Marcel Buono   |   29/07/2019 14:18
Atualizada em 29/07/2019 14:58

Embratur justifica nova marca como opção mais econômica

Segundo o instituto, mudança segue um modelo de economicidade praticado pelo governo federal e ainda substitui um desenho que era comparado com uma ameba vermelha

No último dia 16, a Embratur divulgou a nova marca do Turismo brasileiro para promoção internacional e a recepção não foi das melhores, com especialistas evidenciando amadorismo na composição gráfica, além de ambiguidades gramaticais. Nesta segunda-feira (29), o Instituto Brasileiro de Turismo enviou ao Portal PANROTAS um comunicado oficial sobre a mudança. De acordo com eles, a nova marca segue um modelo de economicidade praticado pelo governo federal e ainda substitui um desenho que era comparado com uma “ameba vermelha”.

Divulgação
Marca de promoção do Turismo brasileiro apresentada no dia 16 de julho
Marca de promoção do Turismo brasileiro apresentada no dia 16 de julho
Ainda segundo a entidade, a verba economizada na criação da marca será investida na promoção internacional por meio da participação em feiras, realização de press trips, campanhas publicitárias, roadshows e experiências sensoriais. Já a ligação entre o termo “love” com Turismo sexual foi refutada.

Confira a nota da Embratur na íntegra:


Assumimos a Embratur há três meses e estamos fazendo mudanças visando ter melhores resultados, visto que, em gestões anteriores, o País não recebeu a devida e merecida visibilidade. Nossos vizinhos, por exemplo, o Chile, a Argentina, o Peru, Paraguai e Uruguai, vêm demonstrando um crescimento maior e mais significativo que o Brasil no quesito competitividade turística internacional.

Encontramos uma entidade sem verba para custeio, com contas altíssimas, contratos com valores altos e sem resultados positivos e que, com três meses de atuação, já reduzimos mais da metade e que continuam sendo executados com a mesma potencialidade. É justamente por isso que resolvemos fazer o dever de casa e não usar a agência para criar a nova marca. Pelo simples fato da economicidade. Nosso governo tem trabalhado em total sintonia, com diálogo aberto com a presidência da República, principalmente na questão de resgate da confiança e mais obtenção de recursos para a casa. A Embratur passa por um momento de mudança.

Estamos revendo processos, ações e tudo o que possa influenciar em um melhor uso da verba pública, aliados à obtenção de bons resultados para o Turismo internacional no Brasil. E uma das mudanças primordiais foi a marca que não é utilizada dentro do Brasil. É uma marca que vinha sofrendo, inclusive, com deboches, sendo comparada a uma ameba vermelha, gerando falta de credibilidade e que, de fato, não representa o nosso País lá fora. São pesquisas que provam como o Brasil está estagnado no setor do Turismo.

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Marca anterior de promoção ficou conhecida como Plano Aquarela
Marca anterior de promoção ficou conhecida como Plano Aquarela
Queremos que o povo brasileiro fiscalize, cobre e exija melhores estratégias de utilização do dinheiro público, ou, no caso da Embratur, que o povo se una, cada vez mais, para elevar e dar visibilidade ao nome do Brasil no Exterior. O que não acrescenta em nada é a criação de polêmicas sem objetivos nobres, com fins claramente políticos iniciados em redes sociais de opositores, ex-funcionários da Embratur, dirigentes de associações ligadas a governos opositores e que pouco contribuíram para o nosso turismo quando tiveram o poder.

Muito se fala negativamente da marca do turismo brasileiro para campanhas exteriores. Dentro do País, a divulgação é continua sendo feita por meio da marca padrão da Embratur. Já nas campanhas internacionais, se faz necessário não só o uso da grafia “Brazil”, com Z, pelo fato da língua inglesa ser o idioma oficial do turismo internacional, utilizada por países do mundo todo, como Japão, Rússia, Noruega, Suíça, Alemanha, China, Emirados, Jordânia, Egito entre outros.

A bandeira do Brasil, estampada na nossa marca, ícone respeitado no exterior e que é motivo de orgulho, está sendo usada como elemento da nossa nação patriótica, sem cores que não representam o nosso País. Quanto à fonte utilizada, ao pesquisar, nos identificamos com uma que representasse símbolos da cultura brasileira. No entanto, em nenhum material, especificamente no programa de pesquisa, não havia referência de proibição de uso comercial. Nenhuma peça foi lançada, por isso, para atender as diretrizes de economicidade do governo federal, o Instituto não utilizará a referida fonte e buscará uma alternativa também sem custos.


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A Embratur esclarece também que não foi feita nenhuma campanha publicitária. O projeto inicial da marca apareceu apenas na tela de um monitor, em uma reunião, e o release ainda ressaltava que seria realizado um lançamento, sem data prevista. Portanto não houve mau uso, já que o autor da fonte poderia ainda ser contatado por ocasião da criação das campanhas e do lançamento oficial.

O que existe são tentativas irresponsáveis de pessoas da oposição, antigos dirigentes que são subordinados a políticos usando jornais, blogs e redes sociais para com agressões fazer oposição ao Governo.

Por fim, o que economizaremos com a marca criada dentro da instituição, será investido na promoção internacional, por meio da participação em feiras, realização de press trips, campanhas publicitárias, roadshows e experiências sensoriais.

Quanto às alegações que o slogan poderia ser considerado um incentivo ao Turismo sexual, a Embratur afirma que não há sentido em fazer essa ligação. O Instituto frisa que o governo brasileiro não reconhece a expressão ‘Turismo sexual’, e reforça que a exploração sexual não é Turismo, é crime.

Nós queremos que as pessoas venham e amem o Brasil. Amem as nossas praias, cachoeiras, nosso Turismo náutico, de pesca, de mergulho, o Turismo de negócios e eventos, a nossa gastronomia, cultura e esporte. A expressão ‘love us’ significa exatamente isso: queremos que todos se sintam acolhidos pelo nosso povo e retornem para reforçar a nossa hospitalidade que é elogiada por 96% dos turistas internacionais que visitam o Brasil. Que venham nos visitar e amem o País, seus atrativos e o destino.

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