Filip Calixto   |   16/07/2024 10:34

Turismo no Estado do Rio de Janeiro cresce quase 10% em 12 meses

Atividade turística no Estado acumula alta de 3,7% no acumulado do ano de 2024


Unsplash/Elizeu Dias
Análise sobre o RJ foi feita pela IFec RJ (Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises), com base na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE
Análise sobre o RJ foi feita pela IFec RJ (Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises), com base na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE

As atividades turísticas no estado do Rio de Janeiro cresceram no mês de maio. O índice registrou alta de 2,5% em relação a abril e 1,2% na comparação interanual. Com isso, o estado do Rio acumula alta de 9,5% nos últimos 12 meses e de 3,7% no ano, de acordo com dados da IFec RJ (Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises), com base na PMS (Pesquisa Mensal de Serviços), do IBGE, de maio.

Serviços

No setor de serviços, houve retração de 0,2% em maio frente ao mês anterior. Já no comparativo interanual o avanço foi de 0,6%. Com o resultado, o setor turístico acumulou alta de 3,3% em 2024 e de 2,1% nos últimos 12 meses, mais que o registrado no Brasil, que foi 2,0% no ano e 1,3% nos últimos 12 meses.

Na comparação com maio de 2023, as variações positivas foram outros serviços (4,6%), seguido de serviços prestados às famílias (3,5%) e serviços de informação e comunicação (2,2%).

"A expansão vem dos serviços de alojamento e alimentação, estimulados pelo Dia das Mães e pelo segmento de eventos. Apesar disso, a resiliência do setor mantém o alerta do BCB ligado, o que contribui para a manutenção da política monetária restritiva fazendo com que as perspectivas para o segundo semestre não sejam tão positivas olhando o setor como um todo", explica o diretor-executivo do IFec RJ, João Gomes.

Tópicos relacionados