Rock in Rio já eleva ocupação hoteleira e demanda por voos, diz Copastur
Dados da Copastur mostram alta na procura e média de valores gastos por turistas no período
Impulsionado pela proximidade do Rock in Rio, que ocorre na metade de setembro, o Rio de Janeiro está vivendo dias de alta na procura de turistas.
Segundo dados da Copastur, empresa especializada em viagens corporativas, a demanda por viagens e a ocupação hoteleira na cidade registraram aumentos notáveis, consolidando o evento como um dos principais propulsores da economia local, tanto no Turismo de lazer quanto no corporativo.
De acordo com a Copastur, a ocupação hoteleira no período do Rock in Rio já cresce 12% em relação ao mesmo período de 2023 e 18% se comparado a 2022, ano da última edição do evento. A alta demanda também fez com que a diária média dos hotéis aumentasse em 30% em comparação ao ano anterior.
No setor aéreo, o crescimento também já é notado, com aumento de 20% na demanda por passagens em comparação ao ano passado. As tarifas para o Rio de Janeiro, segundo informa a Copastur, registraram uma elevação de 25%, reflexo da alta procura por voos durante o evento.
"Esses números são um reflexo direto do trabalho integrado que desenvolvemos dentro da nossa biosfera de marcas. Conseguimos acomodar tanto os viajantes corporativos quanto aqueles que viajam para curtir o evento, oferecendo soluções personalizadas para todos os perfis",
CEO da Copastur, Edmar Mendoza
Quanto custa para o turista
Além do aumento na demanda por viagens e hospedagens, a Copastur também observou um crescimento de 14,5% nas transações em comparação ao mesmo período do ano passado.
Os dados revelam que, em média, cada passageiro está gastando mais de R$ 1,9 mil em passagens aéreas e aproximadamente R$ 2,4 mil em hospedagem, representando um aumento de 5% nos gastos em relação ao ano anterior.
O Rock in Rio, que atrai milhares de visitantes e trabalhadores a cada edição, tem um impacto econômico iportante, elevando os índices de ocupação e impulsionando a receita do setor hoteleiro, das companhias aéreas e das agências de Turismo especializadas.