Viagens domésticas e variantes da covid-19 marcam Turismo em 2021
As principais tendências de viagens de 2021 foram impulsionadas pela pandemia de covid-19
Um novo relatório da Forward Keys, que tem os dados de passagens aéreas mais recentes e abrangentes disponíveis, revela as principais tendências de viagens de 2021, que, sem surpresa, são todas impulsionadas pela pandemia de covid-19.
“2021 foi definitivamente um ano de recuperação de viagens; mas essa recuperação foi acidentada e irregular, com muitos destinos estabelecidos deslocados e vários destinos dependentes do Turismo fazendo esforços valiosos para reter o patrocínio de viajantes a lazer. Também tem sido um cabo de guerra entre uma forte demanda reprimida de viagens, de um lado, e as restrições de viagens, impostas pelos governos para inibir a disseminação do covid-19, por outro”, afirmou o VP de Insights da Forward Keys, Olivier Ponti.
Confira abaixo os principais destaques.
Enquanto Dubai permanece no topo da lista (que é um importante destino lazer, bem como um hub de viagens corporativas), os crescimentos mais notáveis incluem, Miami, que subiu de 18ª para 5ª colocação; Madri, que foi de 16ª a 10ª; e os novatos na lista Cancún (México) em 2º, Cairo (Egito) em 9º, Punta Cana em 12º, San Juan (Porto Rico) em 13º, Lisboa em 14º, Atenas em 15º, Cidade do México em 16º, Palma de Maiorca em 17º, e Frankfurt em 20º.
Os dois com maior crescimento, Cancún e Miami, são os principais destinos de lazer populares entre os turistas nos Estados Unidos. A maioria dos novos participantes no final da lista também são destinos de lazer importantes, populares entre os turistas europeus.
Os principais destinos pré-pandêmicos, que caíram da lista dos 20 principais, incluem dez cidades principais: Bangcoc, Tóquio, Seul, Cingapura, Hong Kong, Taipei, Xangai, Jeddah, Los Angeles e Osaka.
Uma revisão das viagens em todo o mundo em 2021, discriminadas por região, revela até que ponto as viagens internacionais foram paralisadas. No geral, as viagens aéreas internacionais representavam pouco mais de um quarto (26%) do seu nível pré-pandemia. A região Ásia-Pacífico atingiu apenas 8%; enquanto a Europa alcançou 30%, África e Oriente Médio 36% e as Américas 40%.
Uma comparação das viagens entre a primeira e a segunda metade do ano (H1 e H2) mostra que as viagens internacionais globais mais do que dobraram de 16% dos níveis pré-pandêmicos para 36%. No entanto, a recuperação foi extremamente desigual. Na região da Ásia-Pacífico, as chegadas de voos aumentaram de 5% do nível de 2019 no primeiro semestre para 10% no segundo semestre. Na Europa, passaram de 14% para 45%; no Oriente Médio e na África, cresceram de 24% para 48% e nas Américas, de 30% para 52%.
Dentro das regiões, alguns países foram muito mais resistentes ao impacto do covid-19 nas viagens do que outros. Os destinos de destaque que melhor mantiveram seu número de visitantes foram a América Central, especialmente El Salvador e Belize, e o Caribe - todos pontos de férias para turistas americanos. Muitos deles conseguiram registrar taxas de visitação superiores a 60% dos níveis de 2019 ao longo do ano.
O mesmo grau de resiliência a viagens era verdadeiro para cerca de duas dúzias de países na África. No entanto, seu nível de resiliência é um pouco menos notável porque muitos deles têm economias que são muito menos dependentes do Turismo.
Na China, os volumes de viagens domésticas voltaram aos níveis pré-pandêmicos já em setembro de 2020; no entanto, eles caíram em janeiro e novamente em agosto, devido a um ressurgimento nos casos de covid-19. No Brasil, Rússia, Estados Unidos e China, as viagens domésticas aumentaram, respectivamente, para 148%, 128%, 87% e 76% dos níveis pré-pandêmicos no segundo semestre de 2021, em comparação com 50%, 28%, 39% e 1% para viagens internacionais.
Em grande parte devido à tendência de viagens domésticas em países grandes, as companhias aéreas nesses mercados conseguiram resistir à covid-19 melhor do que as transportadoras cujos negócios têm sido mais orientados para viagens internacionais de curta distância. Isso é ilustrado por uma análise das 20 principais companhias aéreas em 2021 em comparação com 2019.
