Marcel Buono   |   05/06/2018 08:00

Facebook perde força entre jovens; Youtube e Instagram dominam

Pesquisa aponta quais as redes sociais mais populares entre adolescentes norte-americanos

Divulgação/Pixabay
O Facebook ainda possui nome, estrutura e poder de influência sobre as massas, mas sua força está diminuindo ano após ano. Essa queda aparece principalmente com a população mais jovem, que dá sinais de ter se cansado da rede social criada por Mark Zuckerberg.

Segundo pesquisa realizada pela Pew Research Center, apenas 51% dos norte-americanos entre 13 e 17 anos utilizam a plataforma de comunicação, 20 pontos percentuais a menos do que três anos atrás.

Na liderança do levantamento aparece o Youtube, que alcança 85% dos jovens dos Estados Unidos, seguido pelo Instagram, com 72%, e pelo Snapchat, com 69% de engajamento dentro do universo entrevistado. Abaixo do Facebook estão o Twitter, o Tumblr e o Reddit, com 32%, 9% e 7%, respectivamente, entre os preferidos desse público.

Ainda de acordo com o estudo, 95% dos norte-americanos entre 13 e 17 anos possuem um smartphone ou, pelo menos, têm acesso a um deles. Destes, 45% dizem que ficam constantemente conectados por meio de alguma rede social, seja publicando fotos, vídeos e textos ou simplesmente consumindo conteúdo.

Em 2015, o Facebook aparecia na pesquisa da Pew com 71% de aprovação entre os adolescentes, liderando o ranking. Três anos mais tarde, despencou para o quarto lugar da lista, principalmente entre as classes mais altas da sociedade.

Meninos e meninas de famílias com rendas inferiores a US$ 30 mil utilizam quase duas vezes mais a rede social do que aqueles que vêm de famílias com rendas superiores a US$ 75 mil por ano.

Entre os fãs do Facebook, 40% disseram que gostam de fazer conexões com amigos e familiares, enquanto 16% acham mais fácil buscar informações e notícias. Entre os que consideram a plataforma negativa, 27% reclamaram do grande número de publicações consideradas bullying e fake news.


*Fonte: Pew Research Center

conteúdo original: https://pewrsr.ch/2L9CBbf

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.