ABF divulga 20 maiores microfranquias do Brasil; 1 é do Turismo
Levantamento mostra Clube Turismo na 11ª posição, com 560 operações
A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou o ranking com as 20 maiores microfranquias do Brasil na última semana. Visando melhor refletir o panorama e movimentos das franquias cujo investimento inicial é de até R$ 135 mil, a associação promoveu algumas mudanças no ranking deste ano.
Primeiro, expandiu a lista, que agora conta com 20 posições, abrindo assim o intervalo de análise, mas ainda mantendo a relevância, visto que a última posição conta com mais de 300 operações. A segunda novidade foi incluir no ranking redes mistas (com modelo tradicional e microfranquia) com mais de 50% de operações microfranquias em sua rede, a fim de agrupar negócios com perfil mais próximo.
Clube Turismo entre as maiores microfranquias do Brasil
Entre as 20 maiores microfranquias do Brasil, destaca-se uma no setor de Turismo: a Clube Turismo, que ficou em 11º lugar no ranking da ABF. O faturamento alcançado pela rede em 2023 foi de R$ 193 milhões. A projeção é totalizar 630 novos franqueados à rede, reforçando o compromisso com o crescimento e a expansão. Já para o faturamento, a rede planeja atingir neste ano a marca de R$ 240 milhões.
A Clube Turismo foi a única rede de Turismo entre as microfranquias e a única do segmento com variação positiva, de acordo com o estudo da entidade. “Nós estamos sempre pensando na melhoria de condições para os nossos franqueados e clientes e a nossa expansão demonstra o retorno desse trabalho e comprometimento ao longo dos anos”, afirma a CEO da empresa, Ana Virgínia Falcão.
Veja abaixo o ranking da ABF com as 20 maiores microfranquias:
Mercado de franquias no Brasil volta a crescer
Conforme noticiado pelo Portal PANROTAS, o mercado de franquias no Brasil consolidou sua recuperação e voltou a crescer em 2023, com o faturamento atingindo R$ 240,6 bilhões, variação positiva de 13,8% em relação a 2022 e, portanto, acima das projeções que apontavam crescimento menor. De acordo com a mais recente pesquisa da ABF, o desempenho foi alavancado pelo forte resultado no 4º trimestre de 2023, no qual o setor registrou um crescimento nominal no faturamento de 14,2% (R$ 63,8 bilhões para R$ 72,8 bilhões).
Todos os onze segmentos do franchising cresceram acima de 9% em 2023 frente ao ano anterior, indica a pesquisa da associação. O terceiro maior avanço ficou com Hotelaria e Turismo (16,4%), também beneficiado pela forte retomada das viagens, do aumento do tíquete médio das viagens aéreas, da demanda reprimida, pelo retorno de eventos e lazer e novos formatos de operação via franquia.