Filip Calixto   |   12/06/2024 18:51

Artigo detalha o papel da IA como novo desafio no Turismo

Texto é assinado por Ivan Preti, gerente sênior de Services Consulting na Zendesk

Divulgação/Lui´s Simione
Ivan Preti, gerente sênior de Services Consulting na Zendesk, assina o artigo
Ivan Preti, gerente sênior de Services Consulting na Zendesk, assina o artigo

Vivendo um momento de crescimento - com a alta de 7,8% no faturamento em 2023, segundo a Fecomercio-SP -, a indústria de Turismo no Brasil se prepara para novos desafios que devem mudar o setor. É nisso que acredita o gerente sênior de Services Consulting na Zendesk, Ivan Preti. Em seu novo artigo, o especialista argumenta que, para entregar a melhor experiência aos turistas, as empresas precisam focar em relevância, personalização, agilidade e encantamento. Tudo isso atrelado ao inevitável avanço da IA (Inteligência Artificial).

De acordo com ele, as plataformas e ferramentas IA se fortalecem a cada novo momento, tornando-se aliadas indispensáveis, não só criando roteiros turísticos, mas também oferecendo atendimento automatizado e personalizado, disponível 24/7. Essa nova realidade, segundo ele, permite integrar canais de atendimento, monitorar a segurança e qualidade de serviços, e antecipar necessidades dos clientes com base em seus históricos.

Com o setor de Turismo redescobrindo seu papel na nova economia global, a IA promete transformar a experiência dos viajantes e a eficiência das operadoras de viagens, estabelecendo-se como um divisor de águas em um mercado tão vulnerável a mudanças sociais, financeiras e de saúde pública.

Veja a íntegra do artigo a seguir

"A retomada do Turismo e seus novos desafios: Como a IA pode auxiliar na criação das melhores experiências

Depois dos últimos anos de retração, com diversos fatores externos colaborando para a queda nos resultados, o setor de turismo dá sinais de crescimento. Segundo pesquisa da Fecomércio-SP, o turismo brasileiro terminou 2023 com crescimento de 7,8%, somando um faturamento de R$189,4 bilhões. E o mês de dezembro, responsável por R$18,1 bilhões do montante total, alcançou o melhor resultado em um único mês desde o início da pandemia de covid-19.

Mas a retomada traz consigo desafios, especialmente em relação às expectativas dos clientes, e testam a capacidade das empresas que atuam no setor de se reinventar e buscar soluções assertivas para as novas demandas. Por exemplo, segundo a mais recente edição do relatório Zendesk CX Trends, 32% dos consumidores entrevistados disseram que sua frustração em relação ao atendimento prestado cresceu no último ano. E apenas 39% afirmou ser capaz de se conectar com um agente de atendimento de maneira rápida e fácil, quando precisam de algum tipo de suporte — o que, em situações de viagens, muitas vezes é urgente.

O que o cliente espera?

Quando pensamos na melhor experiência para turistas e viajantes, devemos considerar:

  • Relevância – O período de férias pode começar muito antes do que imaginamos, e sem prazo para terminar. Exageros à parte, para o viajante, os momentos de pesquisa e planejamento prévios, bem como as ações de relacionamento posteriores, fazem parte de toda a experiência. A atenção aos detalhes em toda a jornada pode separar um cliente satisfeito de um cliente perdido.
  • Personalização – Receber ofertas e recomendações personalizadas antes das viagens; ter acesso a um atendimento personalizado durante a viagem; informações claras e úteis mesmo após as férias terem acabado. Esses são apenas três exemplos de momentos nos quais o cliente espera se sentir único. E a lista pode ser ainda maior, mas sempre com a mesma expectativa em relação à experiência oferecida.
  • Agilidade – A resolução rápida de problemas e reclamações é ponto fundamental na satisfação do cliente. Afinal, ninguém quer passar as férias conversando com algum atendente por horas, sem saber exatamente como a situação vai terminar.
  • Encantamento – Como o cliente pode ser surpreendido? Que tipo de comunicação ou oferta pode tornar aquela experiência inesquecível?

A tecnologia como aliada essencial

A Inteligência Artificial tem sido grande aliada no sucesso de empresas e no desenvolvimento de mercados. Não apenas pela sua capacidade de oferecer soluções mais assertivas, mas especialmente por trazer respostas de forma mais prontas e imediatas — qualidades que certamente auxiliarão o setor de turismo a potencializar a próxima temporada de férias.

Divulgação/Lui´s Simione
"Mas a retomada traz consigo desafios, especialmente em relação às expectativas dos clientes, e testam a capacidade das empresas que atuam no setor de se reinventar e buscar soluções assertivas para as novas demandas"

Muito além de criar roteiros turísticos, na prática, a Inteligência Artificial possibilita, por exemplo, a oferta de atendimentos automatizados a partir da utilização de agentes digitais, que são capazes de resolver demandas de maneira rápida e personalizada, além da disponibilidade 24x7 esperada pelos clientes. E mais, fazer recomendações a partir do histórico de cada cliente, antecipando sugestões de passeios ou necessidades.

Internamente, com o uso da Inteligência Artificial, fica ainda mais fácil integrar canais de atendimento e garantir que eles funcionem de forma transparente para o público externo. Sem renunciar ao constante monitoramento de segurança e avaliação de qualidade, na busca das necessárias correções ou melhorias.

Em um momento em que o setor de turismo está redescobrindo o seu lugar dentro da nova economia global, a Inteligência Artificial aparece como uma grande aliada para agilizar não só a criação de roteiros personalizados, mas também para prestar um atendimento que seria humanamente impossível, dando um respaldo e ganho de tempo não só às operadoras de viagens, mas principalmente, aos viajantes.

O uso da IA no turismo pode ser um divisor de águas e uma ferramenta de produtividade em um setor tão sensível às oscilações sociais, financeiras e, porque não, de saúde pública."


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