Qual é o foco dos viajantes da América Latina para 2025?
México, Colômbia e Brasil aparecem como principais destinos da região no ano que vem
Uma nova pesquisa, realizada pela Marriott, com viajantes do Caribe e América Latina revela: o foco está em bem-estar e experiências autênticas, com tendências como turismo sustentável, experiências personalizadas e resorts all-inclusive dominando a preferência para 2025.
México, Colômbia e Brasil aparecem como principais destinos da região para 2025 graças à rica tradição cultural e paisagens diversificadas e têm apelo crescente entre viajantes que buscam experiências exclusivas.
Conduzido em parceria com a especialista em pesquisas de mercado Appinio, o estudo apresenta uma visão abrangente do panorama de viagens entre diferentes gerações (veja abaixo).
“Como um dos principais nomes do setor, a Marriott tem a responsabilidade de compreender as expectativas emergentes dos viajantes e, também, compartilhar esses insights com nossos parceiros do setor de viagem e Turismo. A pesquisa nos permite elaborar um roteiro valioso para os anos à frente e, assim, atender da melhor forma o viajante moderno em busca de experiências autênticas e enriquecedoras"
Brian King, presidente da Marriott International para Caribe e América Latina
Viajar é prioridade
A maioria esmagadora dos entrevistados (90%) está planejando ativamente sua próxima viagem, reafirmando a persistência duradoura do desejo por esse tipo de experiência. Entre os entrevistados, 60% consideram as viagens importantes e as priorizam em seus orçamentos.
Bem-estar ganha protagonismo global
A pesquisa destaca a priorização da saúde e do bem-estar. Quase 75% dos entrevistados concordam que férias são essenciais para o bem-estar (em comparação com 65% no ano anterior), e 67,7% consideram viagens como uma das prioridades no orçamento para 2025.
A ênfase no bem-estar se estende para a popularidade de destinos focados em natureza, relaxamento e bem-estar, além do desejo por experiências autênticas e relevantes.
Predominância das viagens com companheiros e em família: a felicidade continua sendo mais real quando compartilhada
As viagens em família continuam em destaque: 65,8% dos entrevistados planejam fazer ao menos uma viagem em família no próximo ano. Metade dos entrevistados planejam viajar com seus companheiros ou companheiras — número que aumenta para 61% entre Millenials (25 a 34 anos de idade). Esses resultados ressaltam a importância de se compartilhar experiências e o desejo de criar memórias duradouras com pessoas queridas.
Resorts all-inclusive continuam atraentes
A pesquisa revela uma forte preferência por resorts All-Inclusive, com 93,4% dos entrevistados expressando interesse em se hospedar em propriedades que ofereçam instalações bem-equipadas e opções de entretenimento.
Os principais fatores a favor dos resorts all-Inclusive incluem custo-benefício (especialmente para a geração Baby Boomer), conveniência e a inclusão de diversas comodidades no valor da diária. Já a Geração X dá mais prioridade às experiências gastronômicas oferecidas.
Tendências emergentes para 2025
Para 2025, a pesquisa revela várias tendências que devem moldar o futuro das viagens:
- Ênfase no bem-estar: em todos os grupos etários, mais de um terço dos entrevistados demonstra interesse em experiências focadas em relaxamento e bem-estar.
- Experiências gastronômicas: a gastronomia aparece como grande motivadora dos viajantes, com ênfase especial na culinária local e experiências autênticas. Essa tendência é especialmente proeminente entre viajantes da Geração X.
- Sustentabilidade: ecoturismo e sustentabilidade são fatores cada vez mais importantes na seleção do destino, com 80% dos entrevistados considerando-os importantes ou muito importantes.
- Ascensão da viagem solo: mais da metade dos entrevistados (53%) expressam interesse em viajar sozinhos. Suas principais motivações são liberdade, flexibilidade e oportunidade de autodescoberta. Millenials e Geração Z são os principais grupos etários representados nessa tendência.
- Roteiros pouco explorados e experiências personalizadas: um número crescente de viajantes está buscando destinos menos conhecidos e frequentados, que ofereçam experiências mais autênticas e personalizadas. Essa tendência é especialmente atraente para pessoas em busca de conexões significativas com as comunidades locais. Ao priorizar roteiros menos explorados, os viajantes têm a chance de mergulhar na cultura local, descobrir tesouros ocultos e ter mais oportunidades de interações pessoais, coisas mais difíceis de se fazer nos destinos turísticos mais movimentados e populares.
Canais digitais continuam essenciais na hora do planejamento
Sites, blogs e redes sociais continuam sendo as principais fontes de informação para viajantes na etapa de planejamento. No entanto, a influência de agentes de viagem continua significativa, especialmente entre entrevistados da geração Z. A influência das redes sociais é indiscutível: 70% dos viajantes da geração Z buscam inspiração e informação nesses canais.