Consumo fora do lar se recupera a níveis pré-pandêmicos no Brasil
Segundo relatório da Kantar, setor hoteleiro, de restaurantes e cafés impulsionou recuperação
O consumo fora do lar mostra fôlego ao redor do mundo - e no Brasil. Por aqui, houve alta de 26% no valor entre o primeiro trimestre de 2022 e o deste ano. Esta é a primeira vez que houve recuperação em relação a níveis pré-pandêmicos, tanto no Brasil como no Exterior. As informações são do OOH Barômetro 2023, relatório produzido pela consultoria Kantar.
A alta de 10% no primeiro trimestre de 2023 é o ápice de uma sequência de oito trimestres consecutivos de crescimento. Em números gerais, a modalidade cresceu 11% em valor no mundo. Os destaques globais ficam para, além de Brasil, Reino Unido (23%) e México (14%).
ALTA NO SETOR HOTELEIRO, DE RESTAURANTES E CAFÉS
Os gastos com consumo fora do lar são mais voltados para a categoria Horeca (setor formado pelo conjunto de hotéis, restaurantes e cafés), que apresenta alta de 14% no valor entre o primeiro trimestre de 2022 e o mesmo período de 2023.
Em seguida, aparece Impulso (compras em lojas de doces, máquinas de venda automática, postos de conveniência, entre outros), com 10%.
Ainda vale destacar que as bebidas têm sido o setor mais afetado, com a proporção de consumo longe dos níveis pré-pandêmicos. Um exemplo neste contexto são os refrigerantes. No primeiro trimestre de 2020, o produto tinha 53% de valor no mercado mundial. Caiu para 39% no mesmo período de 2021, subiu para 49% no ano seguinte e permanece com a mesma porcentagem agora.