Da Redação   |   26/06/2024 08:00

Opinião - Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo sob a ótica do Turismo

Clovis Casemiro, coordenador da IGLTA no Brasil e na América do Sul para a Revista PANROTAS

Artigo de Clóvis Casemiro*, escrito exclusivamente para a Revista PANROTAS - Edição Especial LGBTravel, disponível acima

As Paradas do Orgulho LGBT+ são grandes eventos que atraem muitos turistas nacionais e internacionais. São momentos incríveis para destinos populares e nem tão populares assim.

Esses eventos impulsionam não apenas a rede hoteleira, mas também restaurantes, bares, lojas e toda a esfera comercial, beneficiando a cadeia turística completa. Desde as operadoras, que elaboram pacotes especiais, até as agências de viagens que vendem esses roteiros, passando pelo complexo sistema de transporte e serviços receptivos. Para nós, que fazemos parte do universo turístico e nos interessamos particularmente pelo Turismo LGBT+, é fundamental manter o foco nesse vasto mercado. Para se ter uma ideia, apenas em 2023, foram realizadas 328 Paradas do Orgulho LGBT+ no Brasil, segundo dados do Guia Gay São Paulo. Esses eventos ocorrem ao longo do ano, potencializando períodos que podem se transformar em um “segundo carnaval” ou um “segundo São João” em muitas cidades, como ocorre em São Paulo durante um feriado nacional.

Ao participar de uma Parada do Orgulho LGBT+, estamos atuando em um ato político dessa grande comunidade, que esse ano trouxe o tema ligado às leis: Basta De Negligência e Retrocesso no Legislativo: vote consciente por direito da população LGBT+, unindo a luta de anos com a cultura LGBT+ das cores do arco-íris, música e alegria que convidam para momentos únicos ao participar.

Tais eventos representam grandes oportunidades turísticas, especialmente para agências e operadoras do setor, dada a vasta programação que abrange desde atividades culturais até gastronômicas, históricas, festas, seminários, exposições de arte e shows. A diversidade da agenda exige uma análise detalhada para melhor aproveitamento e planejamento.

A oferta das Paradas do Orgulho é enorme, com várias cidades para se planejar e visitar com uma experiência única em cada viagem. É uma preferência que aparece em várias pesquisas da IGLTA Foundation com os turistas LGBT+, que buscam um evento para incrementar sua viagem. E como exemplo, citamos que enquanto acontecia a grande parada de São Paulo, a capital americana Washington DC, se preparava para seu Pride Parade na semana seguinte, e a linda cidade do Porto em Portugal tinha realizado sua Marcha uma semana antes daqui.

É importante que os destinos e toda a cadeia produtiva entendam que a participação na parada do orgulho local passa por oferecer mais empregos, mais visibilidade, segurança e com tudo isso traz para a sociedade a oportunidade de abraçar sua comunidade LGBT+. É um lindo ciclo econômico, que amplia os horizontes do turismo de várias maneiras.

A IGLTA oferece uma área especial para as Paradas no mundo: https://www.iglta.org/events/pride-calendar/

*Clovis Casemiro é coordenador da IGLTA no Brasil e na América do Sul

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados