Convenção BWT 2025 começa com destaque para o Turismo do Paraná
Mais de 450 agentes de viagens parceiros da operadora estão em Foz do Iguaçu para o evento

FOZ DO IGUAÇU (PR) - A programação da 6ª edição da Convenção BWT começou neste domingo (27) com apresentações que destacaram alguns dos atrativos turísticos do Estado que é o anfitrião do evento e também a casa da operadora. Realizada no complexo dos hotéis e resorts Mabu e sob o tema "O Turismo muda o mundo e transforma você", a convenção reúne mais de 450 agentes de viagens e terá atividades até a próxima terça-feira (29).
"Temos bastante gente nova aqui neste ano e vamos poder atualizar a todos em relação tanto às ferramentas que disponibilizamos aos nossos parceiros e às condições especiais oferecidas pela operadora, como também sobre grandes produtos nacionais e internacionais que comercializamos. É bonito ver o comprometimento e o profissionalismo dos agentes de viagens, que às oito horas da manhã já lotavam a sala de convenções"
Gabriel Cordeiro, diretor geral da BWT Operadora
"Quase 80% das agências de viagens parceiras da BWT trabalham em modo home-office hoje em dia, uma tendência que vem desde os tempos da pandemia. E esse é um exemplo de como o Turismo e as pessoas se adaptam a obstáculos e imprevistos. Por isso queremos reforçar que a BWT é uma parceira que eles podem contar, ter confiança e comprar com segurança. No primeiro trimestre de 2025 já estamos com um faturamento 30% maior que o do mesmo período do ano passado", completou o diretor geral da BWT, Adonai Arruda Filho.
Paraná
Gerente de Mercado do Viaje Paraná, Eduy de Azevedo Júnior começou sua apresentação destacando que o Estado é o único do País a contar com dois Patrimônios Naturais da Humanidade em seu território, sendo eles o Parque Nacional do Iguaçu e a Grande Reserva de Mata Atlântica.
De acordo com o representante do Turismo paranaense, o Paraná foi considerado pelo quinto ano consecutivo o mais sustentável do Brasil, assim como o segundo que mais cresceu em termos de recepção de turistas estrangeiros em 2024, tendo um aumento de 13% em relação ao ano anterior.

Além da capital, entre os principais destinos abordados durante a apresentação estiveram Vila Velha, Carambeí (construída em estilo holandês), Prudentópolis (com mais de 200 cachoeiras) e Ilha do Mel, além do passeio de trem entre Curitiba e Morretes, considerado um dos mais belos do mundo por conta de suas paisagens.
Foz do Iguaçu
A cidade-sede da 6ª Convenção BWT teve o gerente de Negócios da Secretaria de Turismo municipal, Jin Petrycoski, falando sobre as novidades e os investimentos que a região vem recebendo nos últimos anos.
Além das Cataratas, que receberão um investimento de mais R$ 500 milhões para a construção de uma nova infraestrutura, foram destacados o Parque das Aves, o renovado Marco das Três Fronteiras, a roda-gigante Yup Star, a nova Ponte da Integração entre Brasil e Paraguai, a Usina Hidrelétrica de Itaipu e a grande variedade de parques temáticos e aquáticos da cidade.

"Eu considero o único destino completo do Brasil e sempre temos novidades graças aos grandes investimentos público-privados que recebemos. Aqui nada é longe e qualquer lugar pode ser alcançado em cerca de 20 minutos, independente de qual ponto da cidade você está. Para os agentes de viagens, a ideia é vender um destino com três países juntos", indicou Petrycoski.
Curitiba
Depois de receber atenção na primeira apresentação do dia, a capital paranaense voltou ao palco da Convenção BWT 2025, desta vez com José Veloso e Thais Pereira representando o Instituto Municipal de Turismo de Curitiba.
A dupla destacou o icônico Jardim Botânico, a grande variedade de áreas verdes bem cuidadas da cidade, a feira de artesanato do Largo da Ordem (que pode ser uma visita conjunta ao Centro Histórico e aos bares e restaurantes da região), além da Linha Turismo que contempla 28 atrativos em um passeio de ônibus de dois andares. O frio do inverno curitibano, claro, também não foi deixado de lado.

Serra Verde Express e Trem da República
Além de CEO da BWT Operadora, Adonai Arruda Filho também é o diretor geral da Serra Verde Express, que conta com alguns dos passeios de trens mais tradicionais do Brasil. Ele voltou ao palco, desta vez ao lado da gerente Comercial do Trem da República, Rafaela Marques, para falar sobre ambos os produtos que aliam história, gastronomia, natureza e ferrovias.

A dupla destacou os prêmios e menções feitas por jornais e sites especializados em relação à viagem de cerca de quatro horas entre Curitiba e Morretes, além das diferentes categorias de vagões que podem ser adquiridas de acordo com as preferências e os bolsos dos viajantes. A novidade ficou por conta do chamado Expresso Jurássico, que será integrado de maneira temática a partir de agosto tanto no Paraná como em São Paulo.
"O Trem da República precisa ser mais conhecido pelo Turismo brasileiro. É um resgate da memória, uma conexão entre o passado e o presente que conta com muita história e gastronomia bem pertinho da capital paulista. A viagem leva só uma hora entre as cidades de Itu e Salto, ótima para uma escapadinha de fim de semana, mas conta com diversos pacotes que incluem gastronomia e cultura na região do interior do Estado"
Rafaela Marques, gerente Comercial do Trem da República
De acordo com a gerente comercial, o trem permite diversas possibilidades envolvendo viagens de incentivo, confraternizações de empresas, ativações de marcas, treinamentos corporativos, festas fechadas e temáticas, entre outras.
Marcel Buono, especial para o Portal PANROTAS, viaja a convite da BWT Operadora.