Pedro Menezes   |   23/09/2024 09:56
Atualizada em 23/09/2024 09:59

Qual é o foco dos viajantes da América Latina para 2025?

México, Colômbia e Brasil aparecem como principais destinos da região no ano que vem

PANROTAS / Divulgação
Estudo apresenta uma visão abrangente do panorama de viagens entre diferentes gerações
Estudo apresenta uma visão abrangente do panorama de viagens entre diferentes gerações

Uma nova pesquisa, realizada pela Marriott, com viajantes do Caribe e América Latina revela: o foco está em bem-estar e experiências autênticas, com tendências como turismo sustentável, experiências personalizadas e resorts all-inclusive dominando a preferência para 2025.

México, Colômbia e Brasil aparecem como principais destinos da região para 2025 graças à rica tradição cultural e paisagens diversificadas e têm apelo crescente entre viajantes que buscam experiências exclusivas.

Conduzido em parceria com a especialista em pesquisas de mercado Appinio, o estudo apresenta uma visão abrangente do panorama de viagens entre diferentes gerações (veja abaixo).

“Como um dos principais nomes do setor, a Marriott tem a responsabilidade de compreender as expectativas emergentes dos viajantes e, também, compartilhar esses insights com nossos parceiros do setor de viagem e Turismo. A pesquisa nos permite elaborar um roteiro valioso para os anos à frente e, assim, atender da melhor forma o viajante moderno em busca de experiências autênticas e enriquecedoras"

Brian King, presidente da Marriott International para Caribe e América Latina
Divulgação

Viajar é prioridade

A maioria esmagadora dos entrevistados (90%) está planejando ativamente sua próxima viagem, reafirmando a persistência duradoura do desejo por esse tipo de experiência. Entre os entrevistados, 60% consideram as viagens importantes e as priorizam em seus orçamentos.

Bem-estar ganha protagonismo global

A pesquisa destaca a priorização da saúde e do bem-estar. Quase 75% dos entrevistados concordam que férias são essenciais para o bem-estar (em comparação com 65% no ano anterior), e 67,7% consideram viagens como uma das prioridades no orçamento para 2025.

A ênfase no bem-estar se estende para a popularidade de destinos focados em natureza, relaxamento e bem-estar, além do desejo por experiências autênticas e relevantes.

Predominância das viagens com companheiros e em família: a felicidade continua sendo mais real quando compartilhada

As viagens em família continuam em destaque: 65,8% dos entrevistados planejam fazer ao menos uma viagem em família no próximo ano. Metade dos entrevistados planejam viajar com seus companheiros ou companheiras — número que aumenta para 61% entre Millenials (25 a 34 anos de idade). Esses resultados ressaltam a importância de se compartilhar experiências e o desejo de criar memórias duradouras com pessoas queridas.

Resorts all-inclusive continuam atraentes

A pesquisa revela uma forte preferência por resorts All-Inclusive, com 93,4% dos entrevistados expressando interesse em se hospedar em propriedades que ofereçam instalações bem-equipadas e opções de entretenimento.

Os principais fatores a favor dos resorts all-Inclusive incluem custo-benefício (especialmente para a geração Baby Boomer), conveniência e a inclusão de diversas comodidades no valor da diária. Já a Geração X dá mais prioridade às experiências gastronômicas oferecidas.

Tendências emergentes para 2025

Para 2025, a pesquisa revela várias tendências que devem moldar o futuro das viagens:

  • Ênfase no bem-estar: em todos os grupos etários, mais de um terço dos entrevistados demonstra interesse em experiências focadas em relaxamento e bem-estar.

  • Experiências gastronômicas: a gastronomia aparece como grande motivadora dos viajantes, com ênfase especial na culinária local e experiências autênticas. Essa tendência é especialmente proeminente entre viajantes da Geração X.

  • Sustentabilidade: ecoturismo e sustentabilidade são fatores cada vez mais importantes na seleção do destino, com 80% dos entrevistados considerando-os importantes ou muito importantes.

  • Ascensão da viagem solo: mais da metade dos entrevistados (53%) expressam interesse em viajar sozinhos. Suas principais motivações são liberdade, flexibilidade e oportunidade de autodescoberta. Millenials e Geração Z são os principais grupos etários representados nessa tendência.

  • Roteiros pouco explorados e experiências personalizadas: um número crescente de viajantes está buscando destinos menos conhecidos e frequentados, que ofereçam experiências mais autênticas e personalizadas. Essa tendência é especialmente atraente para pessoas em busca de conexões significativas com as comunidades locais. Ao priorizar roteiros menos explorados, os viajantes têm a chance de mergulhar na cultura local, descobrir tesouros ocultos e ter mais oportunidades de interações pessoais, coisas mais difíceis de se fazer nos destinos turísticos mais movimentados e populares.

Canais digitais continuam essenciais na hora do planejamento

Sites, blogs e redes sociais continuam sendo as principais fontes de informação para viajantes na etapa de planejamento. No entanto, a influência de agentes de viagem continua significativa, especialmente entre entrevistados da geração Z. A influência das redes sociais é indiscutível: 70% dos viajantes da geração Z buscam inspiração e informação nesses canais.

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