Todas as principais companhias aéreas europeias caíram ou saíram do ranking; e foram substituídos por companhias aéreas com negócios substanciais na China e nos Estados Unidos, que têm sido mais capazes de manter sua capacidade. Por exemplo, a Ryanair e EasyJet, as duas maiores transportadoras europeias, caíram da 5ª e 8ª posição, respectivamente, a 7ª e 16ª. Lufthansa, British Airways e Air France, as maiores companhias aéreas tradicionais da Europa, caíram da lista das 20 primeiras, assim como a Emirates e a Air Canada. Eles foram substituídos por Shenzhen, JetBlue, Spirit, Hainan e Xiamen.
Uma comparação de viagens internacionais dentro das principais regiões do mundo, viagens intra-regionais, e entre regiões do mundo, viagens extra-regionais (ou de longa distância), revela que houve uma mudança nas viagens de longa distância durante a pandemia. Em 2019, a proporção de viagens intra-regionais para extra-regionais era de 56%:44%; mas em 2021, isso mudou para 62%:38%.
O padrão também mudou, com uma proporção maior de pessoas na Europa e nas Américas viajando regionalmente, em vez de viagens de longa distância. A tendência pode ser explicada por uma combinação de vários fatores, incluindo o fechamento efetivo de uma região do mundo, a Ásia-Pacífico, o aumento do custo e da dificuldade de viagens longas durante a pandemia e a mudança frequente dos regulamentos de viagens da pandemia, que desencorajam desproporcionalmente as pessoas de reserva de viagens de longa distância, já que normalmente são reservadas e planejadas com prazos de entrega muito mais longos.
Na batalha dos hubs, Doha ultrapassou Dubai para se tornar o aeroporto hub de destaque no Oriente Médio, conectando o tráfego aéreo entre o Sul da Ásia, Oriente Médio, América do Norte e África Subsaariana. Na Europa, Amsterdã fechou a lacuna de Frankfurt para trânsitos intra-europeus e conexões com a América do Norte.
Antes da pandemia, a lista dos dez principais aeroportos centrais do mundo era liderada por Dubai, com 7,7% do mercado de conexões de voos intercontinentais. Foi seguido por Frankfurt, Amsterdã, Doha, Istambul, Paris, Hong Kong, Munique, Londres e Abu Dhabi.
Em 2021, era chefiado por Amsterdã, com 8,3% de participação nas conexões de voos intercontinentais. Amsterdã é agora seguida por Frankfurt, 8,2%, Istambul, 6,8%, Doha, 6,7%, Dubai, 5,9%, Paris, 5,0%, Cidade do Panamá, 3,5%, Adis Abeba, 3,1%, Munique, 2,9% e Madri, 2,4 %
A análise do tráfego mensal em 2021 mostra que Amsterdã ultrapassou brevemente Frankfurt em setembro e outubro; mas caiu em novembro. No mesmo mês, Dubai recuperou a liderança sobre Doha pela primeira vez desde fevereiro.
Um gráfico que traça a recuperação das viagens aéreas mostra um crescimento relativamente estável desde o primeiro trimestre de 2021, quando o tráfego era inferior a 20% dos níveis de 2019, até o quarto trimestre, quando havia subido para mais de 50%. No entanto, houve dois contratempos, o primeiro começou durante a semana de 12 de março, quando o crescimento das reservas semanais passou de +11% para -10%, à medida que a variante Delta começou a varrer o mundo.
O segundo começou na última semana de outubro, quando as reservas semanais atingiram seu ponto máximo, 64% da mesma semana de 2019. As reservas têm desacelerado desde então; e no final de novembro, eles caíram para 54% dos níveis de 2019, o que estava intimamente relacionado com um novo aumento nos casos de covid-19 desde o final de outubro. Agora é provável que o surgimento da nova variante Ômicron e as restrições de viagem introduzidas em resposta inibirão a demanda por viagens de última hora durante o período de Natal.
“2021 foi definitivamente um ano de recuperação de viagens; mas essa recuperação foi acidentada e irregular, com muitos destinos estabelecidos deslocados e vários destinos dependentes do Turismo fazendo esforços valiosos para reter o patrocínio de viajantes a lazer. Também tem sido um cabo de guerra entre uma forte demanda reprimida de viagens, de um lado, e as restrições de viagens, impostas pelos governos para inibir a disseminação do covid-19, por outro”, afirmou o VP de Insights da Forward Keys, Olivier Ponti.
Confira abaixo os principais destaques.
- Viagens de lazer nos EUA lideraram a recuperação;
- A paralisia da Ásia-Pacífico continuou, enquanto o México, a América Central, o Caribe e grande parte da África se mostraram mais resistentes;
- O Oriente Médio começou a reviver;
- As viagens domésticas têm sido dominantes, principalmente em países grandes;
- As principais companhias aéreas europeias têm lutado desproporcionalmente;
- Houve um declínio relativo nas viagens de longa distância;
- Doha e Amsterdã avançaram na batalha dos hubs;
- Novas variantes continuaram a representar uma ameaça potente.
