Com crise da 123 Milhas, comerciais de Turismo na TV caem; veja a disputa
Queda na televisão, no entanto, não reflete o desempenho da indústria, que vive alta em 2023. Dados de SP
Apesar do bom momento do Turismo no Brasil, o volume de propagandas relacionadas a empresas deste mercado na TV aberta de São Paulo caiu 33% de agosto a novembro deste ano na comparação com mesmo período no ano passado. O principal motivo dessa queda é a crise da 123 Milhas, que foi a segunda empresa com o segundo maior número de inserções em 2022, atrás da Decolar. Os dados são da empresa de inteligência de mídia Tunad.
No período analisado, em 2022 o total de inserções relacionados a empresas de Turismo foi de 3.947. Este valor para o mesmo período analisado de 2023, foi de 2.633 inserções.
Iza versus Ivete Sangalo
A Decolar, líder do período analisado no ano passado, segue como líder neste ano com 894 comerciais, mas ganhou a concorrência da CVC, que registrou com 786 inserções. "Disputa" de divas: A OTA tem Iza como garota-propaganda, enquanto a operadora mais tradicional do Brasil tem Ivete.
Uma entrada agressiva na televisão aberta estava entre as prioridades do plano de marketing anunciado pelo CEO da CVC Corp, Fábio Godinho, assim que ele assumiu o cargo, em junho.
ViajaNet também sobe para o top 5
Em 2022, a Decolar liderou o ranking com maior número de comerciais, seguido de 123 Milhas, HotMilhas, MSC Cruzeiros e a agência EGP Viagens.
Já em 2023 houve uma mudança no cenário, entrando três marcas diferentes no ranking: depois de Decolar e CVC, figuraram Airbnb, MSC Cruzeiros e ViajaNet, respectivamente.
“Historicamente, a ViajaNet sempre usou a demanda gerada pelos demais anunciantes para potencializar a conversão on-line, mas com a redução de anúncios de 123 Milhas e outros do mercado, a empresa estreou na mídia de TV e rádio a partir de junho, então o que vemos é o aumento do recall da marca gerado pelo alcance da TV e do rádio”, explica o COO da Tunad, Ricardo Monteiro. Vale lembrar que a ViajaNet é parte do grupo Decolar, depois de ter sido comprada pela gigante on-line em 2022.
ViajaNet se destaca em Uplift
Em termos de “Uplift” — aumento nas buscas pela marca no Google em relação à média —, a ViajaNet se destacou, com um aumento de 142%, sendo identificadas 139 inserções em 2023 nas emissoras de TV aberta de São Paulo, seguido por MSC Cruzeiro com 53%, Airbnb com 45%, CVC com 23% e Decolar com 19%.