Aéreas e locadoras estão entre as 100 marcas mais valiosas do Brasil
No ranking da Brand Finance para América Latina, também temos uma série de empresas brasileiras
A Brand Finance, empresa de contabilidade considerada a primeira consultoria de avaliação de marca a aderir ao Conselho de Normas Internacionais de Avaliação, revelou um estudo completo sobre as 100 marcas mais valiosas do Brasil em 2024. Juntas, elas responderam por US$ 77,2 bilhões em valor de mercado.
Neste ano, o Itaú é a marca mais valiosa do Brasil pelo oitavo ano consecutivo. No geral, os bancos lideram o ranking com quatro entre as 10 marcas mais valiosas do Brasil: Itaú, Banco do Brasil, Bradesco e Caixa. A Petrobras, por sua vez, perdeu valor, mas manteve a quarta posição, enquanto a Natura se tornou a marca mais forte do Brasil.
E o Turismo está presente! A única empresa do setor presente no Top 10 é a Localiza, que saltou da 16ª para a 7ª posição no ranking, com R$ 2,3 bilhões de valor de mercado. A locadora é a marca que mais cresce no Brasil, quase dobrando seu valor de mercado, mas tem as concorrentes Movida e Unidas no Top 50.
Neste caso, de acordo com o valor de mercado, a Unidas subiu da 32ª colocação para a 26ª colocação de 2023 para 2024, enquanto a Movida caiu do 25° para o 29° lugar de um ano para o outro. Outra empresa presente é a Embraer, fabricante de aeronaves que ficou na 23ª colocação do ranking.
As três companhias aéreas também estão presentes no ranking, com destaque para a Latam, que aparece na 16ª colocação, uma posição acima de 2023. A Azul, por sua vez, figura na 54ª colocação, duas posições abaixo do ranking de 2023, enquanto a Gol está bem próxima, na 65ª colocação, ao ganhar uma posição em relação a 2023.
Brasileiras também estão no ranking da América Latina
No ranking da América Latina, temos uma série de empresas brasileiras, como Itaú (2° lugar); Banco do Brasil (3°); Bradescos (5°) e Petrobrás (9°), que formam o Top 10 de 2024. A liderança, neste caso, fica com a Corona Extra, do segmento de cervejas, que faz parte do Grupo Modelo, do México, que assumiu a liderança no lugar do Itaú.
Quando o assunto é Turismo, a Localiza figura na 22ª colocação, vinte posições acima do ranking de 2023. Temos ainda a Latam Airlines, na 46ª colocação, a Embraer, na 60ª colocação, Unidas, na 69ª colocação, e Movida, na 75ª colocação, que fecham o ranking das empresas brasileiras de Turismo.
Já no ranking abaixo, é possível conferir as 10 marcas mais valiosas em questões sustentáveis. Nele, a Brand Finance avalia o quão sustentáveis são percebidas determinadas marcas, que são representadas por um “Índice de Percepção de Sustentabilidade”. Esta é uma pontuação indexada que fornece informações sobre o papel da sustentabilidade na construção de uma reputação de marca positiva.