Recuperação de viagens domésticas no Brasil é destaque nas Américas
Dados do WTTC foram apresentados no evento MarketHub Americas, realizado em Las Vegas (EUA)
LAS VEGAS (EUA) – Durante o MarketHub Americas, evento do Grupo HBX realizado em Las Vegas nesta semana, o head of Membership do World Travel & Tourism Council (WTTC), Adolfo Reyes, destacou as tendências globais e regionais no setor de Turismo e Viagens observadas em 2023. Neste cenário, o Brasil se destaca nas Américas no que se refere à recuperação do volume de viagens, no comparado com 2019.
"Quando falamos da recuperação das viagens domésticas em 2023, Brasil e EUA destacam-se nas Américas, com cerca de 10% de crescimento acima dos níveis de 2019. Esse é um dado importante, considerando que cerca de um quarto dos países pesquisados pelo WTTC fecharam 2023 atrás dos níveis pré-pandêmicos", destaca o especialista.
"Quando se trata da perspectiva internacional, vemos uma história diferente. As viagens internacionais ainda não voltaram totalmente. Cerca de 60% dos países consultados nas Américas ainda estão atrás dos níveis de 2019. Apenas o Brasil e a Colômbia são a exceção, com um crescimento muito forte, especialmente a Colômbia".
Contribuição do setor de Viagens e Turismo para o PIB
Reyes também apresentou uma tabela com os 15 países com maior contribuição do segmento de viagens e Turismo para o PIB. No ano passado, o Brasil ocupava a 13ª posição a nível global.
"Podemos ver dois novos países no top 15. No ano passado, a Turquia alcançou pela primeira vez o top 14, enquanto a Arábia Saudita deverá estar no top 13 até 2034. O Brasil está em uma ligeira tendência descendente, perdendo dois pontos até 2034. A Índia, por outro lado, está em tendência ascendente. Passaram da 10ª posição para a 8ª em 2023 e estarão em quarto lugar em 2034", conclui o executivo.
O Portal PANROTAS viaja a convite do Grupo HBX, com proteção GTA.