LAZER NOS EUA
Uma comparação das principais cidades de destino do mundo, antes da pandemia em 2019 e ao longo de 2021, ilustra a forte tendência para as viagens de lazer liderando a recuperação. Várias cidades importantes foram empurradas para baixo ou para fora do ranking das 20 primeiras, enquanto os principais destinos de lazer, especialmente para turistas nos Estados Unidos, subiram muito.Enquanto Dubai permanece no topo da lista (que é um importante destino lazer, bem como um hub de viagens corporativas), os crescimentos mais notáveis incluem, Miami, que subiu de 18ª para 5ª colocação; Madri, que foi de 16ª a 10ª; e os novatos na lista Cancún (México) em 2º, Cairo (Egito) em 9º, Punta Cana em 12º, San Juan (Porto Rico) em 13º, Lisboa em 14º, Atenas em 15º, Cidade do México em 16º, Palma de Maiorca em 17º, e Frankfurt em 20º.
Os dois com maior crescimento, Cancún e Miami, são os principais destinos de lazer populares entre os turistas nos Estados Unidos. A maioria dos novos participantes no final da lista também são destinos de lazer importantes, populares entre os turistas europeus.
Os principais destinos pré-pandêmicos, que caíram da lista dos 20 principais, incluem dez cidades principais: Bangcoc, Tóquio, Seul, Cingapura, Hong Kong, Taipei, Xangai, Jeddah, Los Angeles e Osaka.
AMÉRICA CENTRAL E CARIBE RESILIENTES
Uma revisão das viagens em todo o mundo em 2021, discriminadas por região, revela até que ponto as viagens internacionais foram paralisadas. No geral, as viagens aéreas internacionais representavam pouco mais de um quarto (26%) do seu nível pré-pandemia. A região Ásia-Pacífico atingiu apenas 8%; enquanto a Europa alcançou 30%, África e Oriente Médio 36% e as Américas 40%.
Uma comparação das viagens entre a primeira e a segunda metade do ano (H1 e H2) mostra que as viagens internacionais globais mais do que dobraram de 16% dos níveis pré-pandêmicos para 36%. No entanto, a recuperação foi extremamente desigual. Na região da Ásia-Pacífico, as chegadas de voos aumentaram de 5% do nível de 2019 no primeiro semestre para 10% no segundo semestre. Na Europa, passaram de 14% para 45%; no Oriente Médio e na África, cresceram de 24% para 48% e nas Américas, de 30% para 52%.
Dentro das regiões, alguns países foram muito mais resistentes ao impacto do covid-19 nas viagens do que outros. Os destinos de destaque que melhor mantiveram seu número de visitantes foram a América Central, especialmente El Salvador e Belize, e o Caribe - todos pontos de férias para turistas americanos. Muitos deles conseguiram registrar taxas de visitação superiores a 60% dos níveis de 2019 ao longo do ano.
O mesmo grau de resiliência a viagens era verdadeiro para cerca de duas dúzias de países na África. No entanto, seu nível de resiliência é um pouco menos notável porque muitos deles têm economias que são muito menos dependentes do Turismo.
ORIENTE MÉDIO DE VOLTA
As viagens para vários destinos do Oriente Médio também excederam a referência de 60% no segundo semestre. Mais notavelmente, as viagens para a Turquia subiram de 33% no H1 para 67% no H2 dos níveis pré-pandêmicos e as viagens para o Egito aumentaram de 37% para 72%. Dubai manteve sua posição como o principal destino da cidade; e Doha ultrapassou Dubai como um centro de trânsito aéreo.VIAGENS DOMÉSTICAS DOMINARAM
Embora muitos países tenham conseguido impor restrições severas às viagens internacionais, citando a necessidade de manter suas próprias populações seguras, impor restrições igualmente rígidas às próprias populações é politicamente mais desafiador. Consequentemente, tem havido um aumento relativo nas viagens domésticas, principalmente em países geograficamente grandes como Brasil, China, Rússia e Estados Unidos, onde é possível voar algumas horas sem cruzar a fronteira.Na China, os volumes de viagens domésticas voltaram aos níveis pré-pandêmicos já em setembro de 2020; no entanto, eles caíram em janeiro e novamente em agosto, devido a um ressurgimento nos casos de covid-19. No Brasil, Rússia, Estados Unidos e China, as viagens domésticas aumentaram, respectivamente, para 148%, 128%, 87% e 76% dos níveis pré-pandêmicos no segundo semestre de 2021, em comparação com 50%, 28%, 39% e 1% para viagens internacionais.
