Laura Enchioglo   |   19/09/2023 11:54
Atualizada em 19/09/2023 11:55

Viagens internacionais atingem 84% dos níveis pré-pandemia globalmente

700 milhões de turistas viajaram internacionalmente nos primeiros sete meses do ano em todo o mundo


Unsplash/Ross Sneddon
viagens,turistas
viagens,turistas

O Turismo internacional continua a se recuperar da pandemia de covid-19, com números animadores divulgados pela Organização Mundial do Turismo (OMT) nesta terça-feira (19). Até julho deste ano, as chegadas de turistas internacionais atingiram 84% dos níveis pré-pandemia.

Também entre janeiro e julho de 2023, 700 milhões de turistas viajaram internacionalmente, 43% a mais do que no mesmo período de 2022.

Julho foi o mês mais movimentado, com 142 milhões de turistas internacionais registrados, quase 20% do total do período pesquisado.

"Os dados da OMT mostram, mais uma vez, como o Turismo está se recuperando de forma robusta em todas as partes do mundo. Mas à medida em que o nosso setor se recupera, também precisa se adaptar. Os eventos climáticos extremos que temos testemunhado nos últimos meses, bem como os desafios críticos de gerir o aumento do Turismo, sublinham a necessidade de construir um setor mais inclusivo, sustentável e resiliente e de garantir que a recuperação ande de mãos dadas com o repensar do nosso setor"

Secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili

Resultados por região

Segundo a OMT, todas as regiões do mundo registaram fortes taxas de recuperação do turismo durante os primeiros sete meses de 2023, impulsionadas pela procura de viagens internacionais de vários grandes mercados emissores:

  • O Oriente Médio registou os melhores resultados entre janeiro e julho de 2023, com chegadas 20% acima dos níveis pré-pandemia. A região continua sendo única a ultrapassar os níveis de 2019 até agora.
  • A Europa atingiu 91% dos níveis pré-pandemia, apoiada pela robusta procura intra-regional e pelas viagens provenientes dos Estados Unidos.
  • A África recuperou 92% dos visitantes pré-pandemia neste período de sete meses, enquanto as Américas 87%.
  • Na Ásia e no Pacífico, a recuperação acelerou para 61% dos níveis de chegada pré-pandemia, após a abertura de muitos destinos e mercados de origem no final de 2022 e no início deste ano.

Olhando para frente

De acordo com a OMT, os resultados mostram que o Turismo internacional continua no bom caminho para atingir 80% a 95% dos níveis pré-pandemia em 2023. As perspectivas para o período entre setembro e dezembro de 2023 apontam para uma recuperação contínua, segundo o último Índice de Confiança da OMT, embora a um ritmo mais moderado após a alta temporada de viagens de junho a agosto.

Estes resultados serão impulsionados pela procura ainda reprimida e pelo aumento da conectividade aérea, especialmente na Ásia e no Pacífico, onde a recuperação ainda é moderada.

  • Espera-se que a reabertura da China e de outros mercados e destinos asiáticos continue a impulsionar as viagens tanto na região como para outras partes do mundo.
  • O ambiente econômico desafiador continua a ser um fator crítico na recuperação efetiva do Turismo internacional em 2023, de acordo com o Painel de Peritos da OMT.

No entanto, a OMT alerta: a persistência da inflação e o aumento dos preços do petróleo traduziram-se em custos mais elevados de transporte e alojamento. Isto poderá pesar nos padrões de consumo durante o resto do ano, com os turistas a procurarem cada vez mais uma boa relação qualidade/preço, viajando mais perto de casa e fazendo viagens mais curtas.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados