Da Redação   |   13/03/2024 13:48

Artigo: Paradas nas estradas estão cada vez mais completas e tecnológicas

José Giordano, diretor de Marketing na rede Frango Assado, fala sobre o assunto


Divulgação
José Giordano, diretor de Marketing na Frango Assado, do Grupo IMC (International Meal Company)
José Giordano, diretor de Marketing na Frango Assado, do Grupo IMC (International Meal Company)

Você já observou que as paradas nas estradas estão cada vez mais inovadoras e tecnológicas, mais completas e com diversos serviços? É essa a reflexão de José Giordano, diretor de Marketing na rede Frango Assado, do Grupo IMC (International Meal Company).

A tecnologia foi um dos fatores que ajudaram a aprimorar essa jornada. A rede Frango Assado, por exemplo, tem investido nesse segmento, com um aplicativo que indica cardápio, promoções e a unidade mais próxima em tempo real.

Confira o artigo na íntegra abaixo:

Vai viajar? A estrutura das paradas nas estradas pode te surpreender!

Por José Giordano*

"Há quem diga que o melhor da viagem é o trajeto, e não o destino. Posso dizer que, principalmente quando pensamos em deslocamentos por terra, seja de carro, moto ou ônibus, essa jornada pode trazer inúmeras possibilidades e experiências marcantes. Digo isso porque “pegar estrada” é uma prática constante no Brasil e uma das alternativas que oferece mais autonomia aos viajantes, seja pela liberdade de improvisar ou mudar a rota ou mesmo pela possibilidade de fazer paradas estratégicas ao longo do caminho.

E, por falar nessas paradas, já observou como elas estão cada vez mais completas e com diversos serviços? Há alguns anos, quando pensávamos em viajar pelas rodovias, os postos de combustíveis e os restaurantes eram considerados apenas pontos rápidos de descanso ou pausas estritamente necessárias. Porém, o mercado de conveniência tem percebido que os viajantes buscam diferenciais para tornar a experiência durante o trajeto cada vez melhor.

A tecnologia e o cruzamento de dados também ajudaram a aprimorar essa jornada. Hoje há aplicativos voltados tanto ao entretenimento quanto outros que são úteis na hora de traçar rotas e planejar a viagem em si. Na empresa em que trabalho, recentemente aprimoramos o app Frango Assado que indica cardápio, promoções e a unidade mais próxima em tempo real do local em que a pessoa está, além de oferecer aos clientes um programa que troca pontos por produtos, o Fran-GO!.

Foi justamente sob essa ótica de melhorar a experiência do consumidor que recentemente realizamos uma pesquisa de mercado, a qual constatou que o número de pessoas que viaja com seus filhos cresceu de 21% para 38% em 2023. Neste caso, opções simples como um fraldário, por exemplo, fazem toda a diferença para quem está com bebês a bordo. Um cardápio com opções infantis também complementa a experiência, além de brinquedos à disposição na área de mini mercado. Se a família vai levar o pet, também há diversas lojas com espaços específicos para garantir a segurança e o conforto dos bichinhos. Sem contar a praticidade dos totens de autoatendimento com self-checkout, que facilitam e agilizam o pagamento.

Por outro lado, identificamos uma curva em ascensão de pessoas que precisam pegar as rodovias não apenas por lazer, mas também para trabalho. Para esse nicho, é fundamental aos prestadores oferecer uma estrutura de “Road Office”, com acesso a Wi-Fi livre para enviar e-mails e fazer reuniões conforme as necessidades. Neste caso, um cardápio executivo também vem a calhar. Inclusive, para aqueles que estão na correria e não têm tempo para esperar, já é possível fazer um “pit stop” em quiosques com atendimento rápido, mantendo qualidade e conveniência: são as chamadas “lojas express”, implementadas, por exemplo, na parte externa de alguns dos nossos restaurantes e focadas em um atendimento completo em menos de cinco minutos.

Essa mesma pesquisa que encomendamos também mostrou que cerca de 39% dos viajantes do estado de São Paulo pegam estrada pelo menos uma vez por semana. Neste caso, benefícios para clientes recorrentes, como cupons de desconto e programas de fidelidade com benefícios são uma “mão na roda”.

São muitas as estratégias do lado das empresas e várias as alternativas para os viajantes. Então, na sua próxima viagem, além de dar uma olhadinha na rota e na paisagem, vale também conferir e acompanhar a evolução dos pontos de parada. Afinal, não só a gente, mas o mercado no geral está se empenhando para tornar a sua jornada tão especial, personalizada e memorável quanto o destino final".

*José Giordano é diretor de Marketing na rede Frango Assado, do Grupo IMC (International Meal Company)


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