Artigo: oportunidades de digitalização no Turismo da América Latina
Javier Vazquez, head da Visa Consulting & Analytics na América Latina e Caribe, destrincha tema em artigo
O WTTC prevê que o Turismo na América Latina e no Caribe injete US$ 260 bilhões na economia da região na próxima década. O dado, segundo Javier Vazquez, head da Visa Consulting & Analytics na América Latina e Caribe, apresenta uma oportunidade para varejistas investirem na digitalização dos seus negócios.
A adoção de meios de pagamento digitais também vem crescido, como indica um estudo da Visa. No primeiro semestre de 2024, as transações realizadas com cartões na região cresceram 19% em relação ao ano anterior.
"É crucial que os varejistas e prestadores de serviços latino-americanos e caribenhos se adaptem a essa mudança nos hábitos de pagamento. Os cartões de crédito e débito passaram a ser companheiros de pagamento confiáveis, enquanto o dinheiro é agora uma alternativa de emergência", apontou Javier em artigo.
Confira na íntegra abaixo:
Oportunidades de digitalização no Turismo da América Latina e do Caribe
Por Javier Vazquez*
"A América Latina e o Caribe, com suas paisagens deslumbrantes, riqueza cultural e relevância para a economia global, sempre foram destinos turísticos populares. Inclusive, o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) prevê que o turismo na região poderia injetar US$ 260 bilhões na economia na próxima década.
Tal previsão apresenta uma grande oportunidade para os varejistas latino-americanos e caribenhos que, para aproveitá-la, precisarão investir na digitalização dos seus negócios – especialmente no entorno dos pagamentos –, pois a adoção de meios de pagamento digitais pelos viajantes tem crescido cada vez mais.
É o que indica o estudo da Visa “Explorando o turismo na América Latina e no Caribe”, que mapeou os gastos pagos com cartão pelos turistas na região. Para se ter uma ideia, no primeiro semestre de 2024, as transações realizadas com cartão (crédito, débito e pré-pago) nos países da região aumentaram 19% em relação ao ano anterior, e o volume movimentado por essas transações cresceu 9%.
É crucial que os varejistas e prestadores de serviços latino-americanos e caribenhos se adaptem a essa mudança nos hábitos de pagamento. Os cartões de crédito e débito passaram a ser companheiros de pagamento confiáveis (crescendo 18% e 17%, respectivamente), enquanto o dinheiro é agora uma alternativa de emergência.
O aumento global da demanda por experiências de pagamento mais rápidas, seguras e econômicas fez surgir novos serviços de transferência transfronteiriça, entre os quais, aplicativos e contas digitais que oferecem mais segurança, privacidade e rapidez com menos custos para os consumidores.
O crescente uso de cartões pré-pagos em viagens internacionais reflete essa tendência. A preferência por esse meio de pagamento subiu quase 45% entre 2023 e 2024. Segundo o relatório ‘Money Travels Report 2024’ publicado pela Visa, o crescimento do turismo também impulsionou o desenvolvimento de aplicativos digitais3 nessa área. Nos Estados Unidos, mais da metade da população4 usa aplicativos para movimentar dinheiro entre países.
Ainda segundo o estudo, os setores com o maior número de transações de débito e crédito foram restaurantes e supermercados, que cresceram 20%, e estabelecimentos de fast food, com 29%. Isso sugere uma preferência crescente por meios digitais para pagar despesas básicas de viagem que, antes, eram mais comumente pagas em dinheiro. Por sua vez, as transações de saque em caixa eletrônico caíram 6%.
Os dados comprovam que os turistas não querem mais enfrentar longas filas para trocar dinheiro, nem levar grandes somas em dinheiro em suas viagens. A busca por rapidez e segurança também se reflete no crescimento dos pagamentos por aproximação, opção cada vez mais usada por quem viaja para a região. O uso de pagamentos por aproximação cresceu 70% e eles já representam quase 40% das transações com meios de pagamento digitais realizadas no período do estudo.
Além de impulsionar as vendas, a digitalização dos meios de pagamento permite otimizar o investimento. A partir do monitoramento das transações, é possível compreender o comportamento do consumidor e mapear tendências para desenvolver estratégias de marketing mais precisas e aumentar o ROI. Isso facilita a criação de ofertas personalizadas, outra demanda crescente dos consumidores em todo o mundo, e viabiliza o desenvolvimento de novos produtos, soluções, serviços e benefícios.
Instituições e agências governamentais também podem usar esses valiosos dados para respaldar decisões relativas a investimentos turísticos, melhorando as experiências dos viajantes e impulsionando o crescimento do setor. As oportunidades para o turismo na América Latina e no Caribe são inúmeras, e a digitalização é uma estratégia essencial para o varejo – especialmente para negócios de pequeno e médio porte –, bem como para toda a economia local."
*Javier Vazquez, head da Visa Consulting & Analytics na América Latina e Caribe