Flavia Zulzke, do Deville: a comunicação com o hóspede hoje precisa ser mais próxima
Diretora de Vendas e Marketing compartilhou suas dicas de marketing para o setor
A edição de aniversário de 50 anos da PANROTAS traz uma matéria especial que explora a evolução do marketing no Turismo. Com insights de 12 renomados profissionais do setor, a reportagem aborda como o marketing de empresas líderes tem se transformado e os desafios enfrentados atualmente. Cada entrevistado compartilha sua visão e experiências, proporcionando uma leitura detalhada sobre estratégias e práticas modernas.
A décima primeira profissional é Flavia Zulzke(@flaviazulzke), Diretora de Vendas e Marketing da Rede Deville. Em sua carreira a executiva teve passagem marcante no Marketing da Avianca Brasil (OceanAir), Sony Music, Swatch e GPTW, ficou quatro anos fora do Turismo, na área de entretenimento e cultura, e, como nossos colegas de reportagem, está mergulhada no marketing voltado para a experiência, para a comunicação digital, as métricas e o diferenciado.
“90% da mídia na Avianca, quando entrei como gerente de Marketing, era off-line. Quando saí, já como CMO, era o contrário, 90% era digital”, lembra ela, que acompanhou na prática, como profissional e consumidora, a revolução das redes sociais e do mundo multitela. Curiosamente, já na Avianca os posts que mais faziam sucesso nas redes eram os que mostravam a experiência a bordo, as poltronas. “Achamos que as pessoas queriam ver promoções, preço, mas os maiores engajamentos vinham desses outros posts, que mostravam como era viajar com a gente”, conta Flavia.
Dicas para o Turismo
A diretora explica que o maior cliente era, claro, o departamento de Vendas, comandado por Rodrigo Napoli. Os eventos demandados por Vendas levavam 60% de seu orçamento, com um foco grande no B2B, experiência que está lhe servindo para trazer essa cultura para a rede Deville. “Este ano vamos fazer 280 ações com o trade, de feiras a famtours e visitas. Isso não mudou no Turismo, o relacionamento, o evento presencial. Aprendi muito isso com o Rodrigo e o Tarcísio (Gargioni) na Avianca”, conta
Um dos grandes destaques do Marketing da Avianca na época em que estava no comando da área foi o patrocínio de diversos espetáculos e shows. Os setores de cultura e entretenimento ajudaram muito a consolidar a marca da Avianca junto ao público final, como uma grande embaixadora. Na Deville, que é uma rede com forte apelo regional, mas que se prepara para um salto estratégico com a inauguração, em 2025, do Westin São Paulo, Flávia está começando a buscar esse tipo de parcerias, e até estuda como as leis de incentivo se encaixam nos projetos do grupo.
Para as redes sociais, ela prepara para novembro um lançamento alinhado com a tendência de consumo de vídeos curtos. Sua websérie no Youtube terá dois pilares: Curiosidades da Hotelaria (de como arrumar uma cama como nos hotéis até como conservar alimentos para o bufê do café da manhã) e Gastronomia, já que comida regional e inovação culinária são destaques nos hotéis da rede.
Desde agosto, Flavia também vem testando a comunicação com o hóspede durante a estada, via WhatsApp ou e-mail. O objetivo é oferecer e comunicar promoções e ações dentro do hotel e também se comunicar antes e depois da hospedagem.
No primeiro teste, em Curitiba, o A&B do hotel aumentou sua receita em 40%. A comunicação com o hóspede hoje precisa ser mais próxima e seguir as tendências e é isso que Flavia quer implementar na rede hoteleira.
Revista PANROTAS Especial 50 anos
Esta matéria é parte integrante da Revista Especial de 50 anos da PANROTAS, onde você encontra essa matéria na íntegra, além de várias histórias do Turismo nestas últimas cinco décadas, e também dicas e ferramentas para turbinar seu negócio.