Especialista dá dicas para hoteleiros potencializarem negócios no Carnaval; leia o artigo
Dica do diretor da TOTVS é para que os empresários invistam no que torna seus empreendimentos únicos

O diretor de Produtos para Hotelaria da TOTVS, Claudio Cordeiro, elaborou um artigo com uma série de dicas para os hoteleiros potencializarem seus negócios neste Carnaval, com o uso da tecnologia. Entre elas, o fato da gestão do empreendimento estar funcionando 100% de forma eficiente para receber os foliões.
Veja o artigo na íntegra logo abaixo:
É hora de cair na folia: como potencializar os negócios hoteleiros no Carnaval com o uso da tecnologia
"Chegando ao fim a alta temporada do réveillon, ano novo e férias escolares, gestores hoteleiros já voltam seu planejamento e preparativos para o Carnaval, que neste ano acontece entre os dias 1 e 4 de março. Um dos principais eventos do ano para o setor, o Carnaval representa uma grande oportunidade de faturamento para os hotéis, já que no feriado, os turistas costumam cair na estrada, seja para curtir os blocos, desfiles, shows, ou até mesmo para fugir da folia e descansar.
E os números não escondem a magnitude deste evento. Em 2024, cerca de 8 milhões de pessoas aproveitaram o Carnaval apenas na cidade do Rio de Janeiro, movimentando cerca de R$5 bilhões. Já em Belo Horizonte, o Carnaval do ano passado foi marcado por 418 blocos e 5,5 milhões de foliões na rua, tendo movimentado R$943 milhões, um aumento de 30% na comparação com o ano anterior.
São muitas oportunidades de negócio no setor da hospitalidade, e que se estendem para além do feriado, abrangendo também períodos “pré” e “pós” Carnaval. Por isso, para garantir o aproveitamento máximo da capacidade do setor, é importante que os gestores apliquem a tecnologia de forma estratégica em seus hotéis. Afinal, por meio da digitalização é possível maximizar os lucros, tornar as operações mais eficientes e ainda encantar e fidelizar o hóspede.
A primeira dica é: antes de receber essa grande quantidade de foliões, é importante que a gestão do empreendimento esteja funcionando 100% de forma eficiente, e para isso, contar com um sistema de gestão especializado em hotéis é primordial. Essas soluções reúnem em um único ambiente uma grande quantidade de funcionalidades, como controle de reservas, estoque, financeiro, faturamento, entre outras. Assim, é possível realizar uma gestão administrativa mais eficiente do negócio, obtendo uma visão abrangente de seus principais indicadores.
E como no período do Carnaval é esperada uma grande quantidade de reservas, outra dica são soluções no mercado voltadas exclusivamente para facilitar o processo de gestão da distribuição. Essas ferramentas centralizam informações de diferentes canais de venda, em tempo real, em uma única plataforma. Com isso, os gestores conseguem aprimorar a gestão de preços e de demanda, garantindo uma melhor ocupação e obtendo uma visão 360º de todos os seus canais de venda. E ainda conseguem estabelecer estratégias de precificação personalizadas para cada canal de forma muito mais simples.
E quando falamos da experiência do hóspede, é importante que, mesmo com a ocupação máxima por conta do feriado, a qualidade do atendimento continue sendo a prioridade. Afinal, os turistas estão em busca de diversão e lazer, mas sem deixar de lado a comodidade. E aqui, implementar a tecnologia em inovações como check-in e check-out automáticos, chaves de quartos digitais, atendimentos personalizados, chatbots e assistentes, meios de pagamento digitais, são apenas alguns dos exemplos que podem conquistar os hóspedes. Realizar pesquisas de satisfação, e acompanhar as avaliações dos hóspedes em plataformas online também são ótimas formas de entender o cliente e garantir um atendimento cada vez melhor.
Outras iniciativas que podem auxiliar os hotéis a aumentarem sua receita no Carnaval são parcerias com agências de turismo ou mesmo a criação de pacotes e promoções para o período. Neste sentido, estratégias de marketing digital são muito importantes, como e-mail marketing e conteúdo para redes sociais. Aqui existe uma grande oportunidade de uso inteligente de dados, de modo a tornar a comunicação com os turistas mais precisa- e claro sempre respeitando as legislações de privacidade e segurança de dados.
O mercado hoteleiro está cada vez mais concorrido, e neste Carnaval não será diferente. Portanto, minha última dica para os hotéis aproveitarem as oportunidades deste feriado é investirem no que torna seus empreendimentos únicos. Seja um excelente atendimento, serviços exclusivos, luxuosas acomodações, uma localização privilegiada, neste Carnaval invista neste diferencial, mostre ao seu hóspede as vantagens do seu hotel e torne a experiência dele memorável!"