"HotelBeds foi a causadora de todo problema e se recusa a negociar", diz VouPra
Disputa entre operadora e agência reacende e a vítima maior é o consumidor brasileiro com embarque futuro

Na tarde desta terça-feira (8), a operadora espanhola HotelBeds comunicou aos brasileiros que todos os produtos vendidos pela agência de viagens VouPra a partir de hoje não foram pagos pela agência on-line. Esses produtos seriam, em sua maioria, parques temáticos em Orlando, aluguel de carros, hotéis e outras atividades turísticas.
O comunicado da HotelBeds reacende uma disputa iniciada dois meses atrás entre a operadora e a agência de viagens on-line brasileira, em que uma acusa a outra de descumprimento de contrato. No meio desse entrevero, a vítima é o cliente da VouPra, que não sabe ao certo como agir para obter os produtos que lhe são de direito, até porque foram adquiridos normalmente no portal brasileiro.
Dois meses se passaram desde o início da briga, e o relato dos consumidores da VouPra ouvidos pelo Portal PANROTAS era de que estavam conseguindo acessar os parques da Disney e da Universal nesse meio tempo, embora estivesse com problemas outros produtos terrestres, como aluguel de carro e ingresso a outros parques.
O acesso que vinha sendo garantido aos principais parques de Orlando nas últimas semanas aliviaram os brasileiros com embarque futuros para a Flórida. No entanto, a volta da troca de farpas entre as empresas volta a preocupar esses clientes.
A reportagem não conseguiu comprovar quem honrou, se foram os próprios parques temáticas, se foi a VouPra ou a HotelBeds. Os parques não se manifestaram ao Portal PANROTAS sobre o caso.
Algumas horas depois do comunicado da HotelBeds, a VouPra enviou uma resposta ao Portal PANROTAS. Nesta mensagem, a VouPra informa que tentou negociar com a Hotelbeds, mas esta teria se recusado a dialogar. Afirma ainda que a operadora espanhola agiu de forma unilateral e ilegal ao bloquear seu acesso aos sistemas e cancelar ingressos sem aviso, prejudicando os consumidores. A VouPra alega que a Hotelbeds é a responsável pelo problema e que, desde o início, acionou os órgãos de defesa do consumidor, garantindo que os clientes recebessem e ativassem seus ingressos nos parques. Diante da recusa da HotelBeds em negociar, a VouPra judicializou a questão e busca ressarcimento por todos os danos causados aos clientes e à empresa. Novamente, esta é a versão da VouPra.
Confira o comunicado da VouPra na íntegra:
A VouPra informa que envidou todas as tentativas para chegar a uma composição com a Hotelbeds, que, no entanto, se recusou a participar de qualquer negociação.
A VouPra entende que a Hotelbeds foi a causadora de todo o problema, uma vez que foi ela, sozinha, quem, abruptamente, sem amparo na lei ou no contrato que regia a relação entre as partes, impediu a VouPra de acessar seus sistemas e promoveu o cancelamento de uma quantidade de ingressos desconhecida pela Voupra, atingindo os consumidores, sem que a VouPra pudesse saber quais ingressos tinham sido afetados.
Desde o início dos problemas causados pela Hotelbeds, a VouPra procurou os órgãos de defesa do consumidor e vem mantendo interlocução com essas autoridades. Por fim, cabe dizer que os clientes receberam os ingressos e puderam ativá-los nas respectivas plataformas dos parques, sendo irregular qualquer atitude da Hotelbeds para impedir os clientes de usarem os seus ingressos.
Diante das seguidas manifestações da Hotelbeds, recusando a possibilidade de negociação, a VouPra também judicializou a questão e acredita que a Hotelbeds deverá ser condenada ao ressarcimento de todos os danos causados à VouPra e aos clientes.
Confira o comunicado da HotelBeds, enviado horas antes do da VouPra

A Hotelbeds, uma operadora global de produtos de viagem para agências de viagens, anuncia nesta terça-feira (08/04) que todos os produtos vendidos pela VouPra para parques temáticos, aluguel de carros, hotéis e outras atividades para uso a partir de 8 de abril de 2025 não foram pagos pela agência.
Apesar dos diversos pedidos de pagamento realizados nos últimos meses, a Voupra não cumpriu com suas obrigações contratuais. Clientes que adquiriram tais produtos devem agir com cautela para evitar frustrações em suas viagens.
A Hotelbeds não realiza vendas diretas aos consumidores e, portanto, não tem o contato direto dos viajantes afetados. Contudo, para prestar assistência aos clientes da Voupra, a Hotelbeds criou uma central de atendimento dedicada por meio do +551131975061.
Também recomenda-se que clientes da Voupra entrem em contato direto com a agência de turismo para buscar soluções, além de solicitar o reembolso ou o cancelamento das operações financeiras diretamente com seus bancos ou operadoras de cartão de crédito.
A Hotelbeds está tomando as medidas legais contra a Voupra pelo não cumprimento de suas obrigações contratuais. A empresa também está incentivando as autoridades brasileiras a tomarem medidas imediatas para evitar novos danos aos consumidores.
'Novamente na roleta russa'
Clientes da VouPra ouvidos hoje pelo Portal PANROTAS relatam a apreensão em relação a seus embarques futuros. "Voltamos a viver uma situação de roleta russa, sem saber se nossos produtos serão honrados", afirma uma consumidora que pediu para ter a identidade preservada.
Ao telefonar para o número disponibilizado pela HotelBeds, um cliente afirmou que foi atendido solicitamente pela operadora espanhola. "Eles confirmaram que estão na Justiça para resolver o caso e, quando passei o número do meu voucher, deram a entender que eu corro o risco de ter o ingresso cancelado para entrar na Universal. Agora voltamos à mesma situação desesperadora de quando esta crise começou, isto é, sem saber se teremos nossos tíquetes honrados. Vamos viajar sem a certeza de que vamos conseguir desfrutar de um produto já pago", afirma o brasileiro, que tem viagem marcada para julho e pagou sua entrada no parque pelo pix.