Marcel Buono   |   01/07/2019 14:31

Nordeste lidera vendas em agências de viagens mineiras

De acordo com estudo do Mtur, casais com filhos correspondem à maior parcela de turistas do Estado que utilizam profissionais especializa, registrando 43,7% do total

Porto Seguro (BA), Maceió e Natal foram os três destinos mais procurados em agências de viagens de Minas Gerais para os meses de junho e julho. A informação é da Pesquisa de Sondagem Empresarial realizada pelo Ministério do Turismo com 175 empresas mineiras do segmento.

“Temos observado que os mineiros têm sido importantes indutores do Turismo no País, além de estarem procurando conhecer mais as belezas da costa brasileira. Isso é um importante impulso para continuarmos trabalhando ainda mais para desenvolver o setor turístico nacional, gerando emprego e renda”, comentou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Wikicommons
Praia de Trancoso faz parte do destino Porto Seguro, na Bahia
Praia de Trancoso faz parte do destino Porto Seguro, na Bahia
De acordo com o levantamento, casais com filhos correspondem à maior parcela de turistas mineiros que utilizam agências de viagens, registrando 43,7% do total. Os casais sem filhos ficam na segunda colocação, com 25,8%, enquanto as viagens com outros familiares ou amigos, com 21,1%, ocupam o terceiro posto.

O estudo ainda revelou que seis em cada dez mineiros procuram por destinos de sol e praia, porém, depois de Porto Seguro, Maceió e Natal, as cidades que apareceram entre as preferências do Estado foram Gramado, na Serra Gaúcha, e Caldas Novas, em Goiás.

PERSPECTIVAS
A pesquisa também indicou tendências operacionais considerando o período entre maio e outubro. Em 16,3% das agências de viagens, o número de funcionários deve aumentar nos próximos meses, enquanto 60,8% das empresas acreditam que a demanda pelos serviços crescerá. Percentual semelhante, de 60%, considera que o faturamento também será incrementado.

“Além de informações sobre o desempenho da empresa, o setor de agências e operadores representa uma potencial fonte de informações sobre o comportamento de consumo do mercado doméstico, em especial para a projeção da demanda com informações sobre motivo de viagem, segmento turístico de interesse e principais destinos demandados”, explicou o subsecretário de Inovação e Gestão do Conhecimento do Ministério do Turismo, Marcelo Garcia.

A Pesquisa de Sondagem Empresarial das Agências e Organização de Viagens está em sua primeira edição e será realizada semestralmente pelo Ministério do Turismo. O estudo é uma expansão da sondagem já realizada com o setor hoteleiro e pretende avaliar a percepção de desempenho, no cenário atual e futuro, além de identificar o comportamento do consumidor sob a perspectiva dos empresários.

Clique aqui para ver o estudo completo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados