Turismo esportivo e musical deve movimentar R$ 9 trilhões até 2032
Tendência global tem os brasileiros entre os principais adeptos, especialmente em grandes eventos
O turismo relacionado a eventos esportivos e musicais está em plena expansão e deve movimentar mais de R$ 9 trilhões até 2032, segundo estimativas de órgãos internacionais de Turismo. Essa tendência global tem os brasileiros entre os principais adeptos, especialmente em grandes eventos, como os jogos olímpicos de Paris, onde o Brasil se destacou entre os dez países que mais "exportaram" torcedores.
Uma pesquisa global conduzida pela Collinson International, proprietária dos Lounges Priority Pass e LoungeKey, presentes em mais de 1,5 mil aeroportos ao redor do mundo, mapeou esse crescimento. O estudo entrevistou cerca de 9 mil turistas de 17 países e revelou que 83% já viajaram para eventos esportivos, enquanto 71% o fizeram para assistir a shows nos últimos três anos ou planejam fazê-lo nos próximos 12 meses.
"As pessoas estão valorizando mais as experiências do que os objetos. Se você vai a um evento esportivo ou musical, a experiência não começa apenas quando você entra no estádio. É o planejamento, a própria viagem e a excitação"
Christopher Ross, presidente da Collinson International
O Brasil, conhecido por sua paixão por esportes e música, não ficou de fora dessa pesquisa. O país foi destaque na Olimpíada de Paris, onde a demanda por ingressos foi tão alta que o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) precisou disponibilizar um adicional de 57 mil ingressos apenas para os turistas brasileiros. Entre as modalidades mais procuradas pelos brasileiros estão ginástica artística, vôlei e skate.
Crescimento e oportunidades econômicas
Esse crescimento do Turismo de eventos esportivos e musicais é impulsionado por diversos fatores, como o aumento das opções de destinos, a internacionalização de ligas esportivas e a retomada das viagens após a pandemia de covid-19. O estudo também mostrou que mais da metade dos turistas de eventos viajam mais de uma vez por ano, com 22% assistindo a três ou mais eventos anualmente.
Além disso, a pesquisa apontou que 88% dos brasileiros que viajam para eventos esportivos têm o futebol como principal motivo, reafirmando a paixão nacional pelo esporte. Entre esses viajantes, 85% já visitaram uma nova cidade ou país para ver seu time ou artista favorito, e 31% planejam repetir a experiência.
Experiências premium nos aeroportos
Outro dado relevante da pesquisa é a busca por experiências premium durante as viagens. Cerca de 45% dos brasileiros que viajam para eventos utilizam lounges de aeroportos, aproveitando espaços de descanso, alimentação e conectividade, tornando a viagem mais agradável.
Entre as preferências dos brasileiros, destacam-se as salas de espera (28%), salas de jogos (17%), cápsulas para dormir (12%) e spas (9%). A principal razão para visitar esses espaços é relaxar antes ou depois dos eventos, uma prática adotada por 55% dos fãs de música e 53% dos fãs de esportes.