Booking.com traça perfil do viajante brasileiro no verão
O material foi coletado pela Booking.com com base em entrevistas feitas com 1.018 pessoas das cinco regiões do País.
Falta pouco mais de um mês para o início do verão e os brasileiros já estão preparando as malas para viajar, certo? Errado. Uma pesquisa lançada hoje pela Booking.com, em evento realizado com a imprensa em São Paulo, constatou que apenas 17% dos turistas estão com viagem marcada e comprada.
A diferença desse percentual é gritante quanto comparada aos 48% dos brasileiros que sequer começaram a planejar suas férias, deixando clara a ideia de que historicamente deixamos tudo – inclusive viajar - para a última hora. O material foi coletado com base em entrevistas feitas com 1.018 pessoas das cinco regiões do País.
LEIA TAMBÉM:
Conheça 8 megatendências para o Turismo em 2019
A agência de viagens on-line (OTA, em inglês) buscou traçar o perfil e as preferências dos nossos viajantes para entender como eles se comportam na estação mais quente do ano. O verão é a estação favorita para quase metade (48%) dos respondentes, enquanto essa quantidade aumenta para o público millennial (56%), classificado por eles como pessoas de 18 a 24 anos.
Mas por que os brasileiros escolhem o verão? A principal resposta é menos trabalho e mais disponibilidade (49%). Logo na sequência figuram a disponibilidade de pessoas para acompanhar na experiência (38%) e época de férias escolares para viajar com filhos (31%). Esses pensamentos tornam claro que são poucos os que se aventuram em viagens solo no verão, com apenas 8% de representatividade, aponta a Booking.
AONDE VÃO?
Em tempos de dólar alto, a busca por destinos nacionais prevalece na alta temporada. Cinquenta e três por cento deles preferem viajar pelo Brasil, mas fora de seu Estado, enquanto 26% se deslocam dentro do seu Estado. Os destinos internacionais podem até ser o sonho de consumo de muitos, mas a realidade de hoje é outra. Eles se apresentam da seguinte forma: América do Sul (6%), Europa (3%) e América do Norte (3%).
Dentro desse panorama, o Nordeste brasileiro é o queridinho dos nossos turistas, com 60% da região como lugar preferido. Uma surpresa é o fato de o Rio de Janeiro não figurar entre os principais destinos do verão.
O Litoral Catarinense aparece em segundo (24%), seguido bem de perto por destinos internacionais (22%), cidades históricas do Sudeste (21%), chapadas e trilhas do Centro-Oeste (20%) e Litoral Norte de São Paulo (19%).
QUAL O PERÍODO?
A Booking analisa que o brasileiro opta por viagens curtas de até dez dias (55%). Já os roteiros curtos, de um fim de semana ou as escapadas de feriados, despontam 25% dos participantes da pesquisa.
Os viajantes com mais de 45 anos e mais endinheirados (31%) passarão mais de 11 dias fora de casa.
O hotel ainda é o tipo de hospedagem mais utilizada (54%) pelos viajantes brasileiros, mas 48% estão abertos a hospedagens alternativas como pousadas, albergues, casas e apartamentos.
Vinte e seis por cento deles reservam pousadas, enquanto 14% ficam em casas ou apartamento alugados. A porcentagem de quem fica em hostels é baixa (4%) e a de campings é ainda menor, apenas 2%, finaliza a Booking.com.
A diferença desse percentual é gritante quanto comparada aos 48% dos brasileiros que sequer começaram a planejar suas férias, deixando clara a ideia de que historicamente deixamos tudo – inclusive viajar - para a última hora. O material foi coletado com base em entrevistas feitas com 1.018 pessoas das cinco regiões do País.
LEIA TAMBÉM:
Conheça 8 megatendências para o Turismo em 2019
A agência de viagens on-line (OTA, em inglês) buscou traçar o perfil e as preferências dos nossos viajantes para entender como eles se comportam na estação mais quente do ano. O verão é a estação favorita para quase metade (48%) dos respondentes, enquanto essa quantidade aumenta para o público millennial (56%), classificado por eles como pessoas de 18 a 24 anos.
Mas por que os brasileiros escolhem o verão? A principal resposta é menos trabalho e mais disponibilidade (49%). Logo na sequência figuram a disponibilidade de pessoas para acompanhar na experiência (38%) e época de férias escolares para viajar com filhos (31%). Esses pensamentos tornam claro que são poucos os que se aventuram em viagens solo no verão, com apenas 8% de representatividade, aponta a Booking.
AONDE VÃO?
Em tempos de dólar alto, a busca por destinos nacionais prevalece na alta temporada. Cinquenta e três por cento deles preferem viajar pelo Brasil, mas fora de seu Estado, enquanto 26% se deslocam dentro do seu Estado. Os destinos internacionais podem até ser o sonho de consumo de muitos, mas a realidade de hoje é outra. Eles se apresentam da seguinte forma: América do Sul (6%), Europa (3%) e América do Norte (3%).
Dentro desse panorama, o Nordeste brasileiro é o queridinho dos nossos turistas, com 60% da região como lugar preferido. Uma surpresa é o fato de o Rio de Janeiro não figurar entre os principais destinos do verão.
O Litoral Catarinense aparece em segundo (24%), seguido bem de perto por destinos internacionais (22%), cidades históricas do Sudeste (21%), chapadas e trilhas do Centro-Oeste (20%) e Litoral Norte de São Paulo (19%).
QUAL O PERÍODO?
A Booking analisa que o brasileiro opta por viagens curtas de até dez dias (55%). Já os roteiros curtos, de um fim de semana ou as escapadas de feriados, despontam 25% dos participantes da pesquisa.
Os viajantes com mais de 45 anos e mais endinheirados (31%) passarão mais de 11 dias fora de casa.
O hotel ainda é o tipo de hospedagem mais utilizada (54%) pelos viajantes brasileiros, mas 48% estão abertos a hospedagens alternativas como pousadas, albergues, casas e apartamentos.
Vinte e seis por cento deles reservam pousadas, enquanto 14% ficam em casas ou apartamento alugados. A porcentagem de quem fica em hostels é baixa (4%) e a de campings é ainda menor, apenas 2%, finaliza a Booking.com.