Filip Calixto   |   21/02/2025 14:42

Prefeitura do Rio divulga plano operacional para o Carnaval 2025; saiba tudo

Este ano o desfile das escolas de samba na Marquês de Sapucaí será dividido em três dias

Marco Terranova | Riotur
O evento contará com sete dias de desfiles na Marquês de Sapucaí, com a Série Ouro, o Grupo Especial e as Escolas Mirins
O evento contará com sete dias de desfiles na Marquês de Sapucaí, com a Série Ouro, o Grupo Especial e as Escolas Mirins

A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou o Plano Operacional para o Carnaval 2025, que prevê a circulação de oito milhões de pessoas pela cidade. O evento contará com sete dias de desfiles na Marquês de Sapucaí, com a Série Ouro, o Grupo Especial e as Escolas Mirins. A principal novidade é a ampliação do Grupo Especial, que terá três dias de desfiles.

Entre as ações destacadas, estão:

  • Mais de 30 Bailes Populares e desfiles de blocos, além do Terreirão do Samba, com mais de 40 artistas.
  • Segurança: 923 agentes da Secretaria de Ordem Pública e da Guarda Municipal estarão responsáveis pelo patrulhamento, enquanto o Centro de Operações Rio (COR-Rio) contará com 500 operadores e 100 câmeras para monitoramento.
  • Trânsito: A CET-Rio mobilizará 250 operadores para garantir a fluidez no trânsito, com apoio de 19 reboques, 43 motocicletas e 25 veículos operacionais.
  • Transporte público: O BRT funcionará 24 horas e haverá reforço nos serviços de metrô, trem e ônibus, com interdições e ajustes de itinerários.
  • Postos médicos: Seis postos médicos serão montados ao longo da Sapucaí para atendimento imediato. Também haverá ambulâncias com suporte avançado para casos graves.
  • Limpeza: A Comlurb mobilizará 1.030 garis no Sambódromo, com equipamentos especializados, enquanto a limpeza na Intendente Magalhães contará com 175 profissionais.
  • Apoio à mulher: A Secretaria da Mulher oferecerá suporte imediato às vítimas de violência ou assédio sexual, com equipes especializadas em locais estratégicos.

Além disso, mais de 3,5 mil ingressos foram distribuídos para pessoas com deficiência, com a instalação de espaços acessíveis. Ambientes de convivência também serão disponibilizados para os filhos de ambulantes.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados