Beatriz Contelli   |   11/09/2024 11:58

Como oferecer uma hospedagem sustentável? Inspira Ecoturismo traz reflexões

Hotéis de diferentes regiões do País apresentaram suas práticas ESG para os participantes do evento

PANROTAS/Beatriz Contelli
Emiliano Brugnera (Cambará Eco Hotel), Hellen de Almeida (Centro Sebrae de Sustentabilidade), Ana Duék (Viajar Verde) e Messias Fernandes (Morada dos Canyons)
Emiliano Brugnera (Cambará Eco Hotel), Hellen de Almeida (Centro Sebrae de Sustentabilidade), Ana Duék (Viajar Verde) e Messias Fernandes (Morada dos Canyons)

BONITO (MS) - Com o tema “Construindo Novos Destinos”, a terceira edição do Inspira Ecoturismo começou ontem (10), reunindo um público de 550 pessoas no Centro de Convenções de Bonito.

O primeiro dia de painéis foi iniciado nesta manhã (11) com uma discussão sobre como os meios de hospedagem podem aplicar práticas sustentáveis. Mediado por Hellen de Almeida, do Centro Sebrae de Sustentabilidade, o debate contou com a presença de Messias Fernandes, da Morada dos Canyons (SC), Emiliano Brugnera, do Cambará Eco Hotel (RS), e Ana Duék, do Viajar Verde.

A Morada dos Canyons, em Santa Catarina, passou a implementar diversas ações de ESG, focadas em natureza e no bem-estar tanto dos hóspedes quanto dos colaboradores. Veja algumas delas:

  • Energia solar
  • Tratamento de esgoto e resíduos
  • Compostagem
  • Reaproveitamento dos resíduos orgânicos
  • Inclusão de lâmpadas de led
  • Treinamento dos colaboradores
  • Campanha contra abandono de animais
  • Conservação da mata nativa

“Entendemos que as práticas ESG diminuem os prejuízos das empresas e as tornam mais eficientes. Cuidamos do meio ambiente, dos nossos colaboradores e dos nossos hóspedes. Acreditamos que um colaborador feliz atende o hóspede ainda melhor. Incentivamos nossos profissionais a aplicarem essas ações dentro das suas casas”, afirmou Messias Fernandes.

Ainda no Sul do País, o Cambará Eco Hotel, no Rio Grande do Sul, compartilhou que desde 2019 conquistou a certificação de Carbono Neutro graças às suas diversas ações ESG, que incluem:

  • Placas solares
  • Separação e destinação correta dos resíduos
  • Geração de biogás para a cozinha do hotel
  • Estações de tratamento de água
  • Produtos biodegradáveis

“É necessário respeitar o meio em que estamos inseridos e as comunidades locais. Desenvolvemos projetos que interagem com a natureza porque sabemos que a natureza é a nossa maior aliada”, ressaltou Emiliano Brugnera.

Caminhos para a Sustentabilidade na hotelaria do Brasil

“Não é apenas sobre adotarmos práticas de sustentabilidade dentro do empreendimento, mas sobre assumirmos responsabilidade com o nosso território”,

Ana Duék, especialista em Jornalismo Sustentável

A também fundadora do site Viajar Verde salientou a importância de escolher meios de hospedagem que se preocupam com a sustentabilidade. “Mesmo viajando, precisamos ficar atentos ao que está acontecendo com o clima no Brasil e no mundo”, reforçou.

Ana apresentou o case da Pousada Lagoa do Cassange, em Maraú (BA), localizada em área de proteção ambiental, que atua voltada para a proteção da natureza e da comunidade locais. O empreendimento ainda aposta no Turismo socioeducativo, por meio de uma escola para as crianças da comunidade, além de geração de energia solar e produção de alimentos orgânicos.

PANROTAS/Carla Lencastre
Ibiti Projeto
Ibiti Projeto

Outro exemplo apresentado por Ana é o Ibiti Projeto, de Minas Gerais, que visa proporcionar experiências de conexão com a natureza. A propriedade tem como missão fazer os hóspedes repensarem sua atuação com o meio ambiente e trabalham pela reintrodução de espécies na Mata Atlântica, na reconstrução de uma vila local e no incentivo ao empreendedorismo sustentável.

“A sustentabilidade é uma jornada contínua”

Ana Duék, especialista em Jornalismo Sustentável

O Portal PANROTAS viaja a convite do Sebrae-MS.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados