51% dos viajantes de luxo preferem experiências sobre bens
Pesquisa revelada pela ILTM mostra uma série de tendências das viagens de alto padrão nesta retomada
CANNES (FRANÇA) – Nos últimos três anos, as viagens globais enfrentaram uma série de desafios causados pela covid-19 e as viagens de luxo tiveram de se reinventar. Neste ano, os deslocamentos continuam a se recuperar fortemente, apesar de ainda sentirem impactos da pandemia, mas o Turismo como um todo apresenta melhoras significativas.
Impossibilitados de viajar, viajantes de alto padrão economizaram e, agora, com a retomada, procuram voltar às jornadas em grande estilo. Segundo a nova (e segunda) edição da pesquisa Buzz vs Reality, da ILTM, lançada nesta terça-feira (6) na ILTM Cannes, os termos “nenhuma despesa poupada” e “tempo é precioso” expressam bem o sentimento dos viajantes neste momento.
Veja a seguir alguns highlights do levantamento:
A cautela foi particularmente alta entre os viajantes asiáticos, onde países como China e Japão continuaram a ver os bloqueios reimpostos e tiveram surtos esporádicos da doença. Esse impacto no Turismo fez com que 82% dos indivíduos ricos da Ásia-Pacífico tirassem férias em seu próprio país, subindo para 97% dos chineses. Enquanto isso, 51% o fizeram na Ásia/Ásia Pacífico e apenas cerca de um terço se aventurou nos outros continentes.
Os europeus também foram grandes viajantes domésticos e regionais no ano passado, com 91% deles dentro de seu próprio país e 90% viajando para outro país da Europa. Houve uma clara queda no número de viagens de longo curso, embora 57% ainda tenham sido para as Américas e pouco menos da metade para a Ásia/Oriente Médio.
Da mesma forma, 91% dos indivíduos das Américas fizeram uma viagem doméstica no ano passado, com 22% fazendo mais do que antes da pandemia. Devido ao tamanho de países como Estados Unidos, México e Brasil, os viajantes podem experimentar uma ampla variedade de tipos de férias sem precisar do passaporte. No entanto, muitos se aventuraram fora de seus países, com 68% indo para outro lugar nas Américas, 58% indo para a Europa e 44% para a Ásia/Ásia Pacífico.
A pesquisa traz uma série de outros insights e tendências sobre o mercado de luxo e o que vem acontecendo agora que a retomada está latente. Em breve o link estará disponível para acesso e será inserido nesta matéria.
O Portal PANROTAS é media partner da ILTM Cannes e viaja a convite da organização do evento
Impossibilitados de viajar, viajantes de alto padrão economizaram e, agora, com a retomada, procuram voltar às jornadas em grande estilo. Segundo a nova (e segunda) edição da pesquisa Buzz vs Reality, da ILTM, lançada nesta terça-feira (6) na ILTM Cannes, os termos “nenhuma despesa poupada” e “tempo é precioso” expressam bem o sentimento dos viajantes neste momento.
Veja a seguir alguns highlights do levantamento:
- Experiências sobre bens: 51% preferem o primeiro contra apenas 9% para o segundo;
- Desejo de novos espaços/experiências nas férias (56%);
- Voar com menos frequência e ficar mais de uma semana (49%);
- Bem-estar é um fator-chave no planejamento de viagens: 61% dizem que agora é um fator importante em uma viagem;
- Preocupações com saúde e segurança persistirão: 53% dizem que será importante em sua próxima reserva;
- Interesse no uso da tecnologia para melhorar as férias: 44% estão interessados nisso.
O que está crescendo?
- Consultores de viagens se tornando essenciais: 59% planejam usá-los para metade ou mais de suas reservas;
- “Viagens de vingança” – recuperando o tempo perdido (50%), com foco na extravagância (40%);
- Viagens em família e multigeracionais: 40% planejam fazer no ano que vem;
- 60% preferem planejar com bastante antecedência contra 13% que gostam de viagens de última hora;
- Viagens sustentáveis/ecológicas em ascensão: 45% planejam fazer mais desses tipos;
- Os gastos com viagens devem aumentar notavelmente: 57% planejam gastar mais, com apenas 10% cortando.
Tendências de viagens recentes e futuras
- Os feriados domésticos dominaram no ano passado: 91% dos ricos da Europa e das Américas fizeram uma viagem dentro de seu país, enquanto 82% dos da Ásia-Pacífico o fizeram.
- Férias na cidade, na praia e em família estendidas foram os tipos de férias mais populares no ano passado e devem permanecer assim nos próximos 12 meses. Os cruzeiros de barco devem ter um aumento notável no interesse, principalmente entre os viajantes ricos das Américas.
- No geral, 57% dos ricos globais esperam gastar mais em férias do que em viagens pré-covid, chegando a 73% nas Américas. Apenas um em cada dez (10%) espera reduzir.
- Cerca de metade planeja viajar mais para compensar o tempo perdido e fazer viagens de comemoração e feriados mais extravagantes do que antes.
VIAGENS DOMÉSTICAS
O relatório mostra ainda que houve uma clara diminuição no número geral de férias tiradas globalmente entre o verão de 2021 e 2022, já que as viagens foram reduzidas pela pandemia. O Turismo internacional, em particular, sofreu uma desaceleração à medida que as viagens domésticas e regionais se tornaram mais populares em relação aos anos anteriores à covid.A cautela foi particularmente alta entre os viajantes asiáticos, onde países como China e Japão continuaram a ver os bloqueios reimpostos e tiveram surtos esporádicos da doença. Esse impacto no Turismo fez com que 82% dos indivíduos ricos da Ásia-Pacífico tirassem férias em seu próprio país, subindo para 97% dos chineses. Enquanto isso, 51% o fizeram na Ásia/Ásia Pacífico e apenas cerca de um terço se aventurou nos outros continentes.
Os europeus também foram grandes viajantes domésticos e regionais no ano passado, com 91% deles dentro de seu próprio país e 90% viajando para outro país da Europa. Houve uma clara queda no número de viagens de longo curso, embora 57% ainda tenham sido para as Américas e pouco menos da metade para a Ásia/Oriente Médio.
Da mesma forma, 91% dos indivíduos das Américas fizeram uma viagem doméstica no ano passado, com 22% fazendo mais do que antes da pandemia. Devido ao tamanho de países como Estados Unidos, México e Brasil, os viajantes podem experimentar uma ampla variedade de tipos de férias sem precisar do passaporte. No entanto, muitos se aventuraram fora de seus países, com 68% indo para outro lugar nas Américas, 58% indo para a Europa e 44% para a Ásia/Ásia Pacífico.
A pesquisa traz uma série de outros insights e tendências sobre o mercado de luxo e o que vem acontecendo agora que a retomada está latente. Em breve o link estará disponível para acesso e será inserido nesta matéria.
O Portal PANROTAS é media partner da ILTM Cannes e viaja a convite da organização do evento