Karina Cedeño   |   18/09/2024 14:16

64% dos passageiros querem redução das filas nos aeroportos, diz estudo

Ainda segundo o estudo, a tecnologia para rastrear bagagem diminui a ansiedade dos passageiros


Mark Hodson/Flickr
Redução das filas nos aeroportos foi apontada como a melhoria mais importante que os viajantes gostariam de ver em toda a jornada
Redução das filas nos aeroportos foi apontada como a melhoria mais importante que os viajantes gostariam de ver em toda a jornada

O que os passageiros querem para melhorar sua experiência de viagem? O recém-lançado relatório da Sita de Insights em TI de Passageiros revela algumas respostas para essa questão. Entre elas, que 64% dos passageiros querem redução das filas nos aeroportos. Confira abaixo.

Confira abaixo os principais insights do estudo:

  • De acordo com o levantamento, 64% dos passageiros destacaram a redução das filas nos aeroportos como a melhoria mais importante que gostariam de ver em toda a jornada;

  • Além disso, foi comprovado que a biometria acelera o tempo de processamento dos usuários, mas metade dos viajantes expressa preocupações persistentes em relação à privacidade dos dados. Isso aponta para uma clara necessidade de educação e tranquilidade sobre a segurança e os benefícios da tecnologia biométrica, que é testada de acordo com rigorosos padrões de segurança de dados. Ainda assim, os passageiros classificam seus níveis de conforto com a biometria de forma relativamente alta, com média de 6,7 em 10;

  • Os viajantes consideram a tecnologia fundamental e adotam, com entusiasmo, soluções inovadoras em dispositivos móveis. Eles já usam seus aparelhos móveis como um controle remoto para a viagem, com diversas etapas importantes, como reserva, tempo de espera e coleta de bagagem;

  • Em 2019, apenas 8% reservaram viagens por meio de um aplicativo de companhia aérea, embora isso tenha aumentado para aproximadamente 20% nos últimos dois anos;

  • Três em cada quatro viajantes pesquisados relatam que se sentem confortáveis em ter seu passaporte armazenado no telefone por meio de uma credencial de viagem digital segura e compartilhá-lo com antecedência para acelerar o trajeto. Isso sinaliza o papel importante que as identidades digitais desempenharão na experiência de viagem do futuro.
Reprodução/Estudo Sita
Uso da tecnologia em cada jornada do passageiro
Uso da tecnologia em cada jornada do passageiro


Reprodução/Estudo Sita
Credencial de viagem digital se torna cada vez mais importante nas viagens
Credencial de viagem digital se torna cada vez mais importante nas viagens

“Estamos no limiar de uma nova era das viagens, à medida que uma demanda sem precedentes coincide com inovações tecnológicas que têm o poder de revolucionar toda a jornada. O interesse dos passageiros é claro: eles estão ansiosos para adotar as mais recentes soluções digitais a fim de tornar sua experiência mais rápida e simplificada do que nunca. Cabe ao setor a responsabilidade de garantir que esses viajantes estejam totalmente informados sobre a segurança avançada dos dados e o potencial de preservação da privacidade da biometria”

David Lavorel, CEO da Sita

Aeroportos devem se atentar aos portões eletrônicos

O estudo destaca que os aeroportos precisam concentrar seus esforços em portões eletrônicos, cujo uso permaneceu estável ano após ano. Os portões têm um potencial significativo no contexto futuro das viagens, dados os benefícios de processamento mais rápido, redução de filas, benefícios de custo e maior precisão na verificação. Os portões eletrônicos devem, portanto, ser uma prioridade-chave em aeroportos e companhias aéreas que buscam iniciativas de transformação digital.

Tecnologia para rastrear bagagem diminui ansiedade dos passageiros

O levantamento da Sita revela também que oferecer a opção de rastrear bagagem no celular ou por meio de identificação digital será fundamental para inspirar confiança nos passageiros. Considerando que a maioria dos casos de manejo incorreto de bagagens (77% - Relatório SITA 2024 Baggage IT Insights) ocorre devido a atrasos, a capacidade de rastrear a bagagem aliviaria a ansiedade em torno disso.

As soluções móveis também podem ter um impacto na confiança dos viajantes para despachar bagagens quando eles estão voando. Quando questionados sobre quais soluções aumentariam a confiança, dois terços (68%) dizem que se sentiriam mais confiantes se novas tecnologias e soluções fossem disponibilizadas a eles.

Redução das viagens corporativas

Uma tendência observada nos últimos anos e destacada pelo estudo é a diminuição da proporção de voos para viagens de negócios. Desde 2022, a proporção de voos por motivos pessoais era de 72%, aumentando para 83% em 2024. Isso mostra uma redução nas viagens corporativas, que mudaram após a pandemia. Muitas empresas estão tomando uma abordagem on-line primeiro, usando ferramentas de colaboração remota e mudando a cultura para políticas de viagens mais objetivas e sustentáveis.

Sustentabilidade em foco

A sustentabilidade continua sendo uma prioridade para os passageiros, que estão dispostos a assumir compromissos extras em termos de custo e tempo para tornar suas viagens mais ecológicas.

Reprodução/Estudo Sita
Porcentagem média de preço adicional do bilhete aéreo que os passageiros estariam dispostos a pagar <br/>para compensar as emissões de carbono<br/>de seus voos em 2024
Porcentagem média de preço adicional do bilhete aéreo que os passageiros estariam dispostos a pagar para compensar as emissões de carbono de seus voos em 2024
  • A pesquisa mostra que os viajantes estão dispostos a pagar uma média de 11% além do custo da passagem para compensar as emissões de carbono do voo;

  • Mais da metade também está disposta a fazer trajetos mais longos em velocidade mais lenta ou a carregar bagagens mais leves para reduzir a pegada de carbono.

“Os viajantes estão mostrando ao setor que visam as mesmas responsabilidades em relação à mudança da aviação para zero emissões líquidas. A abertura deles à compensação de carbono e à mudança de comportamento em relação à bagagem complementará o compromisso das companhias aéreas e dos aeroportos com a redução de carbono, por meio de medidas como tecnologia sustentável, mudanças nas operações e na infraestrutura”, acrescenta Lavorel.

Para o estudo, a Sita entrevistou mais de sete mil passageiros em 25 países das Américas, da Ásia, da Europa, do Oriente Médio e da África no segundo trimestre deste ano. Para ter acesso ao estudo completo, clique aqui.

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