Tráfego aéreo global sobe 68% em agosto, aponta Iata
Dados mostram um impulso contínuo na recuperação das viagens aéreas
A Iata divulgou nesta quinta-feira (6) os dados de passageiros para agosto de 2022, mostrando um impulso contínuo na recuperação das viagens aéreas. O tráfego total no mês (medido em RPKs) aumentou 67,7% em relação a agosto de 2021. Globalmente, o tráfego está agora em 73,7% dos níveis pré-pandemia.
Unsplash/Marcus Zymmer
Dados da Iata mostram um impulso contínuo na recuperação das viagens aéreas
O tráfego doméstico em agosto aumentou 26,5% em relação ao mesmo período do ano passado, ficando em 85,4% do nível do mesmo mês de 2019. Já o tráfego internacional subiu 115,6% em relação a agosto de 2021, com as companhias aéreas da Ásia apresentando as maiores taxas de crescimento ano a ano. Os RPKs internacionais atingiram 67,4% dos níveis de agosto de 2019.
“A temporada de viagens de verão no Hemisfério Norte terminou em alta. Considerando as incertezas econômicas predominantes, a demanda por viagens está progredindo bem. E a remoção ou flexibilização das restrições de viagem em alguns dos principais destinos asiáticos, incluindo o Japão, certamente acelerará a recuperação na Ásia. A China continental é o último grande mercado que mantém severas restrições de entrada da covid-19”, disse o diretor geral da entidade, Willie Walsh.
Mercados Internacionais de Passageiros
As companhias aéreas da Ásia-Pacífico tiveram um aumento de 449,2% no tráfego de agosto em comparação com agosto de 2021. A capacidade aumentou 167% e a taxa de ocupação aumentou 40,1 pontos percentuais, indo para 78,0%. Embora a região tenha experimentado o crescimento mais forte ano a ano, as restrições de viagens restantes na China continuam a dificultar a recuperação geral da região;
O tráfego de agosto das aéreas europeias aumentou 78,8% em relação a agosto de 2021. A capacidade aumentou 48,0% e a taxa de ocupação cresceu 14,7 pontos percentuais, chegando a 85,5%. A região teve o segundo maior fator de ocupação depois da América do Norte;
O tráfego das companhias aéreas do Oriente Médio aumentou 144,9% em agosto em comparação com o mesmo mês de 2021. A capacidade subiu 72,2% em relação ao mesmo período do ano passado e a taxa de ocupação cresceu 23,7 pontos percentuais, indo para 79,8%.
As transportadoras norte-americanas tiveram um aumento de tráfego de 110,4% em agosto em relação ao mesmo período de 2021. A capacidade aumentou 69,7% e a taxa de ocupação subiu 16,9 pontos percentuais chegando a 87,2%, que foi a maior entre as regiões;
O tráfego de agosto das companhias aéreas da América Latina aumentou 102,5% em relação ao mesmo mês de 2021. A capacidade cresceu 80,8% e a taxa de ocupação subiu 8,9 pontos percentuais, indo para 83,5%;
Por fim, as companhias aéreas africanas tiveram um aumento de 69,5% nos RPKs de agosto em relação a um ano atrás. A capacidade de agosto de 2022 aumentou 45,3% e o fator de carga subiu 10,8 pontos percentuais, indo para 75,9%, o menor entre as regiões. O tráfego internacional entre África e regiões vizinhas está próximo dos níveis pré-pandemia.
Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.
Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.
Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.