Quais os salários do Turismo? Confira em estudo inédito de remuneração
Primeiro estudo oficial de remuneração do Turismo contou com a participação de 28 grandes empresas
Qual é o salário médio de colaboradores que trabalham com Operações nas empresas de Turismo? Quanto será que ganha os colaboradores que trabalham em nível de Supervisão no Turismo brasileiro? E quais seriam os ganhos, por exemplo, de colaboradores que trabalham em nível de Gestão em grandes empresas do setor?
Ficou curioso (a), não é? Pois bem, o setor de Turismo nacional deu um passo importante ao ganhar o seu primeiro estudo oficial de remuneração. Ao todo, 28 operadoras e consolidadores que atuam no segmento participaram da pesquisa sobre cargos, salários e benefícios. A iniciativa é parceria do Senac, SindeturSP e Celerh.
O objetivo do trabalho é trazer clareza e transparência para as empresas do setor, proporcionando dados confiáveis para a elaboração de estratégias sustentáveis de remuneração. O estudo contou com informações sobre 5.207 colaboradores não identificados, que atuam em 134 cargos e funções diferentes.
Métodos e dados utilizados pela pesquisa
Participaram da pesquisa empresas de 20 estados diferentes, além do Distrito Federal, representando 77,8% dos estados, de todas as regiões brasileiras. A grande maioria trabalha na Grande São Paulo (72,1% dos colaboradores), enquanto 13,1% trabalham no interior do Estado. Outros estados representam 7,2% da força trabalhadora, seguidos por Minas Gerais (4%) e Paraná (3,5%).
Dos entrevistados, 274 colaboradores (5,3%) trabalham em empresas de pequeno porte (até 50 colaboradores na base); 889 pessoas (17,1%) em médio porte (de 51 a 150 colaboradores na base); e 4.044 colaboradores (77,6%) em empresas de grande porte (acima de 150 colaboradores na base)
Dos mais de 5,2 mil colaboradores que participaram da pesquisa, 82,3% trabalham com Operação (atendimento ao cliente), outros 10,4% trabalham com Supervisão de Equipes ou Áreas (supervisor e/ou coordenador) e outros 7,3% são de Gestão (executivos, gerentes, diretores, superintendentes e gerentes executivos).
Vamos ao que interessa! Quais são os salários médios?
- Carga horária trabalhada mensal: 4.634 colaboradores (89,2%) têm jornada de 220 horas/mês
- Regime de contrato de trabalho: 4.434 colaboradores (85,2%) são contratados pela CLT e 713 (13,7%) são PJ
- Formato de trabalho: 52,7% estão em modelo presencial; 36,4% estão no híbrido; e 10,9% em home office.
Benefícios não financeiros
Segundo a pesquisa, auxílio creche ou babá, cesta de final de ano e desconto em viagens são proporcionados pela maioria das empresas respondentes. Por outro lado, benefícios como incentivo financeiro para educação, liçenca paternidade estendida e complementação de auxílio-doença são proporcionados pela minoria.
Entre as considerações finais da pesquisa, destaque para alta representatividade nacional. que serve de parâmetro comparativo em relação aos salários pagos no mercado turístico nacional. A preocupação, neste caso, é o expressivo número de colaboradores que trabalham em empresas de grande porte, que aponta para uma tendência de concentração empresarial no setor de agenciamento.
Os resultados indicam que 82,3% dos colaboradores das empresas realizam atividades de nível operacional, Com isso, há uma alta demanda por profissionais nas empresas do setor, reforçando a necessidade de treinamento e aprimoramento constante dessa mão de obra.
Mais considerações sobre o estudo
- Apesar de o formato de trabalho presencial responder por mais de 50% dos contratos de trabalho vigentes, verifica-se que formas mais flexíveis de trabalho já estão presentes nas empresas do setor, pois os formatos híbrido e home office já respondem por quase metade das vagas existentes.
- Um ponto de atenção para o setor é que somente uma das empresas participantes do estudo possui universidade corporativa, demonstrando que há poucas ações reais e intensivas, por parte das empresas, na busca de soluções para qualificar suas equipes e garantir a aprendizagem contínua.
- Apesar dos percentuais tímidos, verifica-se que benefícios não financeiros, como “licença-paternidade estendida”, “incentivo financeiro para educação” e “complementação do benefício por incapacidade”, demonstram a preocupação com a qualidade de vida dos seus colaboradores.
- Novos estudos complementares e comparativos podem e devem ser realizados visando qualificar e ampliar as possibilidades de atualização e o fortalecimento do setor, contribuindo para o aumento da atratividade e da empregabilidade no setor de turismo e hospitalidade.
Empresas participantes do estudo
- Ancoradouro
- BestBuy Travel
- Bilheteria Digital
- Centro de Intercâmbio e Viagens
- CVC Viagens
- Costa Brava Turismo
- Dynamic Travel
- FB Viagens e Soluções
- Interep
- Latitudes Viagens
- LCA Viagens e Eventos
- LTN Viagens
- Matuetê Expedições
- Mobility Turismo
- Orinter
- Primetour
- Quickly Travel
- R11 Travel
- Raidho Viagens
- Sakura
- Sete Mares Turismo
- Stabia Viagens e Turismo
- TBO Holidays Brasil
- Teresa Perez
- Tour House
- Tyller
- ViagensPromo
- Voll
Acesse o estudo completo ao clicar aqui.