AÉREAS EUROPEIAS
Em grande parte devido à tendência de viagens domésticas em países grandes, as companhias aéreas nesses mercados conseguiram resistir à covid-19 melhor do que as transportadoras cujos negócios têm sido mais orientados para viagens internacionais de curta distância. Isso é ilustrado por uma análise das 20 principais companhias aéreas em 2021 em comparação com 2019.
Todas as principais companhias aéreas europeias caíram ou saíram do ranking; e foram substituídos por companhias aéreas com negócios substanciais na China e nos Estados Unidos, que têm sido mais capazes de manter sua capacidade. Por exemplo, a Ryanair e EasyJet, as duas maiores transportadoras europeias, caíram da 5ª e 8ª posição, respectivamente, a 7ª e 16ª. Lufthansa, British Airways e Air France, as maiores companhias aéreas tradicionais da Europa, caíram da lista das 20 primeiras, assim como a Emirates e a Air Canada. Eles foram substituídos por Shenzhen, JetBlue, Spirit, Hainan e Xiamen.
MENOS VIAGENS DE LONGA DISTÂNCIA
Uma comparação de viagens internacionais dentro das principais regiões do mundo, viagens intra-regionais, e entre regiões do mundo, viagens extra-regionais (ou de longa distância), revela que houve uma mudança nas viagens de longa distância durante a pandemia. Em 2019, a proporção de viagens intra-regionais para extra-regionais era de 56%:44%; mas em 2021, isso mudou para 62%:38%.
O padrão também mudou, com uma proporção maior de pessoas na Europa e nas Américas viajando regionalmente, em vez de viagens de longa distância. A tendência pode ser explicada por uma combinação de vários fatores, incluindo o fechamento efetivo de uma região do mundo, a Ásia-Pacífico, o aumento do custo e da dificuldade de viagens longas durante a pandemia e a mudança frequente dos regulamentos de viagens da pandemia, que desencorajam desproporcionalmente as pessoas de reserva de viagens de longa distância, já que normalmente são reservadas e planejadas com prazos de entrega muito mais longos.
HUBS GLOBAIS
Na batalha dos hubs, Doha ultrapassou Dubai para se tornar o aeroporto hub de destaque no Oriente Médio, conectando o tráfego aéreo entre o Sul da Ásia, Oriente Médio, América do Norte e África Subsaariana. Na Europa, Amsterdã fechou a lacuna de Frankfurt para trânsitos intra-europeus e conexões com a América do Norte.
Antes da pandemia, a lista dos dez principais aeroportos centrais do mundo era liderada por Dubai, com 7,7% do mercado de conexões de voos intercontinentais. Foi seguido por Frankfurt, Amsterdã, Doha, Istambul, Paris, Hong Kong, Munique, Londres e Abu Dhabi.
Em 2021, era chefiado por Amsterdã, com 8,3% de participação nas conexões de voos intercontinentais. Amsterdã é agora seguida por Frankfurt, 8,2%, Istambul, 6,8%, Doha, 6,7%, Dubai, 5,9%, Paris, 5,0%, Cidade do Panamá, 3,5%, Adis Abeba, 3,1%, Munique, 2,9% e Madri, 2,4 %
A análise do tráfego mensal em 2021 mostra que Amsterdã ultrapassou brevemente Frankfurt em setembro e outubro; mas caiu em novembro. No mesmo mês, Dubai recuperou a liderança sobre Doha pela primeira vez desde fevereiro.
AMEAÇA DE VARIANTES
Um gráfico que traça a recuperação das viagens aéreas mostra um crescimento relativamente estável desde o primeiro trimestre de 2021, quando o tráfego era inferior a 20% dos níveis de 2019, até o quarto trimestre, quando havia subido para mais de 50%. No entanto, houve dois contratempos, o primeiro começou durante a semana de 12 de março, quando o crescimento das reservas semanais passou de +11% para -10%, à medida que a variante Delta começou a varrer o mundo.
O segundo começou na última semana de outubro, quando as reservas semanais atingiram seu ponto máximo, 64% da mesma semana de 2019. As reservas têm desacelerado desde então; e no final de novembro, eles caíram para 54% dos níveis de 2019, o que estava intimamente relacionado com um novo aumento nos casos de covid-19 desde o final de outubro. Agora é provável que o surgimento da nova variante Ômicron e as restrições de viagem introduzidas em resposta inibirão a demanda por viagens de última hora durante o período de Natal.