Valor de Sustentabilidade

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados