Karina Cedeño   |   24/09/2024 09:54

WTTC revela impacto da pandemia no emprego de mulheres no Turismo

Mulheres e jovens foram mais afetados com a perda de emprego durante a pandemia; veja mais dados do estudo

Dreamstime
Levantamento do WTTC sublinha o potencial do setor como um motor-chave do crescimento econômico inclusivo e do progresso social
Levantamento do WTTC sublinha o potencial do setor como um motor-chave do crescimento econômico inclusivo e do progresso social

O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), em colaboração com o Ministério do Turismo da Arábia Saudita, divulgou novo relatório que revela o forte impacto da pandemia no emprego de mulheres e jovens no setor global de Viagens e Turismo .

  • O levantamento mostra que quase 70 milhões de pessoas que trabalham no setor de Viagens e Turismo perderam os seus empregos durante a pandemia, mas as mulheres e os jovens foram afetados de forma desproporcional, porque as suas funções eram em áreas mais afetadas, como a hotelaria e os serviços de alimentação;

  • Embora o setor tenha registado em geral uma forte recuperação, o relatório 'Tendências Sociais no Emprego em Viagens e Turismo' concluiu que o setor empregava 42 milhões de mulheres e pouco mais de 16 milhões de jovens em 2022, abaixo dos 48,4 milhões de mulheres (-13%) e quase 19 milhões de jovens trabalhadores (15%) apoiados pelo setor em 2019;

  • Embora o setor continue a ser uma fonte vital de empregos para grupos sub-representados, o relatório deixa claro que é necessário fazer mais para garantir uma recuperação inclusiva e equitativa.


O estudo, que examina as tendências do emprego em 185 economias entre 2019 e 2022, sublinha o potencial do setor como um motor-chave do crescimento econômico inclusivo e do progresso social.

Em 2023, a contribuição do setor das Viagens e Turismo para o PIB aumentou 29,1% acima dos níveis pré-pandemia, ultrapassando a média global, que permaneceu 4,1% abaixo.

No entanto, apesar desta recuperação econômica, a recuperação social continuou atrasada, especialmente para as mulheres e os jovens, que continuam a ter maior probabilidade de ficarem presos a funções informais, a tempo parcial ou com baixos salários, sem segurança ou potencial de crescimento.

“Este relatório destaca o extraordinário potencial das Viagens e Turismo para impulsionar o crescimento inclusivo, mas também sublinha a necessidade urgente de ação. As mulheres e os jovens são a espinha dorsal do nosso setor, mas continuam a enfrentar barreiras significativas. Ao investir em competências, promover políticas inclusivas e fomentar o empreendedorismo, podemos desbloquear todo o potencial destes grupos e garantir que o nosso setor lidera a criação de oportunidades de emprego significativas e sustentáveis"

Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC
  • O relatório também destaca que as mulheres continuam sub-representadas em cargos de liderança e de salários elevados, com a divisão de género no emprego nas Viagens e Turismo quase a refletir a da economia em geral;

  • Os jovens trabalhadores, que constituem uma percentagem maior da força de trabalho das Viagens e Turismo em comparação com a economia em geral, enfrentam desafios específicos no acesso a um emprego estável.


“A Visão 2030 da Arábia Saudita sublinha o nosso compromisso em garantir que as Viagens e o Turismo sejam um motor chave da mudança social”, destacou o ministro do Turismo da Arábia Saudita, Ahmed Al Khateeb. “Nossos investimentos substanciais em 2024 incluem 375 milhões de riais (moeda saudita) para o desenvolvimento de habilidades, treinando guias turísticos locais que adquirem conhecimento profundo da rica história e paisagens de nossa nação. Outros estão se tornando empreendedores, concentrando-se na criatividade, liderança e habilidades digitais.

Para acessar o estudo completo, clique aqui.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados