Beatriz Contelli   |   11/09/2024 17:37

Inspira Ecoturismo: viajantes querem mais contato com natureza; veja dados

Evento reúne destinos, entidades e pequenos negócios voltados para a sustentabilidade em Bonito (MS)


PANROTAS/Beatriz Contelli
Télcio Barboza, Marina Figueiredo, Mariana Haddad e Renata Vescovi, no Inspira Ecoturismo
Télcio Barboza, Marina Figueiredo, Mariana Haddad e Renata Vescovi, no Inspira Ecoturismo

BONITO (MS) - Para contribuir na construção de novos destinos, o Inspira Ecoturismo reúne, até sábado (14), diversos destinos, entidades e pequenos negócios voltados para a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.

Com três salas temáticas simultâneas, o primeiro dia do evento trouxe, entre as discussões, um bate-papo mediado por Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa, que conversou com Télcio Barboza, do Sebrae-MS, Renata Vescovi, do Sebrae-ES, e Mariana Haddad, do Instituto Semeia, acerca de pesquisas e dados sobre ecoturismo.

Antes das apresentações, Marina Figueiredo divulgou que, na última pesquisa lançada pela Braztoa, em 2023, a cidade de Bonito se destacou entre diversos destinos nacionais nos mais vendidos pelas operadoras.

Parques do Brasil | Percepções da População

O Instituto Semeia se inspira em transformar as áreas protegidas em motivo de orgulho para os brasileiros. Entre seus trabalhos, lançou a 4ª edição da pesquisa Parques do Brasil - Percepções da População.

O relatório visa mapear como a população brasileira interage com os parques naturais e urbanos, além de fomentar o debate e ajudar na formulação de políticas públicas.

Entre os dados do documento, Mariana Haddad, do Instituto, divulgou que

  • 96% das pessoas conhecem pelo menos um parque natural;
  • 71% já visitaram um parque natural;
  • 30% população brasileira nunca teve a oportunidade de estar em um parque natural.

“Os viajantes desejam por mais contato com a natureza, praticar esportes e conhecer atrativos naturais - como cachoeiras, cavernas, fauna e flora. Em 2023, os parques naturais brasileiros registraram 12 milhões de visitantes, um número muito abaixo de países como os Estados Unidos, por exemplo”,

Mariana Haddad, do Instituto Semeia.

Entre os 73 parques naturais do Brasil, três concentram 65% da visitação: Parque Nacional da Tijuca (RJ), Parque Nacional do Iguaçu (PR) e Parque Nacional de Jericoacoara (RN). A pesquisa ainda ressalta que os parques brasileiros têm potencial de receber, de modo sustentável, 56 milhões de visitantes anualmente e gerar um impacto de R$ 46 bilhões no PIB nacional.

Entre os impasses para aumentar a visitação dos parques naturais, estão:

  • Custo de deslocamento e hospedagem altos;
  • Despesas com passeios e alimentação;
  • Falta de informação sobre os parques e as atividades oferecidas.


“Parques naturais bem conservados atraem visitantes e contribuem para o incentivo da comunidade local, na defesa da conversação ambiental e na maior oferta de produtos e serviços para os turistas”, completou.

Pesquisa Ecoar

Desenvolvida entre o Sebrae-MS e a Fundtur, a pesquisa Ecoar demonstrou que, entre 2018 e 2020, 18,6% das chegadas internacionais no Brasil foram motivadas pelo ecoturismo.

O relatório ainda divulga que:

  • 25,6% dos turistas buscam os segmentos de natureza, ecoturismo e aventura;
  • 83% das empresas do Mato Grosso do Sul atuam com ecoturismo;
  • O mercado de ecoturismo mundial alcançou US$ 181 bilhões;
  • O Rio de Janeiro é o Estado com a menor atuação de empresas com ecoturismo (54,2%).

“As operadoras correspondem ao setor de Turismo com maior envolvimento com as atividades de ecoturismo (91,2%), o que significa que as mesmas devem continuar se capacitando no segmento, para entender o que há de novo, quais os desafios e como vendê-lo”,

Télcio Barboza, do Sebrae-MS.

Top 5 desafios de atuar com o ecoturismo, segundo a pesquisa Ecoar:

  • Envolver a comunidade local;
  • Gerir impactos;
  • Realizar parcerias com empresas para comercialização dos produtos;
  • Implementar normas técnicas;
  • Realizar parcerias com entidades públicas na promoção do segmento.


De olho no Turismo de Experiências

O Polo Sebrae de Turismo de Experiência, representado por Renata Vescovi, refletiu que a experiência do viajante engloba o antes, o durante e o depois: como o viajante escolheu o destino, como ele se sentiu no destino e qual seu feedback após as vivências.

Para a pesquisa, 86% dos viajantes acreditam que as experiências são o aspecto mais importante de uma viagem.

O turista de experiência também deseja:

  • Passeio a pé pela cidade (63%);
  • Passeio guiado (55%);
  • Atrações naturais (46%);
  • Monumento cultural (42%);
  • Atividades gastronômicas (37%).


E por que ainda há viajantes que não procuram por destinos de experiências?

  • 50% creem que as experiências no destino são muito caras;
  • 25% preferem gastar dinheiro com outros aspectos da viagem;
  • 25% não ficaram sabendo das experiências disponíveis.


Quais são as principais escolhas de experiências?

  • 64% desejam ver maravilhas naturais;
  • 58% buscam vivenciar uma aventura.


O Portal PANROTAS participa do Inspira Ecoturismo Bonito a convite do Sebrae-MS.

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