Brasil tem cerca de 340 mil sites de Turismo; 12% são agências
A divisão apresenta sites de hotelaria a vendas de passagens
As agências de viagens têm se mostrado cada vez mais inseridas no e-commerce. De acordo com uma pesquisa da Big Data Corp, encomendada pela Paypal Brasil, dos mais de 21 milhões de sites no Brasil, quase 340 mil são dedicados ao segmento e 19% deles efetuam algum tipo de transação de vendas eletrônicas.
“Para o levantamento, nós consideramos como site de ‘agências de viagens’ todos aqueles que vendem pacotes e não necessariamente grandes empresas”, afirmou o CEO da Big Data Corp, Thoran Rodrigues. Em números, os sites de Turismo são representados por hotéis (20%), agências de viagens (12%), vendas de passagens (7%), havendo ainda um grande espaço para blogs (41%) e páginas corporativas (14%).
Parte desses sites pode ser gerida por profissionais independentes ou mesmo pequenas empresas. A mesma pesquisa, aliás, ainda demonstra um número consideravelmente expressivo de lojas físicas — ao todo, cerca de 24% têm lojas físicas.
Ainda que 64% dos viajantes consultados garantem também contratar serviços pela internet (sendo 37% deles em sites de compras e outros 13% diretamente com a empresa), 29% ainda preferem ir até a agência de viagens para efetuarem as compras.
“Mesmo moderno e cada vez mais assíduo da internet e do mobile, os viajantes ainda prezam pela segurança”, destaca o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Paypal Brasil, Thiago Chueiri. Segundo ele, é nesse momento em que o papel dos agentes de viagens — cada vez mais posicionados como consultores — continuam a desempenhar as suas atividades.